Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Subsídio para aula da E.B.D: Fidelidade, firmes na fé

Fidelidade, firmes na fé
A verdade prática afirma que a fidelidade, como fruto do Espírito ajuda o crente a permanecer firme na fé em Cristo.
A presente lição tem como palavras-chaves: fidelidade (A fé como fruto do Espírito está relacionada com a fidelidade. Ser fiel a alguém corresponde a estar bem consigo e a entender o valor e os efeitos da fidelidade. A ausência da fidelidade no mundo estar associada com a multiplicação da iniquidade, porém, quando a fidelidade se manifesta não há lugar para insegurança); idolatria (Adoração a ídolos. Na sociedade pós-dilúvio e consequentemente após o período marcado pela bravura e agilidade de Ninrode (Gn 10.8-12) surgiu a prática do pecado de idolatria. Imagine quantas consequências a humanidade já sofreu por causa do pecado de idolatria adorando aquele que nada pode fazer (Sl 115. 4-8); e heresia (Grupos de indivíduos que destroem a unidade da igreja, e para isto, utilizam da palavra de Deus com ensinamentos errôneos. Para tais pessoas vale o lema apologético: “texto sem contexto, torna-se pretexto para o surgimento de heresias”).
I – O SIGNIFICADO DE FIDELIDADE
A fidelidade no grego πιστιϛ significa fé, confiança, compromisso, fidelidade, confiabilidade, lealdade e comprometimento.
... frequentemente significa a confiança expressa numa vida de fé. Nesse contexto, significa fidelidade. A fidelidade reflete a natureza do nosso Pai celeste. Ele é fidedigno. Sua paciência para conosco nunca se esgota, por mais vezes que o tenhamos decepcionado. Ele tem um compromisso conosco, à altura do seu grande plano de redenção! Devemos refletir diante dos outros as características divinas (HORTON, 1996, p. 491).
Portanto, a fidelidade é uma virtude desenvolvida pela ação do Espírito Santo, quando mais o cristão se consagra a Deus, por meio da leitura das Sagradas Escrituras, da presença na Igreja tendo como objetivo adorar a Deus, e por meio da oração e jejum, o cristão desenvolverá as virtudes do Espírito.
Deus é fiel. A fidelidade de Deus corresponde a um atributo moral, que expressa a majestade da natureza divina. A fidelidade de Deus é constatada no cumprimento das promessas.
Fidelidade é uma palavra importante, pois descreve o homem em cujo serviço fiel podemos confiar e cuja palavra podemos aceitar sem reservas. Descreve o homem com a fidelidade inflexível de Jesus Cristo e a total fidedignidade de Deus (BARCLAY, 2010, p. 105).
II – IDOLATRIA E HERESIA: UM PERIGO A FIDELIDADE
No período antediluviano o pecado tornou-se visível pela maldade praticada, ou seja, por atos perversos e cruéis. Também por atos de corrupção e violência. Já no período pós-dilúvio além destes pecados a narrativa histórica expõe que a construção da torre de babel se formalizaria em culto idólatra. Portanto, aqui suje a idolatria no contexto histórico da humanidade. Imagine quantas consequências à humanidade já sofreu por causa do pecado de idolatria, ato de adorar aquele que não nada pode fazer (Sl 115. 4-8).
Povos antigos e suas divindades
Babilônicos
Adoravam a Sin, a Istar, deusa do amor e da guerra e também a Enlil, deus do vento e da terra.
Assírios
Adrameleque e a Nisroque.
Egípcios
Osíris, ísis e Hórus.

O desprezo dos egípcios para com os criadores de ovelhas foi fundamental para que os israelitas permanecessem separados dos costumes dos egípcios.
Portanto, idolatria é tudo aquilo que usurpa o lugar de Deus (GOMES, 2016, p. 112).
Na visão divina idolatria é:
Abominável (Dt 7.25).
Odiosa para Deus (Dt 16.22).
Tola e sem sentido (Sl 115.4,8).
Não tem proveito algum (Is 46.7).
É contagiosa (Ez 20.7).
É pedra de tropeço (Ez 14.3).
São impotentes (1 Co 8.4; Hb 10.5) – (GOMES, 2016, p.114).
Já o termo heresia do grego significa escolha, porém em nossa língua define uma crença contrária aos princípios da Escritura Sagrada. Para que heresias não prevaleçam no seio da cristandade é necessário que mestres da Palavra não se cansem de ensinar a autêntica Palavra.
III – SEJAMOS FIÉIS ATÉ O FIM
Há pessoas que se iniciam bem em sua caminhada cristã, porém mediante as oferendas do mundo não permanecem fiéis até o fim da caminhada. Triste é saber que há inúmeros cristãos que tem camuflado pecados e vivem em ar de pessoas fiéis, quando na verdade estão mortos espiritualmente.
O olhar para o passado é necessário. Exemplo de pessoas que viveram em fidelidade e souberam chegar até ao fim como servos de Deus, são verdadeiras fontes de inspiração para que os cristãos da atualidade possam vivenciar uma vida de fidelidade e desfrutar a fidelidade de Deus.
Portanto, o cristão não vive por vista, mas por fé (2Co 5.7).
Referência:
BARCLAY, W. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito. São Paulo: Vida Nova, 2010.
HORTON, S.M. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

GOMES, Osiel. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito, como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário