Eu sou o
que a Bíblia diz que eu sou: Santificado
por aquEle que é Santo
Texto: Fala a
toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santo sereis, porque eu, o
Senhor, vosso Deus, sou santo (Levítico 19.2).
A Bíblia é composta por sessenta e seis (66)
livros, sendo que trinta e nove (39) destes estão inseridos no Antigo
Testamento. Levítico é o terceiro livro do AT, obra que em seus escritos se relaciona
com todo o Israel, e não apenas com os sacerdotes como pensam alguns.
Para Donald C. Stamps, editor geral da Bíblia
de Estudo Pentecostal, o livro de Levítico tem como propósito instruir os israelitas e seus mediadores
sacerdotais acerca do seu acesso a Deus por meio do sangue expiador e para
expor o padrão divino da vida santa que deve ter o povo escolhido de Deus.
(p. 184). Portanto, a obra se define com dois importantes temas: expiação
e santificação.
Ninguém poderá se santificar se não for por
Deus justificado, pois a expiação tem com propósito justificar os que estão sendo
penalizados pela culpa do pecado. Já a santificação corresponde com a
libertação do poder do pecado. Sendo
assim, o presente estudo tem como objetivo compreender a santificação como elo
da salvação que proporciona aos cristãos um viver santo diante de Deus.
O
poder do pecado
A
experiência física terminal é a maior exemplificação do poder do pecado. Logo, pecado
é errar o alvo, isto é, o pecado é a perca da direção, ou seja, é o abandono do
caminho. Com a desobediência de Adão todos pecaram e perderam o direito da vida
eterna aqui na terra como prometido por Deus anteriormente ao ato pecaminoso de
Adão. Por isso, o pecado tem como
castigo maior a experiência física terminal.
Além
da morte, as outras principais consequências deixadas pelo pecado foram a culpa
e a corrupção. A culpa corresponde com o ato de estar sobre o domínio do
pecado. Enquanto, a corrupção indica que o ser humano tornou-se incapaz e
depravado.
A incapacidade
total conduz o ser humano a desenvolver ações que desagrade a Deus. Isto é,
para suprir o vazio o indivíduo acaba matando, prostituindo e roubando, pois o
mesmo não consegue fazer nenhum bem espiritual.
Enquanto,
a depravação total é definida pelos atos realizados pelo ser humano na busca do
preenchimento deste vazio.
Deus
estabeleceu uma aliança com o povo de Israel para que o pecado não tivesse
poder sobre a vida deles, porém, a cada ano o sacrifício deveria ser novamente
realizado, pois a sua abrangência no que corresponde ao tempo era limitada,
assim também tinha como propósito, conduzir a nação eleita a escutar a voz de
Deus por intermédio dos profetas, que vaticinavam a respeito de um sacrifício
futuro que venceria de uma vez por toda a influência do poder do pecado (Is 53).
Mas, para que isto ocorra cabe ao ser humano santificar a sua vida diante de
Deus. Pois, sem a santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).
Santificação,
a libertação do poder do pecado
Santo
sereis, indica que o povo deveria se santificar a cada momento. A palavra,
santo, aparece no livro de Levítico por mais de cem vezes e quando relacionada
ao ser humano a palavra se define por pureza e por obediência. Assim como era
nos dias de Israel enquanto estavam no deserto, deverá ser nos dias hodiernos,
enquanto os cristãos estão na terra.
Os israelitas deveriam se santificar nas
cerimônias, logo a santificação dos cristãos devem ser vista nas cerimônias (Lv
17). As cerimônias não podem ser vistas como obrigações sem compromisso. O
compromisso com Deus define o real teor das cerimônias. Porém, assim fazem os
que por Deus são santificados.
Os israelitas deveriam se santificar no
momento da adoração, logo a santificação deverá ser vista no instante em que os
cristãos adoram a Deus (Lv 23-25). Muitos eventos não passam de
apresentações tidas como show gospel. Perdendo a essência cristã e reduzindo a
atitude dos vocacionados por Deus. Não é cabível ao cristão realizar shows, mas
fazer da sua vida um altar de adoração a Deus. Portanto, apenas os que por Deus
são santificados não pedem a real importância da adoração e por Deus são
procurados, porque Deus procura os que o adoram em espírito e em verdade (Jo
4.23).
Por fim, os israelitas deveriam se
santificar principalmente em sua vida diária. Logo, os cristãos devem se santificar
em todos os instantes da sua vida (Lv 18-22). E só será
possível pela leitura e estudo da Palavra de Deus, pela prática da oração e
pela presença na igreja.
Palavra
Final
A
santificação é um dos três aspectos da salvação que estão interligados entre si,
os outros são a justificação e a glorificação.
No que corresponde ao tempo:
A justificação
ocorreu quando o cristão estava no mundo, isto é, no passado.
A santificação
ocorre enquanto o cristão palmilha em direção ao céu, isto é, no presente.
A glorificação
ocorrerá quando o cristão chegar ao céu, isto é, futuro.
No que corresponde à definição:
A justificação
é um ato da graça.
A santificação
é o crescer na graça.
A glorificação
é o desfrutar da graça.
No que corresponde à abrangência:
A justificação
é momentânea.
A santificação
se prolonga por toda a vida.
A glorificação
se estende pela eternidade.
Por fim,
a justificação liberta o indivíduo da penalidade do pecado. A santificação
liberta-o do poder do pecado. Enquanto, a glorificação liberta-o da presença do
pecado. Portanto, o cristão não poderá esquecer que Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Santificado por aquEle que é Santo.
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