Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Subsídio para aulas da EBD – José, a realidade de um sonho


Subsídio para aulas da EBD – José, a realidade de um sonho
A verdade prática é clara em descrever o sucesso de José, pois não importava a situação social ou grupo social que o mesmo fazia parte, Deus estava com José para abençoá-lo.
I – A HISTÓRIA DE JOSÉ
O nome de José proporciona a compreensão no que corresponde o acrescentar de Deus. Raquel era estéril, problema que acompanhava a família de Abraão. Sara, Rebeca e Raquel foram mulheres amadas por seus maridos, porém, ambas carregavam a impossibilidade de serem mães. Mas, o ensino divino para com os teus se define na certeza que para Deus não há nada impossível.
A madre de Sara foi tocada por Deus e daí Isaque foi o resultado.
A madre de Rebeca foi tocada por Deus e daí o resultado foi Jacó.
E por fim, a madre de Raquel foi tocada por Deus e daí nasce José. Um ilustre da genealogia de Abraão.
O nascimento de José proporcionou a Jacó a tomada da seguinte decisão, o retorno para a terra de seus pais. O nascimento de filhos é decisivo para tomadas de decisões.
José é destaque nas mensagens principalmente por dois motivos: primeiro, por ser um exemplo vivo de sabedoria; e, segundo, por ter sido um jovem que tinha sonhos da parte de Deus.
Sobre sonho é certo afirmar que nem sempre os sonhos são compreendidos, mas se procedem de Deus, certamente se cumprirão no tempo oportuno.
II – UM ESCRAVO CHAMADO JOSÉ
O segundo tópico destaca os três Ps concernentes a José.
O primeiro trata-se do preço no qual José foi vendido. Os ismaelitas compraram José por vinte siclos de prata, valor que corresponderia a mais ou menos R$ 20,00, isto é, em média o valor pago por José foi de R$ 400,00.
Já o segundo corresponde com a pureza. José foi testado e aprovado. A esposa de Potifar tentou a José, porém, o jovem sabendo do grande perigo disse as seguintes palavras, como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus? Que belas palavras de um jovem que tinha convicção que Deus era com ele e a importância de si manter fiel à pessoa de Deus.
O terceiro trata-se da prisão. Vítima de uma mentira o patriarca José foi preso. Porém, com base na vida do jovem José percebe-se que até na prisão Deus prospera os teus. Não importa a situação o que importa é saber que Deus quando estar presente proporciona a ocorrência de bênçãos na vida dos teus.
III – UM LUGAR DE REFÚGIO PARA ISRAEL
A sabedoria de José torna-se notável e respeitada principalmente pela interpretação dos sonhos. E o importante é que José atribui a glória à pessoa de Deus.
José foi escolhido para administrar o Egito potência no período. Não apenas se destacou como administrador, mas também como economista. A lição deixada por José é que a solução de determinado problema não estar distante da realidade das pessoas.
Nada acontece por acaso, Deus tem um plano em tudo. José foi vendido para o Egito, propósito de Deus: salvar o seu povo de uma grande crise e cumprir sua Palavra em que os descendentes de Abraão viveriam em uma terra estranha por longos anos (Gn 15.13).
Palavra Final:
O período dos patriarcas corresponde ao contexto bíblico da chamada de Abrão e vai até a morte de José. Patriarcas que quer dizer os pais da nação israelita. Em destaque temos José como inteligente e sábio (Gn 41. 39), homem que possuía o Espírito de Deus (Gn 41.38).
Anterior ao nascimento de Isaque Deus tinha falado a Abrão que sua descendência serviria a um povo em cuja terra seria peregrina por quatrocentos anos (Gn 15.13) e José foi enquadrado no cumprimento desta profecia.
Conforme a última e mais extensa história de Gênesis, a de José, este personagem é um elo importantíssimo entre a promessa e o cumprimento. José foi lançado na cova (Gn 37. 24), por três motivos.
Primeiro motivo, os irmãos de José o lançaram na cova por que José tinha sonhos (Gn 37. 5-11), no contexto atual muitos são jogados na cova por possuírem sonhos.
Segundo motivo, José era amado de seu pai e isto provocava a seus irmãos (Gn 37. 3).
E como terceiro motivo, José tinha promessa de Deus. Deus tinha escolhido a pessoa de José para livrar ao povo de Israel de um período de seca.
Segundo o Salmo 119.85 os soberbos abriram covas para o salmista, da mesma forma os patriarcas de Israel abriram a cova para José. Soberbos são aqueles que possuem sentimentos negativos caracterizados pelo ego, em que se acham superiores a outros. Porém, quando o crente obedece à palavra de Deus ele nunca desce, mas por Deus será exaltado e isto aconteceu de fato na vida do patriarca José, e por Faraó o mesmo recebeu nome de Zafenate-Panéia, que provavelmente significa Deus fala e Deus vive (Gn 41.45), por fim, José foi exaltado por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário