Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Salmo 29 – Davi louva ao Senhor

Texto: 1- Dai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, daí ao Senhor glória e força.

 2- Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor na beleza da sua santidade (Sl 29.1,2)
No salmo em apreço o salmista Davi conclama os anjos a adorarem ao Senhor e também a aceitarem a supremacia de Deus. No presente salmo há forte descrição da supremacia do Senhor sobre as tempestades, assim como há exaltação a Deus como Rei entronizado.
Deus é adorado pelos anjos
Os anjos são teologicamente conhecidos como filhos de Deus por criação (Sl 148.5). No texto bíblico os anjos se encontram divididos em categorias, são elas: arcanjo, querubins, vigias e serafins.
 Arcanjo. Erroneamente muitos cristãos utilizam a seguinte palavra, arcanjos, para se referirem a esta categoria angelical, porém, o erro na citação ocorre pelo fato de apenas um arcanjo ser citado em toda a Escritura Sagrada.
O arcanjo Migue é mencionado na Bíblia com a seguinte função, trabalhar em prol do remanescente de Israel. É tanto que na citação de Paulo a respeito da vinda do Senhor Jesus a voz de arcanjo é mencionada (1 Ts 4.17), isto é, indicação de que a missão de Miguel corresponde diretamente com a nação israelita.
Querubins. O termo querubim do hebraico, qeruvim, tem por significado bendizer, louvar, adorar. Os anjos que compõe esta categoria estão associados com a santidade de Deus e a adoração a Deus.
Serafins. Tem por significado arder. E semelhante aos querubins guardam o trono de Deus e são também conhecidos como anjos adoradores.  
Vigias. São citados nos escritos do profeta Daniel (4.13,17,23) e corresponde com os anjos que promovem zelosamente os planos de Deus.
Na Escritura Sagrada algumas verdades sobre os anjos merecem total atenção por parte dos cristãos, são elas:
Os anjos são reais, mas nem sempre visíveis (Hb 12.22).
Os anjos adoram, mas não devem ser adorados (Sl 148.2).
Os anjos servem, mas não devem ser servidos.
A voz do Senhor
Por sete vezes Davi faz menção da frase a voz do Senhor. Alguns estudiosos definem a utilização do termo voz do Senhor para confrontar os adeptos de Baal.
Porém, o que se pode definir do texto é que o número sete faz alusão da perfeição e superioridade divina.
Deus é perfeito. O ser humano por mais que desenvolva atitude que agrade a Deus em algum momento da vida desenvolverá algo que entristecerá o Espírito Santo.
Deus é superior águas. O ciclo hidrológico depende de Deus. Deus é o criador de todas as coisas e a sua voz outorga a criação de todas as coisas. A voz do Senhor faz com que o sobrenatural ocorra.
O Senhor reina
Por ser rei o Senhor tem o controle de todas as coisas e inclusive possui um reino com pessoas para serem lideradas. Como o reino pertence a Deus, assim também o poder e a glória (Mt 6.13).
O salmista descreve o reino do Senhor como reino perpétuo, isto é, não há fim. E ao mesmo tempo descreve que o reino de Deus outorga poder e paz para os membros deste reino.
A igreja recebeu poder para pregar o Evangelho com autoridade. E cada pessoa que se soma ao corpo de Cristo recebe a paz do Senhor (At 1.8).
Portanto, o salmo 29 corresponde a um salmo real e define a abrangência do reino de Deus que alcança a ordem física e espiritual de toda obra criada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário