Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Subsídio para aulas da EBD – Melquisedeque abençoa Abraão


Subsídio para aulas da EBD – Melquisedeque abençoa Abraão
A verdade prática além de citar os dois personagens centrais da lição, outorga a compreensão necessária a respeito do alcance da bênção de Melquisedeque sobre Abraão, pois a bênção não se limitou à pessoa do patriarca, mas alcança a todos aqueles que receberem a Jesus como Salvador.
Em apenas três versículos há uma grande compreensão da pessoa de Melquisedeque:
Versículo 18: Rei de Salém. Salém cidade de paz.
Versículo 18: trouxe pão e vinho. O pão significa a Palavra de Deus, isto é, o alimento. Já o vinho simboliza a alegria proveniente do Espírito Santo.
Versículo 18: e este era sacerdote do Deus Altíssimo. O ministério de Melquisedeque não estava resumido apenas na prática pública, ou seja, a política, mas a esta estava agregada a atividade sacerdotal, pois Melquisedeque era sacerdote do Altíssimo.
Versículo 19: e abençoou-o e disse bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o possuidor dos céus e da terra. Por ser sacerdote Melquisedeque abençoou Abrão.
Versículo 20: e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. Como sacerdote Melquisedeque adorou ao Senhor.
Portanto, a história de Melquisedeque é pequena, porém a teologia é grande.
I – MELQUISEDEQUE, REI DE SALÉM
Um homem sem biografia, porém em vida exerceu o tríplice ministério. Honra desenvolvida pelo Senhor Jesus. Houve grandes homens que adoraram a Deus no exercício de suas atividades:
Davi, que exerceu o ministério real e profético.
Moisés, que exerceu o ministério profético e de juiz sobre os israelitas.
Daniel, que exerceu o ministério profético e se destacou no ministério da sabedoria.
José, que exerceu o ministério real e se destacou no ministério da sabedoria.
Portanto, Melquisedeque teve a honra de ser sacerdote, profeta e rei, ou seja, sem biografia, porém com nome exaltado por Deus por ser este servo de Deus.
Como rei Melquisedeque torna-se destaque por ser rei de justiça e rei de Salém, isto é, rei de paz.
Já como profeta a bênção proferida a Abraão é conduzida pelos princípios da profecia.
E sendo sacerdote foi ele que abençoou o patriarca com palavra abrangente, o possuidor dos céus e da terra. Logo, a bênção proferida por Melquisedeque a Abraão compreende o campo material e principalmente o espiritual.
Por fim, Melquisedeque se destaca por ser um tipo de Jesus.
II – ABRAÃO, O GENTIO
Abraão é um dos maiores vultos da história. Dele descendem os judeus e os árabes. Estes últimos por parte de Ismael. De Abrão, pai da altura passou a ser chamado de Abraão que tem por significado pai de uma multidão de nações (Gn 17.5). Foi chamado aos 75 anos de idade (Gn 12.4), teve o nome mudado aos 99 anos de idade (Gn 17.1) e teve o seu filho aos 100 anos de idade (Gn 21.5).
Dentre as características de Abraão três nos chama atenção: primeira, foi chamado de amigo de Deus (Is 41.8); segunda característica, é chamado de o fiel Abraão (Gl 3.9) e por fim, como terceira característica, é considerado como o pai de todos nós (Rm 4.16).
O chamado de Abraão teve características que o diferencia dos outros personagens citados na Bíblia.
Em primeiro o chamado de Abraão foi pela fé (Hb 11.8), isto indica que o patriarca não andava por vista (2 Cor 5.7), mas por ser justo viveu pela fé, pois o justo viverá pela fé (Rm 1.17), e o mesmo sabia que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).
Segundo, o chamado de Abraão exigiu a mudança de localidade. A mudança foi de Ur dos caldeus para ir à Canaã (Gn 11.31). A primeira mudança que Deus requer do ser humano ao chamá-lo é que o mesmo mude de atitudes. Atitude é a tendência de uma pessoa de julgar tais objetos como bons ou ruins, desejáveis ou indesejáveis. Portanto, há atitudes que menosprezam o próprio ser das pessoas, tais como atitudes egoístas, que não visualizam a vontade de Deus para si.
E em terceiro o chamado de Abraão teve um preço a ser pago. A renúncia da terra, da parentela e da casa são demonstrações do preço elevado pago por Abraão (Gn 12. 1). Abraão renunciou a terra natal, o conforto do lar, os amigos, o tradicional estilo de vida, o direito de habitar entre os teus, o direito de ter uma velhice tranquila e o direito de dirigir a sua própria vida.
Será que você esta pronto para pagar tal preço?
Renunciar é abrir mão de bens pessoais para servir a outros conforme a vontade de Deus.
III – A OCASIÃO DA BÊNÇÃO
Os dois personagens são descritos como grandes e centrais na narrativa bíblica. Porém, no contexto percebe-se que Abraão era até então o menor que foi recebido pelo maior, isto é, por Melquisedeque.
Abraão vinha de uma grande conquista, pois com 318 homens, pastores de ovelhas, venceram e libertaram os cativos de Quedorlaomer.
Após a vitória Abraão seguiu para Salém e foi recebido por Melquisedeque que na ocasião utiliza o pão e o vinho, elementos presentes na santa ceia, logo, se percebe que houve celebração pela vitória de Abraão, que para completar o momento de louvor entrega o dízimo.
Por fim, o ministério do Senhor Jesus é demonstrado na vida de Melquisedeque, um homem sem pai e sem mãe de história pequena, mas com uma profundeza teológica gigante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário