Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Obra prima, Filho, Imagem e Semelhança de Deus


Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Obra prima, Filho, Imagem e Semelhança de Deus
Texto: E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra (Gênesis 1.26).
A Bíblia é a Palavra de Deus, logo a Bíblia é o manual para o cristão se identificar como obra prima, como filho e como imagem e semelhança de Deus. Portanto, no livro de Gênesis as principais descrições que são notáveis a respeito do homem no que se refere ser este o que a Bíblia diz, são: obra, sendo esta prima, filho tendo como pai Deus e imagem e semelhança do Todo Poderoso.
Sou obra prima de Deus
Em seis dias todas as coisas foram criadas. A criação foi conduzida por uma ordem, pois Deus já na criação demonstrava para a sua obra prima que a ordem é de total importância para a concretização do inexistente e do inesperado.
O homem é considerado a obra prima por duas razões:
Primeira razão, o homem foi criado de forma diferente. Os demais seres, tantos os inanimados como os vivos, foram criados pelo poder da Palavra de Deus: haja luz (v.3), haja uma expansão no meio das águas (v.6), produza a terra (v.11), haja luminares (v.14), produza as águas abundantemente... (v.20). Porém, no sexto dia a Palavra divina foi, façamos o homem (v.26) que no capítulo dois de Gênesis estará escrito à forma em que explica o modo da criação do homem, Deus tocou ao criar o homem. Deus mudou o modo no sexto dia da criação, porque ali estava a obra prima da criação.
Já a segunda razão está relacionada com o fato de o homem ser o único da criação a receber missão da parte de Deus. Primeiramente o homem recebeu o mandamento cultural, frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra (v.28), e em segundo, o controle da administração com o direito de sujeitar e dominar os demais seres vivos, e por poder ser beneficiado pela natureza (vv. 29,30).
Sou Filho de Deus
A narrativa bíblica outorga esclarecimentos de quatro tipos distintos de filhos de Deus.
1- Adão, filho por formação. Três coisas são marcantes sobre a pessoa de Adão na Bíblia.
A primeira delas é que Adão foi o primeiro homem da terra, logo ele não foi fruto de um relacionamento amoroso, foi ele formado por Deus e recebeu de Deus o fôlego de vida (Gn 2.7).
 Já a segunda, corresponde com o pacto das obras. Adão foi o representante da humanidade no pacto das obras que tinha como promessa, a vida; como condição, a obediência; e como pena, a morte.
Por fim, a terceira coisa que se chama atenção no estudo bíblico a respeito de Adão é a desobediência.
2- Anjos, filhos por criação. A existência dos anjos está associada com a glória de Deus (Is 6.2,3), e com o cuidado para com os filhos de Deus na terra (Sl 34.7).
3- Israel, filhos por eleição. Deus escolheu a Israel para mostrar a sua glória ao mundo. O Egito era a grande potência da época enquanto Israel era um povo escravo. Segundo, Deus escolheu a Israel para outorgar ao mundo as Escrituras Sagradas. E por terceiro, Deus escolheu Israel para entregar o Salvador ao mundo.
4- Igreja, filhos por adoção. Paulo expressa que os membros das igrejas na Galácia eram filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, e utiliza o termo, todos (Gl 3.26), isto é, uma referência aos membros da igreja que tinham recebido Jesus como Salvador (Jo 1.12). Os filhos por adoção são todos os que recebem a Jesus como Salvador.
Sou imagem e Semelhança de Deus
O homem foi criado à imagem e a semelhança de Deus. O que caracteriza o homem ter sido criado em moral e caráter semelhante a Deus. Os termos citados em Gênesis, imagem e semelhança não diferem em significado, pois são palavras com definições similares, conforme o texto.
1- O homem sendo Imagem e Semelhança antes do pecado possuía conformidade com Deus. Possuir conformidade com Deus indica que o homem era justo, reto e conhecia a Deus. A conformidade com Deus indicava que o homem era perfeito, pois o mesmo era justo, nada o condenava, era reto, não praticava o que desagradava a Deus, e por fim, o homem conhecia a Deus e era conhecido por Deus de forma íntima.
2- O homem sendo Imagem e Semelhança após o pecado e no pecado – Degenerado. Segundo a narrativa bíblica o homem não foi criado com e nem no pecado, mas o pecado entrou no mundo pela desobediência do homem ao quebrar a aliança que tinha feito com Deus. Nesta aliança entre Deus e Adão existia uma promessa, a vida; uma condição, a obediência; e uma pena, a morte. Com a desobediência o homem sofreu a morte. No caso de Adão sofreu a morte moral, espiritual e posteriormente com 930 anos a morte física.
3- O homem sendo Imagem e Semelhança após a regeneração – Santificado. Porém, este período de estudo pós o pecado se focaliza na pessoa de Jesus. Pois, os judeus esperavam o Libertador, ou seja, aquele que solucionasse os problemas de Israel.
A regeneração só é possível na pessoal do Senhor Jesus Cristo (At 4.12). Enquanto, a conversão é à saída do indivíduo do mundo, a santificação é à saída do mundo de dentro do cristão. A regeneração é a abrangência da conversão com a santificação.
Em Cristo a imagem de Deus no homem é restaurada, pois quando o indivíduo volta para Deus é por Deus santificado, porque Deus é Santo.
Portanto, na leitura dos dois primeiros capítulos de Gênesis os servos de Deus são identificados por serem obra prima da criação, imagem e semelhança de Deus, e por fim, por serem filhos adotivos do Senhor. Ao ter conhecimento desta verdade é necessário que os cristãos não percam o direito de filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário