Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Subsídio para a aula da EBD – A Vinda de Jesus em Glória


A Vinda de Jesus em Glória
Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem, vindo sobre as nuvens (Mt 24.30).
A segunda vinda de Jesus se divide em duas fases:
A primeira fase: será nos ares com o objetivo arrebatar a igreja (1 Ts 4.16,17). Não será visível a todos.
A segunda fase: juntamente com os santos Jesus virá a terra para reinar por mil anos. Esta vinda será visível a todos (Mt 24.26,27).
Mateus 24.29 registra o que ocorrerá depois da aflição daqueles dias, isto é, após os sete anos da tribulação o Filho do Homem aparecerá no céu e todos verão a Jesus. Logo, aqui estar registrado a segunda fase da segunda Vinda de Jesus.
I – JESUS VOLTARÁ E TODOS O VERÃO
Jesus voltará com poder e glória tendo como objetivo implantar o Reino Milenar. Portanto, isto indica que Jesus dará fim a Grande Tribulação com a prisão e lançamento da besta e do falso profeta no ardente lago de fogo e de enxofre (Ap 19.21).
João assim escreveu:
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco, o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça... E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro (Ap 19. 11,14).
Logo, os exércitos que há no céu não correspondem com legiões de anjos, mas com aqueles que estão com Jesus e participaram da segunda Vinda do Messias e o termo cavalos brancos é um símbolo comum de vitória, seriam apropriados para aqueles que já são vitoriosos sobre a besta (RADMACHER; ALLEN;HOUSE, p. 794).
Portanto, após o período da Grande Tribulação, na terra, e as Bodas do Cordeiro, no Céu, Jesus voltará com os santos, para dar fim às catástrofes mundiais, acabar com a Grande Tribulação, livrar Israel do Anticristo e seus aliados e implantar o seu Reino Milanial. A vinda de Jesus em glória é o que alguns estudiosos chamam de revelação, ou parousia. Com a vinda em glória, Ele preparará o mundo para o Milênio. Antes deste, diversos eventos serão vistos na Terra, protagonizados pelo Senhor Jesus Cristo (LIMA, p. 99).
II – JESUS VOLTARÁ PARA DAR A DEVIDA RECOMPENSA AOS ÍMPIOS E PARA LIVRAR ISRAEL DO EXTERMÍNIO
A segunda vinda do Senhor Jesus em sua segunda fase tem como objetivo: a implantação do Reino Milenial.
Porém, anterior à implantação do Reino Milenial, se destaca os seguintes objetivos da segunda vinda:
O castigo para os ímpios. Haverá o julgamento para todos os que se levantaram contra Israel (Zc 12.3).
Livramento de Israel. Israel estará cercado pelos exércitos do Anticristo aí Jesus descerá do céu e destruirá as nações (Zc 12. 8,9), na batalha do Armagedom ou colina de Megido.
Sobre a batalha do Armagedom é necessário saber:
Terá a duração de um dia.
Definirá a derrota do Anticristo e do falso profeta.
Satanás será preso.
E no final da batalha as nações serão julgadas e logo após haverá a instalação do Milênio.
III – PREPARAÇÃO PARA O MILÊNIO
Em três versículos há a demonstração de como Satanás será preso. E três pontos são fundamentais para compreender a prisão de Satanás.
Preso por um anjo. Para Silva o arcanjo Miguel deve está em foco nesta passagem (p. 253). O que se conclui é que o anjo terá em suas mãos a chave do abismo e a autoridade para prender a Satanás.
Abismo é equivalente à palavra hades e sheol. Que quer dizer, lugar escondido, e em determinados textos da Escritura Sagrada o termo é traduzido pela palavra tártaro, que do grego significa escuridão.
Preso por mil anos. A duração da prisão de Satanás durará mil anos (v.2,3). Haverá um selo na prisão, isto é, Satanás será impedido de agir de forma maléfica. Selo no texto indica sela fechada.
Preso para não enganar durante mil anos. A única filiação de Satanás narrada na Bíblia é a mentira (Jo 8.44). Portanto, durante o longo histórico da humanidade Satanás se ocupou em enganar as nações, porém, esta ação não será desenvolvida no período do Milênio.
Referência:
LIMA, Elinaldo Renovato de. O Final de todas as coisas esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
SILVA, Severino Pedro. Apocalipse, versículo por versículo. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário