Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Subsídio para as aulas da EBD - Gênesis, o livro da criação Divina


Subsídio para as aulas da EBD - Gênesis, o livro da criação Divina
A bíblia é composta por sessenta e seis livros, que estão divididos em dois Testamentos, e abrange os períodos da história da humanidade, a iniciar com a citação da origem de todas as coisas e a concluir com o anúncio profético da consumação de todas as coisas. Portanto, no que corresponde a origem de todas as coisas o livro básico para a compreensão dos fatos e importante para responder inúmeras perguntas é o livro de Gênesis.
Perguntas do dia-a-dia como:
Quem criou o universo?
Como o universo surgiu?
De onde viemos?
São respondidas no livro de Gênesis.
I – TEMA, DATA, AUTORIA E LOCAL
O tema do livro de Gênesis é a criação.
Sobre a criação desenvolvida por Deus na obra de Gênesis, percebe-se que há uma harmonia e ordem na criação. Aspectos visíveis que demonstram o poder e a ação de Deus. Ao criar todas as coisas, nota-se que Deus é Supremo e Perfeito. Logo, Deus estar no controle de todas as coisas e manifesta sua perfeição ao criar todas as coisas.
Sendo escrito no século 15 antes do nascimento do Senhor Jesus. Tendo como autoria Moisés, homem que foi inspirado pelo Espírito Santo e educado conforme a tradição oral da época.
 Mais uma palavra: As duas primeiras etapas da vida de Moisés
Moisés significa tirando, ou que foi tirado, nome outorgado pela filha de faraó que o chamou de Moisés e disse: Por que das águas o tenho tirado (Êx 2.10).
Moisés viveu 120 anos e nestes anos a sua vida foi dividida em três etapas, porém duas delas abrange o período de Israel no Egito e a última corresponde ao período de Israel no deserto.
Moisés no palácio. Os primeiros 40 anos da vida de Moisés foram marcados pelos seguintes acontecimentos: nascimento de Moisés, educação de Moisés e fuga de Moisés.
a) O nascimento de Moisés. Moisés nasceu no período em que os filhos de Israel eram mortos, mas por três meses o mesmo foi por seus pais escondido (Êx 2.2).
b) Educação de Moisés. Moisés por certo período foi por sua mãe criado e em seguida entregue a filha do faraó. Com a filha de faraó vivendo no palácio Moisés logo foi introduzido na escola egípcia tornando conhecedor de todas as ciências do Egito que segundo dados históricos eram: matemática, geometria, arquitetura, medicina e química (At 7. 22).
c) Fuga de Moisés. Após ver um varão egípcio ferir um judeu. Moisés vendo que ninguém ali havia feriu ao egípcio e escondeu o corpo do mesmo na areia e no dia seguinte ao dar conselhos a dois hebreus que estavam brigando foi Moisés indagado se era ele juiz para julgar aquele conflito ou mataria ao injusto daquele conflito (Êx 2. 11-14).
Moisés no Deserto. Conforme o livro de Atos capítulo sete no versículo trinta os dias de Moisés no deserto de mídia foram de quarenta anos. Nesta nova etapa os acontecimentos na vida de Moisés foram: casamento com Zípora (Êx 2.21) e a chamada de Moisés.
Moisés subiu ao monte para apascentar as ovelhas, subir ao monte indica deixar as coisas naturais para o lado e buscar a face de Deus. No monte Horebe era natural à presença de sarça, porém nenhuma delas chamou atenção de Moisés como a que se ardia no fogo e não se consumia.
Foi, portanto no monte Horebe que Deus chamou a Moisés outorgando lhe uma missão em especial; livrar os israelitas da mão de faraó (Êx 3.10).
II – OBJETIVOS DO GÊNESIS
Os primeiros leitores e ouvintes da narrativa do livro de Gênesis foram os israelitas do período da peregrinação em direção a Canaã.
Três são os propósitos nítidos da escolha de Israel por Deus:
Deus escolheu a Israel para mostrar a sua glória ao mundo. Deus escolheu a Israel para outorgar ao mundo as Escrituras Sagradas. Deus escolheu Israel para entregar o Salvador ao mundo.
Porém, ao sair do Egito o povo estava drasticamente influenciado pela cultura religiosa e pagã dos egípcios. Logo, o livro de Gênesis se notifica com o objetivo de fortalecer a fé da geração do Êxodo.
Portanto, o segundo objetivo corresponde em responder as grandes perguntas que se refere à vida.
III – O CONTEÚDO DO GÊNESIS
Criação: O termo utilizado em hebraico para criar é bará, que significa uma ação divina que produz resultado novo e imprevisível. E em seis dias tudo foi criado. Portanto, Deus é o criador de todas as coisas e o ato de criar é pertencente somente a pessoa dEle.
A criação pode ser analisada por duas óticas. A primeira conclusão a respeito da criação é a composição de reinos e reis. No primeiro dia da criação a luz foi criada reino governado pelo sol, lua e estrelas, astros que foram criados no quarto dia. No segundo dia foi criado o firmamento que é governado por pássaros e peixes, seres vivos que foram criados no quinto dia. Já no terceiro dia Deus criou a terra seca, reino governado por animais e principalmente pelos seres humanos, seres criados no sexto dia.
Entretanto, a segunda ótica corresponde à ordem da criação. A primeira fase trata – se do primeiro ao quarto dia em que Deus põe em ordem a criação. Já no quinto e sexto dia Deus dá vida à criação. E por fim, a última fase corresponde ao sétimo dia, dia em que Deus termina a criação e declara toda a obra da criação como boa.
Queda: O homem foi criado à imagem e a semelhança de Deus. Antes do pecado o homem gozava de privilégios como obter alimentos de todas as árvores (Gn 3.18), o trabalho não era penoso (Gn 3.19) e pela viração do dia conversava com Deus (Gn 3.8).
O pacto adâmico tinha como promessa a vida eterna, como condição a obediência e como pena a morte. A aliança de Deus era com Adão e não com Eva, por isso, os olhos de ambos foram abertos somente após a desobediência de Adão (Gn 3. 7).
Pelo pecado de Adão a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram (Rm 6.12). A desobediência de Adão permitiu que a morte reinasse até mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão (Rm 6.14).
No período Antediluviano as consequências do pecado são nítidas. Se no capítulo três de Gênesis a descrição Bíblica trata – se da origem do pecado o capítulo quatro trata - se das consequências do pecado. No capítulo quatro há o registro do primeiro homicídio, onde que Caim mata o seu irmão Abel, e há citação de Naamá (Gn 4. 22) que para alguns estudiosos o nome citado desta personagem corresponde a origem da prostituição, ou seja, Naamá foi a primeira prostituta no contexto histórico da humanidade.
Dilúvio: Inundação universal segundo os escritos das Escrituras Sagrada e atualmente ratificada por descobrimentos geológicos. O fenômeno ocorreu com o objetivo desfazer toda carne (Gn 6.17). Porem, Deus fez uma aliança com Noé, pois era um varão justo e reto em suas gerações (Gn 6.9) e neste pacto Noé deveria entrar na arca com seus familiares e os animais e a Deus caberia à manutenção da vida e a segurança dos mesmos.
A palavra arca no hebraico significa um objeto flutuante, aqui neste texto. A arca construída por Noé possui a capacidade de carga correspondente a 300 vagões ferroviários. E alguns calculam que a mesma poderia compor cerca de 7.000 tipos de animais. Já outros estudiosos acrescenta a capacidade da arca a dez mil espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, calculando dois de todas as espécies dentro da arca, pois o espaço daria para 35.200 animais, aproximadamente.
O dilúvio foi o castigo divino universal sobre o mundo em que a sociedade era marcada por uma tríplice característica: maldade (Gn 6.5), corrupção (Gn 6.11) e violência (Gn 6.13).
O versículo 11 do capítulo 7 está escrito que as fontes do grande abismo foram rompidas, provavelmente ocorreu naquele instante: vulcões e terremotos na terra, ocasionado à evaporação e o firmamento que compunha a atmosfera foi naquele instante transformada no dilúvio.
A terra enxugou e Noé com seus familiares e os animais saiu da arca com um pouco mais de um ano (Gn 7.11, 8.13,14).
A confusão das línguas. O povo era um, de mesma língua e com um único propósito edificar uma cidade e uma torre cujo cume tocasse nos céus (Gn 11. 4). Já eram decorridos 120 anos do dilúvio. A união não é algo ruim, mas aquela geração tinha como meta opor se a autoridade de Deus. Com propósitos opostos a vontade de Deus, assim sendo Deus confundiu a língua daquela geração para que um não entendesse a linguagem do outro.
O capítulo 10 de gênesis relaciona os descendentes de Noé conforme “sua famílias, segundo suas línguas, suas terras e suas políticas” (Gn 10.5, 20, 31).
a) Segundo suas famílias; corresponde a questão etnológica, ou seja, a origem antropológica, racial. Assim sendo os três troncos da povoação da terra: Sem, Cam e Jafé.
b) Segundo suas línguas; corresponde a questão glotológica, ou seja, a origem de cada povo estava inteiramente relacionada à suas origens e formação.
c) Segundo suas terras; que corresponde a questão geográfica, ou seja, a posse de terras pelos povos pós-dilúvio.
d) Segundo suas nações; que corresponde a questão política. Administração de um grupo por representação de uma pessoa com caráter governamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário