Subsídio para as aulas da EBD - Gênesis, o livro
da criação Divina
A
bíblia é composta por sessenta e seis livros, que estão divididos em dois
Testamentos, e abrange os períodos da história da humanidade, a iniciar com a
citação da origem de todas as coisas e a concluir com o anúncio profético da
consumação de todas as coisas. Portanto, no que corresponde a origem de todas
as coisas o livro básico para a compreensão dos fatos e importante para
responder inúmeras perguntas é o livro de Gênesis.
Perguntas
do dia-a-dia como:
Quem
criou o universo?
Como
o universo surgiu?
De
onde viemos?
São
respondidas no livro de Gênesis.
I – TEMA, DATA, AUTORIA E LOCAL
O
tema do livro de Gênesis é a criação.
Sobre
a criação desenvolvida por Deus na obra de Gênesis, percebe-se que há uma
harmonia e ordem na criação. Aspectos visíveis que demonstram o poder e a ação
de Deus. Ao criar todas as coisas, nota-se que Deus é Supremo e Perfeito. Logo,
Deus estar no controle de todas as coisas e manifesta sua perfeição ao criar
todas as coisas.
Sendo
escrito no século 15 antes do nascimento do Senhor Jesus. Tendo como autoria
Moisés, homem que foi inspirado pelo Espírito Santo e educado conforme a
tradição oral da época.
Mais uma palavra: As duas primeiras etapas
da vida de Moisés
Moisés
significa tirando, ou que foi tirado, nome outorgado pela filha de faraó que o
chamou de Moisés e disse: Por que das águas o tenho tirado (Êx 2.10).
Moisés
viveu 120 anos e nestes anos a sua vida foi dividida em três etapas, porém duas
delas abrange o período de Israel no Egito e a última corresponde ao período de
Israel no deserto.
Moisés no
palácio. Os primeiros 40 anos da vida
de Moisés foram marcados pelos seguintes acontecimentos: nascimento de Moisés,
educação de Moisés e fuga de Moisés.
a) O
nascimento de Moisés. Moisés nasceu no período em que os
filhos de Israel eram mortos, mas por três meses o mesmo foi por seus pais
escondido (Êx 2.2).
b) Educação de
Moisés. Moisés por certo período foi
por sua mãe criado e em seguida entregue a filha do faraó. Com a filha de faraó
vivendo no palácio Moisés logo foi introduzido na escola egípcia tornando
conhecedor de todas as ciências do Egito que segundo dados históricos eram:
matemática, geometria, arquitetura, medicina e química (At 7. 22).
c) Fuga de
Moisés. Após ver um varão egípcio
ferir um judeu. Moisés vendo que ninguém ali havia feriu ao egípcio e escondeu
o corpo do mesmo na areia e no dia seguinte ao dar conselhos a dois hebreus que
estavam brigando foi Moisés indagado se era ele juiz para julgar aquele
conflito ou mataria ao injusto daquele conflito (Êx 2. 11-14).
Moisés no
Deserto. Conforme o livro de Atos
capítulo sete no versículo trinta os dias de Moisés no deserto de mídia foram
de quarenta anos. Nesta nova etapa os acontecimentos na vida de Moisés foram:
casamento com Zípora (Êx 2.21) e a chamada de Moisés.
Moisés
subiu ao monte para apascentar as ovelhas, subir ao monte indica deixar as
coisas naturais para o lado e buscar a face de Deus. No monte Horebe era natural
à presença de sarça, porém nenhuma delas chamou atenção de Moisés como a que se
ardia no fogo e não se consumia.
Foi,
portanto no monte Horebe que Deus chamou a Moisés outorgando lhe uma missão em
especial; livrar os israelitas da mão de faraó (Êx 3.10).
II – OBJETIVOS DO GÊNESIS
Os
primeiros leitores e ouvintes da narrativa do livro de Gênesis foram os
israelitas do período da peregrinação em direção a Canaã.
Três
são os propósitos nítidos da escolha de Israel por Deus:
Deus escolheu a Israel para mostrar a sua glória ao mundo. Deus
escolheu a Israel para outorgar ao mundo as Escrituras Sagradas. Deus escolheu
Israel para entregar o Salvador ao mundo.
Porém,
ao sair do Egito o povo estava drasticamente influenciado pela cultura
religiosa e pagã dos egípcios. Logo, o livro de Gênesis se notifica com o
objetivo de fortalecer a fé da geração do Êxodo.
Portanto,
o segundo objetivo corresponde em responder as grandes perguntas que se refere
à vida.
III – O CONTEÚDO DO GÊNESIS
Criação: O termo utilizado em hebraico para criar é
bará, que significa uma ação divina que produz resultado novo e imprevisível. E
em seis dias tudo foi criado. Portanto, Deus é o criador de todas as coisas e o
ato de criar é pertencente somente a pessoa dEle.
A
criação pode ser analisada por duas óticas. A primeira conclusão a respeito da
criação é a composição de reinos e reis. No primeiro dia da criação a luz foi
criada reino governado pelo sol, lua e estrelas, astros que foram criados no
quarto dia. No segundo dia foi criado o firmamento que é governado por pássaros
e peixes, seres vivos que foram criados no quinto dia. Já no terceiro dia Deus
criou a terra seca, reino governado por animais e principalmente pelos seres
humanos, seres criados no sexto dia.
Entretanto,
a segunda ótica corresponde à ordem da criação. A primeira fase trata – se do
primeiro ao quarto dia em que Deus põe em ordem a criação. Já no quinto e sexto
dia Deus dá vida à criação. E por fim, a última fase corresponde ao sétimo dia,
dia em que Deus termina a criação e declara toda a obra da criação como boa.
Queda: O homem foi criado à imagem e a
semelhança de Deus. Antes do pecado o homem gozava de privilégios como obter
alimentos de todas as árvores (Gn 3.18), o trabalho não era penoso (Gn 3.19) e
pela viração do dia conversava com Deus (Gn 3.8).
O
pacto adâmico tinha como promessa a vida eterna, como condição a obediência e
como pena a morte. A aliança de Deus era com Adão e não com Eva, por isso, os
olhos de ambos foram abertos somente após a desobediência de Adão (Gn 3. 7).
Pelo
pecado de Adão a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram (Rm
6.12). A desobediência de Adão permitiu que a morte reinasse até mesmo sobre
aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão (Rm 6.14).
No
período Antediluviano as consequências do pecado são nítidas. Se no capítulo
três de Gênesis a descrição Bíblica trata – se da origem do pecado o capítulo
quatro trata - se das consequências do pecado. No capítulo quatro há o registro
do primeiro homicídio, onde que Caim mata o seu irmão Abel, e há citação de
Naamá (Gn 4. 22) que para alguns estudiosos o nome citado desta personagem
corresponde a origem da prostituição, ou seja, Naamá foi a primeira prostituta
no contexto histórico da humanidade.
Dilúvio: Inundação universal segundo os escritos das
Escrituras Sagrada e atualmente ratificada por descobrimentos geológicos. O
fenômeno ocorreu com o objetivo desfazer toda carne (Gn 6.17). Porem, Deus fez
uma aliança com Noé, pois era um varão justo e reto em suas gerações (Gn 6.9) e
neste pacto Noé deveria entrar na arca com seus familiares e os animais e a
Deus caberia à manutenção da vida e a segurança dos mesmos.
A
palavra arca no hebraico significa um objeto flutuante, aqui neste texto. A
arca construída por Noé possui a capacidade de carga correspondente a 300
vagões ferroviários. E alguns calculam que a mesma poderia compor cerca de
7.000 tipos de animais. Já outros estudiosos acrescenta a capacidade da arca a
dez mil espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, calculando dois de
todas as espécies dentro da arca, pois o espaço daria para 35.200 animais,
aproximadamente.
O
dilúvio foi o castigo divino universal sobre o mundo em que a sociedade era
marcada por uma tríplice característica: maldade (Gn 6.5), corrupção (Gn 6.11)
e violência (Gn 6.13).
O
versículo 11 do capítulo 7 está escrito que as fontes do grande abismo foram
rompidas, provavelmente ocorreu naquele instante: vulcões e terremotos na
terra, ocasionado à evaporação e o firmamento que compunha a atmosfera foi naquele
instante transformada no dilúvio.
A
terra enxugou e Noé com seus familiares e os animais saiu da arca com um pouco
mais de um ano (Gn 7.11, 8.13,14).
A confusão das
línguas. O povo era um, de mesma
língua e com um único propósito edificar uma cidade e uma torre cujo cume
tocasse nos céus (Gn 11. 4). Já eram decorridos 120 anos do dilúvio. A união
não é algo ruim, mas aquela geração tinha como meta opor se a autoridade de
Deus. Com propósitos opostos a vontade de Deus, assim sendo Deus confundiu a língua
daquela geração para que um não entendesse a linguagem do outro.
O
capítulo 10 de gênesis relaciona os descendentes de Noé conforme “sua famílias,
segundo suas línguas, suas terras e suas políticas” (Gn 10.5, 20, 31).
a) Segundo
suas famílias; corresponde a questão
etnológica, ou seja, a origem antropológica, racial. Assim sendo os três
troncos da povoação da terra: Sem, Cam e Jafé.
b) Segundo
suas línguas; corresponde a questão
glotológica, ou seja, a origem de cada povo estava inteiramente relacionada à
suas origens e formação.
c) Segundo
suas terras; que corresponde a
questão geográfica, ou seja, a posse de terras pelos povos pós-dilúvio.
d) Segundo
suas nações; que corresponde a
questão política. Administração de um grupo por representação de uma pessoa com
caráter governamental.
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