O conhecimento da Lei
Texto: 12- Porque todos os que sem lei pecaram,
sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão
julgados. 13- Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os
que praticam a lei hão de ser justificados. 14- Porque, quando os gentios, que
não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei,
para si mesmos são lei; 15- Os quais mostram a obra da lei escrita em seus
corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos,
quer acusando-os, quer defendendo-os; 16- No dia em que Deus há de julgar os
segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. (Rm 2.12-16).

Conceito de Lei
O
termo lei tem sua definição do substantivo hebraico torá que significa instrução
ou direção. Portanto, a palavra lei transmite a ideia de seta que corresponde
com objeto indicador do caminho. A aplicação que se faz da lei é que a lei é
uma seta que mostra o Caminho, isto é, a Torá indica para a pessoa de Jesus
Cristo que é o Caminho que conduz o ser humano à salvação.
A
lei é espiritual (Rm 7.14), pois a mesma é um reflexo moral de Deus. Por isso,
a lei instrui, mas ao mesmo tempo a lei intensifica o pecado. A intensificação
se dá por ser o indivíduo pecaminoso e apto para as coisas carnais.
A
lei também direciona, isto é, o ser humano passa a realizar o que é conforme o
querer de Deus. Porém, nas palavras de Jesus a lei e os profetas dependem de
dois mandamentos. O primeiro, amarás o
Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu
pensamento (Mt 22. 37), e o segundo mandamento corresponde com o amor ao
próximo (Mt 22. 39).
Em
suma, o amor é a mais nobre de todas as
leis; porém, os homens continuam mais a aprendê-la do que a pô-la em prática (CHAMPLIN,
p. 759).
Os tipos de Lei ou os preceitos da Lei
Não
existe mais de uma lei. O que existe são os preceitos da lei. E os preceitos da
lei estão divididos em morais, cerimoniais e civis. Porém, com linguagem
didática estes preceitos são definidos como os tipos de lei.
1- Lei moral. Os
preceitos morais visavam à normalização das relações sociais, e têm como essência
os dez mandamentos. Resumem-se em amar a Deus acima de todas as coisas e ao
próximo como a si mesmo. Cristo viveu este preceito quando Ele se entregou por
toda a humanidade (Jo 3.16).
2- Lei cerimonial. Os
preceitos cerimoniais visavam à normalização do sacerdócio levítico. Jesus
cumpriu o sistema cerimonia da lei na sua morte (Mt 27.50,51).
3- Lei civil. Os
preceitos civis visavam à normalização das normas jurídicas e a prática da vida
social dos israelitas. Jesus transferiu os preceitos civis, ou valores
jurídicos para a igreja.
Leis citadas por Paulo na epístola aos
Romanos
Cerca
de 70 vezes o termo lei aparece na epístola aos Romanos e com amplo significado.
Na carta aos Romanos há sete tipos de leis citadas pelo o apóstolo.
1- Lei da Fé (Rm 3.27). Estar
associada a imposições, ou seja, esta lei requer fé da parte dos que são
chamados por Deus, também requer correta ação e é a lei da fé que os servos de
Deus seguem.
2- Lei do marido (Rm 7.2). Se
vive o marido a mulher estar ligada ao cônjuge. Morto o marido a mulher fica
livre. Logo, o apóstolo Paulo faz desta ilustração a seguinte aplicação:
morreu-se a lei, agora o cristão é livre para casar com a graça (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p.379).
3- Lei de Deus (Rm 7.21). O termo lei de Deus aparece sete vezes na Bíblia. Quatro destas no
Antigo Testamento e estar associada com todo o Pentateuco (Js 24.26; Ne 8.8,18;
Ne 10.29). Já no Novo Testamento aparece três vezes (Rm 7.22.25; Rm 8.7) onde
há um contraste com a lei do pecado, logo a lei se associa com a ação divina
que transforma e santifica o ser humano.
4- Lei do entendimento (Rm 7.23). Para Champlin esta é a porção
mais nobre do homem, talvez em sua alma regenerada, ou pelo menos, da alma que
já recebeu certa dose de iluminação espiritual. Essa lei combate a lei interior
e corrupta (p.773).
5- Lei do pecado (Rm 7.23). Corresponde com a própria natureza do homem e impede este de fazer o
bem. Logo, esta é a lei do homem carnal.
6- Lei da morte (Rm 8.2). Termo que se associa com o princípio do mal e com a lei de Moisés. O
motivo desta se associar com a lei de Moisés estar na condenação proveniente da
lei.
7- Lei do Espírito (Rm 8.2). Se a lei do pecado condena e leva o homem a morte, a lei do Espírito
vivifica e conduz o homem à presença de Deus.
Portanto, no cumprimento da justiça da lei o
ser humano deixa de andar segundo a carne. A justiça da lei se manifesta no
amor de Deus outorgando aos homens a graça transformadora e libertadora, pois o
cumprimento da lei é o amor (Rm 13.10).
REFERÊNCIA
CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia
de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 3. São Paulo: Hagnos, 2014.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de
Janeiro: Editora Central Gospel,
2013.
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