Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Subsídio para aulas da EBD – Isaque, o Sorriso de uma promessa


Subsídio para aulas da EBD – Isaque, o Sorriso de uma promessa
A verdade prática é clara ao descrever que a promessa divina, ainda que pareça tardia, sempre nos sorri no momento certo e na estação apropriada.
Isaque é fruto de um casal que tinha perdido a força física para serem pais. Sara já contava com 89 anos de idade, que segundo os costumes das mulheres, já tinha perdido a possibilidade de ser mãe.
Porém, nada é impossível para Deus.
Esta deverá ser a mensagem central da lição: para Deus nada é impossível.
I – ISAQUE, O SORRISO TÃO ESPERADO
O nascimento de Isaque ratificava a promessa de Deus a Abraão. Abraão que era conhecido por pai das alturas, foi renomeado de pai de uma multidão. Logo, como Abraão seria pai de uma multidão se o mesmo com 99 anos de idade não tinha um filho?
Logo, ao se cumprir os dias marcados por Deus nasceu Isaque para confirmar a promessa de Deus. Deus fez promessa a Abraão e esta foi confirmada no nascimento de Isaque.
Há na atualidade fortes conflitos entre os descendentes de Abraão. De um lado os descendentes de Ismael e de outro lado os descendentes de Isaque. Atitudes humanas poderão ser perdoadas, mas as consequências serão notáveis e catastróficas. Sara permitiu que seu esposo Abraão tivesse um filho com Hagar, porém esta não era a vontade de Deus. Depois que a promessa se cumpriu sobre a vida de Sara houve inimizade entre Sara e Hagar. Inimizade que perdura até os dias atuais entre os filhos da livre, os israelitas e os filhos da serva, os árabes.
II – ISAQUE, O BEM MAIS PRECIOSO DE ABRAÃO
Deus ordena a Abraão que sacrificasse o seu filho Isaque, sendo esta uma prova ao patriarca. Porém, o ato de Deus em provar o patriarca, indica que Isaque também estaria sendo edificado na fé. Pois, há duas situações importantes no texto.
Primeira: Abraão tinha certeza que de alguma maneira ele e o filho desceria do monte Moriá.
Segunda: Isaque aprendeu que Deus proverá todas as coisas.
Não importa a situação e o tamanho do obstáculo o importante é saber que Deus tem o melhor para os seus. Pois, Deus proverá é a lição que se aprende com a vida de Isaque e Abraão no monte Moriá.
III – O CASAMENTO DE ISAQUE
Há três importantes verdades a serem aprendidas e apreendidas no presente tópico: casamento com a pessoa certa, casamento é um consolo e no casamento há frutificação.
Não há casamento perfeito, mas há casais felizes. Existem inúmeras pessoas que sofrem por não terem se casado no Senhor, por alguma decisão errada as mesmas estão sofrendo por não terem esperado no Senhor. Casar no Senhor e esperar no Senhor, isto é, o casamento é uma ação em que as pessoas deverão esperar no momento oportuno para não se decepcionar.
Para Isaque o casamento foi um consolo, pois o mesmo sofria a perca de sua mãe. A morte de Sara indicava solidão para Isaque. Há momentos em que o indivíduo precisa da presença de alguém e esta solidão será desfeita no momento em que a pessoa encontra o parceiro certo para juntos caminharem até o altar.
Isaque casou-se com Rebeca. Porém, Rebeca tinha um problema grave, ela era estéril. Porém, Isaque clama ao Senhor e a madre de Rebeca é por Deus visitada e esta tem dois filhos. Logo, no casamento há frutificação.
IV – ISAQUE, O BENDITO DO SENHOR
Isaque foi chamado de o bendito de Deus por Abimeleque, termo que equivalia a ser chamado de príncipe de Deus.
Outra definição perfeita a Isaque é a de profeta, pois este além de pai soube abençoar os seus filhos, bênçãos definidas como ações proféticas.
Por fim, a aprendizagem da lição indica que Deus outorga bênçãos aos teus filhos e que não há nada impossível para o Senhor. Pois, é Ele que abre a madre da estéril e faz com que esta habite em família (Sl 113. 9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário