Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 13 de setembro de 2015

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical – Exortações Gerais


Subsídio para a Escola Bíblica Dominical – Exortações Gerais
A verdade prática assim está escrita: A Palavra de Deus tem exortações de grande valor para todos os crentes, em todos os lugares.
A Palavra de Deus é diferente de todas as obras já produzidas. Pois, a Escritura Sagrada vai além demais, por ser esta a Palavra do Senhor. A Bíblia é o livro a ser ensinado pelos pastores, pelos pregadores itinerantes e pelos professores da Escola Bíblica Dominical.
O ensino da Bíblia não poderá ser invertido por outras obras ou por outros meios, pois o autêntico avivamento só acontecerá por meio do ensino bibliocêntrico.
Logo, o pastor da igreja local é um exemplo de vida para o rebanho de Cristo. E por ser exemplo, o pastor deverá ser mestre do ensino Bíblico.
I – O MODO CORRETO DE FALAR DO LÍDER
Primeiramente a palavra do líder cristão deverá ser fundamentada na Escritura Sagrada. Logo, para que isto seja notável, é necessário que o líder conheça a Bíblia. E para conhecê-la, o pastor deverá lê-la de duas formas: a leitura devocional e a leitura com o intuito da aprendizagem, ou seja, o estudo sistemático da Bíblia. Se o coração do pastor estiver cheio da Palavra, este falará o que convém, e como resultado os cristãos serão edificados.
Em segundo, é necessário que o pastor saiba também ouvir. É fundamental que o líder saiba que uma boa comunicação só é possível por meio de pessoas que sabem ouvir. Sem a habilidade da audição não haverá comunicação.
O cristão tem que ser pronto para ouvir e tardio para falar. O que Tiago expõe corresponde com o dever do cristão, isto é, com atitudes que proporcione uma boa comunicação.
O termo prontidão deriva do grego que tem como significado rapidez. Logo é de responsabilidade do crente ouvir para depois falar. Porém, quando o assunto corresponde com o falar o cristão deverá ser sábio para não atropelar a realidade pelo impulso das palavras.
“O meu coração ferve com palavras boas; falo do que tenho no tocante ao rei; a minha língua é a pena de um destro escritor” (Sl 45.1).
As palavras boas deverão adentrar no interior do servo de Deus e ao adentrar que proporcione palavras dirigidas com sabedoria. Por fim, as palavras dirigidas do crente deverão:
Edificar os que ouvem.
Ensinar os que ouvem.
E influenciar os que ouvem.
Maxwell cita a seguinte frase de Rick Warren, “Você pode impressionar as pessoas à distância, mas tem de chegar perto para influenciá-las. (MAXWELL, p.112).
A palavra expressada da maneira certa e no momento certo eleva o grau de admiração das pessoas. Por isso, que o cristão não poderá se irar por palavras inseridas fora da regra da boa comunicação: pronto para ouvir e tarde para falar.
II – EXORTAÇÕES AOS IDOSOS AOS JOVENS E SERVOS
O pastor é o líder de todos os vocacionados à salvação. Não importa a idade. O pastor é responsável pela vida espiritual de crianças, assim também como da vida dos jovens, dos membros da igreja de meia idade e até dos da terceira idade.
A igreja em Creta precisava entender que os membros no geral mereceriam à atenção do dirigente.
O pastor não é líder de um, mas sim de um rebanho.
E o rebanho é abrangente, pois envolve pessoas das três idades.
E o rebanho é abrangente, pois envolve pessoas de todas as condições.
E o rebanho é abrangente, pois envolve pessoas de todos os meios sociais.
E o rebanho é abrangente, pois envolve pessoas com status sociais diferentes e com responsabilidades sociais diferentes.
Portanto, é responsabilidade do pastor o cuidado para com os membros do corpo de Jesus.
III – O BOM EXEMPLO EM TUDO
O comentarista da lição chama atenção para as seguintes frases:
A conduta do líder não pode minar a confiança do rebanho. O pastor local não é uma pessoa perfeita, mas deverá ser irrepreensível em toda a maneira de viver, pois o modo de vida do pastor garantirá a confiança ou não dos descrentes para com a igreja local.
Hoje, temos visto igrejas que vendem bênçãos por dinheiro. A demonstração que algumas igrejas locais deixam para os descrentes é que o dinheiro deles falem mais do que a salvação. Acredito nas bênçãos do Senhor, no contexto financeiro para os crentes, porém sei que tais bênçãos serão possíveis mediante uma vida de fidelidade ao Senhor. E reprovo toda propaganda milagrosa que tenha como intuito a dinheiro dos ouvintes.
Conduta exemplar, exigida de todos os que querem ser obreiros, dedicados à obra do Senhor. Sobre conduta reescrevemos algo da lição anterior: conforme 2 Timóteo 2. 15, a conduta cristã deverá ser espiritual (procura apresenta se a Deus aprovado), disciplinar (como obreiro que não tem de que se envergonhar) e pedagógica (que ministre bem a palavra da verdade).
Referência:
MAXWELL, John C. Cinco Níveis da Liderança. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

Um comentário: