Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Sal da Terra


Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Sal da Terra
Texto: Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que há de salgar? Para nada mais presta, se não para se lançar fora e ser pisado pelos homens (Mt 5.13).
 
O valor do sal só é notável na ação. Pois, o sal é importante no agir. No contexto histórico o sal teve grande participação para uma das maiores inovações no mundo do trabalho, isto é, o salário. Porém, o sal tem seu valor no agir, e se para isto, o mesmo não serve, deverá ser lançado fora.
Costume israelita no uso do sal
Primeiramente o sal era usado em cerimônias religiosas.
E toda a oferta dos teus manjares salgarás com sal, e não deixarás faltar à tua oferta de manjares o sal do concerto do teu Deus; em toda a tua oferta oferecerás sal (Lv 2.13).
Provavelmente o concerto de sal era selado em uma refeição com sal. Tal concerto tinha como propósito a duração perpétua.
Em segundo, o sal quando para nada prestava era misturado com outros elementos e era usado para cobrir as estradas.
Ser sal
Indica que o cristão é representante em um grande concerto e tem missão intrínseca.
Se o primeiro Adão falhou, o segundo proporciona salvação a toda à humanidade. E todos os que são vocacionados tornam representantes diretos do concerto da salvação de Jesus Cristo para com toda a humanidade.
Ser cristão é saber que Jesus o chamou para ser representante de Deus na terra, desenvolvendo com eficiência e eficácia, o chamado de Deus.
A missão intrínseca da igreja corresponde a ministrar a reconciliação através da pregação do Evangelho, e de fato o vencer o mal é também missão da igreja. O vencer o mal indica que a igreja possui autoridade outorgada por Deus.
Portanto, quando a igreja representa a Cristo na terra através da sua missão, a igreja estar exercendo o seu papel como sal da terra.
O agir do sal
Duas são as principais ações do sal: outorgar sabor e preservar.
O outorgar sabor indica que o cristão como sal da terra deverá proporcionar:
Esperança para os que perderam a esperança. Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo (Rm 15.13). Isto porque a esperança proporciona ao indivíduo alegria e paz.
Amor para com o próximo. Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo 13.34,35). Portanto, amar o próximo indica que o cristão é discípulo do Senhor Jesus e tal verdade será conhecida por todos.
Fé para os que a perderam ou nunca tiveram. Ora sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6). Pois, sem fé é impossível agradar a Deus.
E no que corresponde a preservar, o cristão como sal deverá viver uma vida de santidade. Isto é, uma vida separada para o uso de Deus. Pois o cristão é consagrado por Deus para ser bênção na vida de muitas pessoas.
Palavra Final
Portanto, a maior parte do versículo fala do não ser sal, pois se o mesmo for insípido, como salgará? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Há duas terríveis situações que são, a rejeição e a humilhação. O ser lançado fora indica rejeição, já ser pisado corresponde à humilhação.
Logo, o sal só tem seu valor no seu agir. Que a graça divina outorgue sabedoria à igreja para que esta exerça com cuidado o seu papel de sal da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário