Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Bom despenseiro da multiforme graça de Deus


Bom despenseiro da multiforme graça de Deus
Texto: Cada um administre aos outros o dom como recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus (1 Pe 4.10).
O apóstolo Pedro no parágrafo em que se encontra o versículo desta reflexão Bíblica comenta a respeito: da aproximação do fim de todas as coisas (v.7); da importância do amor (v.8); e, da necessidade dos dons, principalmente o de servir (vv. 9-11).
Entretanto, o despenseiro é o responsável pelo fornecimento dos gêneros alimentícios de uma casa ou até mesmo de uma comunidade. O cargo do despenseiro é a dispensa, lugar onde se encontra os alimentos. Pejorativamente o despenseiro é caridoso e generoso para com o próximo.
Sou despenseiro e o meu papel é servir
Despenseiros são mordomos ou administradores de uma casa. Como despenseiros de Deus o cristão é o administrador da igreja que tem como missão edificar os outros, e desenvolver um ministério sóbrio, vigilante, hospitaleiro e fiel.
A ética cristã possui duas dimensões: vertical e horizontal. A primeira dimensão se resume no amor ágape, isto é, no amor de Deus para com o homem e assim vice versa, pois “nós o amamos, por que Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4.19). Já a segunda dimensão corresponde com o amor ao próximo.
É de responsabilidade do líder cristão, amar a todos os que estão a sua volta e todos os que estão ao alcance da sua administração.
A parábola do bom samaritano apresenta ações do verdadeiro despenseiro:
Primeira ação, entender o necessitado.
Segunda ação, cuidar do necessitado.
Terceira ação, hospedar o necessitado.
E por último, como quarta ação, suprir a necessidade do necessitado.
Em suma, a ação do bom samaritano se resume no serviço do cristão em abençoar a todos os que necessitam da multiforme graça de Deus (Lc 10.25-37).
Servindo conforme o dom conquistado
A palavra dom tem como significado dádiva, presente oferecido pelo Espírito Santo aos crentes para os encorajarem a irem além no executar da missão.  De maneira mais prática dom quer dizer “ministério em ação”.
Em suma, os dons são dádivas do Espírito Santo aos cristãos para a execução da evangelização e edificação da igreja.
Na Nova Aliança a Igreja tem recebido dádivas ministeriais para proporcionar bênçãos na vida de muitos. Deus levantou apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres para a edificação e união do corpo Cristo.
Porém, os dons de maneira didática no Novo Testamento são apresentados em três categorias: dons de serviço, dons espirituais e dons ministeriais.
1- Os dons de Serviço. Os dons de serviço correspondem com o ofício diaconal, exortação, repartir, presidir e exercer misericórdia. Portanto, os dons de serviço correspondem com atos em benefício ao próximo (Rm 12.8).
2- Os dons Espirituais. Já os dons espirituais são nove e são divididos em três grupos (1 Co 12.8-10).
Primeiro grupo o de revelação: sabedoria, palavra da ciência e discernimento dos espíritos.
Segundo grupo o de poder: dom da fé, dons de curar e dons de operações de maravilhas.
E o terceiro e último grupo os de elocução: profecia, variedade de línguas e interpretação de línguas.
3- Os dons Ministeriais. Apóstolo, profeta, evangelista, pastor e doutor são os títulos que representam os dons ministeriais (Ef 4.11).
Os apóstolos são aqueles diretamente chamados por Deus para exercerem um ministério que agrega outras funções como: a de profeta, a de pastor, a de evangelista e a de doutor. Logo, ser apóstolo é possuir um dom especial e agregar os demais ofícios.
O ministério profético corresponde ao ato de apresentar Deus aos homens. Ser profeta é ter o dom que possibilita o revelar e o anunciar as maravilhas do Senhor.
Evangelista é o ministro externo que sempre está preocupado com as almas perdidas. Ser evangelista é ir ao encontro dos perdidos.
Já os pastores são servos com a missão de pastorear o rebanho. Logo, ser pastor é administrar os recursos de Deus aqui na terra.
E o doutor corresponde com os sábios que foram levantados por Deus para instruir o rebanho do Senhor. Portanto, o doutor tem a função voltada para a solução de problemas relacionados com a interpretação Bíblica.
Palavra Final
Ser despenseiro é poder servir a Cristo e proporcionar bênçãos de Deus para todos os que necessitam da graça do Senhor. Portanto, Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou: Bom despenseiro da multiforme graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário