Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Salmo 24 – Davi reconhece o domínio universal de Deus - 2


Salvação dos que se santificam diante do Senhor
Texto: 3- Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo?
4- Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
5- Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação (Sl 24.3-5).
O segundo tema a ser estudado do Salmo 24 que está representado nos versículos 3 ao 5, é a “salvação dos que se santificam diante do Senhor”.
A grande preocupação do salmista Davi não correspondia com quem chegaria a subir ao céu, mas com quem e como entraria na casa do Senhor. Assim também o Mestre Jesus teve a preocupação com o propósito que conduzia as pessoas a irem ao templo.
1- Salvação em Cristo. A salvação só é possível na pessoa de Jesus, a saber; se com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo, porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido (Rm 10.9,11).
2- Santificação. Santificar significa separar. A santificação é a doutrina bíblica que explica a ação do indivíduo em ser separado do mundo para uso exclusivo de Deus.
2.1- Santificação versus justificação. A santificação difere da justificação no que corresponde ao estado e a posição. A santificação indica o estado em que se encontra o cristão diante de Deus, enquanto a justificação corresponde com a posição do cristão diante de Deus.
Porém, existem outras diferenças importantes que ajuda a compreensão dos termos justificação e santificação.
Na justificação o indivíduo é declaro justo, já na santificação o indivíduo se torna justo.
A justificação é a ação de Deus para o bem daqueles que entregam a sua vida Cristo, enquanto a santificação é ação de Deus no indivíduo.
Por fim, a justificação outorga segurança ao cristão, enquanto a santificação torna os cristãos sãos.
2.2- Santificação pretérita. A santificação tem início no começo da salvação do cristão. E esta santificação só é possível graça a ação divina em doar o seu único filho para salvar a humanidade (Jo 3.16).
2.3- Santificação presente. Também conhecida como santificação progressiva, isto é, aquela que se dá constantemente.
Conforme os Escritos Sagrados à santificação se dá mediante a fé na obra redentora de Jesus; “para lhes abrir os olhos e convertê-los das trevas para a luz e da potestade de satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim” (At 26.18).
Também se dá mediante a palavra de Deus. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17).
A santificação progressiva também se dá mediante uma vida de oração, “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1.9).
 Assim também como no frequentar a igreja, pois na congregação os santos se reúnem para louvarem a Deus, buscarem a face de Deus e aprenderem de Deus mediante o ensino da Escritura Sagrada.
2.4- Santificação futura. A santificação se inicia na aceitação do cristão a Cristo, porém tem o seu clímax e perfeição no retorno de Jesus para buscar a igreja, isto é, no arrebatamento.
3- Como se chegar à igreja. Os judeus possuíam tão grande preocupação que ao irem às Sinagogas não se ouvia barulhos. O silêncio era tamanho que se uma folha de papel caísse no chão teria possibilidade de que o barulho provocado pela queda da folha seria escutado por todos os presentes.
Portanto, os judeus possuíam tamanha preocupação que Davi faz menção “aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação”.
Ser limpo de mãos significa possuir ações externas que agradem a Deus, enquanto ser puro de coração tem como significado ações internas que não desagradam a Deus.
Há inúmeras pessoas que tentam esconder suas ações pecaminosas no simples ato de irem à igreja. Ou seja, o que Deus requer é o verdadeiro arrependimento para que o indivíduo seja de fato justificado.
Já existem outros que ao irem à igreja maquinam ações que não agradam a Deus, por isso, cabe aos servos do Senhor moldar suas vidas no que corresponde às palavras a serem ditas e com comportamento a ser desenvolvido. Pois, palavras ditas poderão se tornar em desvio de conduta.
Portanto, a segunda temática trabalhada pelo salmista Davi é a salvação dos que se santificam ao Senhor, sendo que a ação do indivíduo ao ir à igreja proporciona santificação, isto é, consagração e separação para o uso de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário