Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Testemunha do Senhor


Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Testemunha do Senhor
Texto: Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibas, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.
Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus (Is 43.10-12).
Os três versículos tem como palavra chave para a compreensão do texto, o termo testemunha. Testemunha é aquele que viu, assistiu e por ter presenciado um fato é a terceira pessoa que definirá o julgamento.
Conhecendo as testemunhas
O povo de Israel por ter sido criado, formado, redimido e vocacionado por Deus (Is 43.1) é de fato a testemunha de Deus descrito no capítulo em apreço.
O profeta Isaias a partir do capítulo 40 passa a usar com frequência a frase, não temas. Frase que é citada em toda a Escritura Sagrada 366 vezes, o que corresponde à garantia de Deus para com seu povo em protegê-lo diariamente.
Portanto, o capítulo 43 trata-se do resgate de Israel. Se no cativeiro egípcio o povo deveria sair depressa, já do cativeiro babilônico o povo deveria sair lentamente. Logo, o povo deveria saber e entender que Deus faria coisa nova (Is 43.19).
Do tronco étnico de Sem o Senhor criou o povo de Israel. Havia segundo dados históricos em média setenta nações e destas Deus escolheu o povo hebreu. Sobre a formação do povo é certo afirmar que este foi formado no Egito até a entrada na Terra que mana leite e mel. Para ser formado o povo passou pelo deserto e venceu, por isso, o Senhor enfatiza, porei um caminho no deserto e rios, no ermo (Is 43.19). A saída do Egito foi o ato da remissão divina para com o povo.
O que testemunhar
Conforme os versículos 10 e 11, o povo deveria testemunhar que fora do Senhor não há deus e que o Senhor é Salvador.
Testemunhar que o Senhor é o único Deus existente, se percebe que há conotação entre o que deveria ser testemunhado com o primeiro mandamento, que tinha como objetivos, levar o povo de Israel a amar e temer a Deus, e a adorar somente a Deus com sinceridade.
Logo, o povo que tinha cometido deslizes no que corresponde à adoração a outros deuses sabiam que não havia outro deus e que o Senhor é o único Deus.
O primeiro mandamento indica que Deus é único. E diante dEle, ou acima dEle, ou além dEle não existe deus algum, porque Ele é único.
Sobre outros deuses o que pode ser explicado é que eles existem apenas na mente daqueles que não conhecem a Deus e são frutos de mercadores para se enriquecerem a custa da fé alheia. Porém, outro fato importante a ser observado é que a adoração a outros deuses passa a ser adoração a demônios.
Por fim, o Senhor deveria ser testemunhado como Salvador, pois foi Ele que redimiu a Israel.
Testemunho de Israel às nações
O povo Israel deveria testemunhar às nações, isto porque, a missão dos israelitas era centrípeta, ou seja, as nações deveriam ir até a Israel.
Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam (Is 43.9ª).
A prova clara da missão de Israel ser centrípeta se dá na visita da rainha de Sabá a Salomão. As nações deveriam receber o seguinte testemunho, a existência de um único Deus e este o Deus de Israel e conhecer a ação salvadora de Deus, pois fora dEle não há salvador.
Testemunho da Igreja às nações
Contrário à missão centrípeta de Israel, a igreja tem como missão ir até às nações, logo, a missão da igreja é centrífuga.
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra (At 1.8).
A obra deveria ser iniciada em Jerusalém, e dar continuidade até os confins da terra. A igreja local possui seus limites em conquistar todas as nações, porém Deus tem levantado o seu exército em toda parte da humanidade, até mesmo em país não laico, a porta da salvação tem sido anunciada e com isto muitas vidas têm sido salvas.
Palavra final
Mais do que em tempos antigos as nações precisam ouvir e vê as maravilhas do Senhor. Cabe à Igreja desenvolver seu ministério com a finalidade proporcionar a salvação daqueles que estão sem Cristo.
Os problemas atuais não se limitam às questões políticas, econômicas e nem mesmo sociais, mas correspondem com questões espirituais, e para que haja um fim a tudo isto, é necessário que o exército de Deus se levante e propague o Evangelho transformador de Jesus Cristo.
Que Deus nos ajude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário