Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Culto de Doutrina: Não temas, pois Deus tem ouvido a sua voz

Não temas, pois Deus tem ouvido a sua voz
Texto: E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o Anjo de Deus a Agar desde os céus e disse-lhe: que tens, Agar? Não temas porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está (Gn 21.17).
O presente texto relata um fato histórico em que envolve dois personagens, Hagar e Ismael. Deus age em socorro de Hagar e de seus descendentes expressando as seguintes palavras: não temas.
Não temas conforme a narrativa em foco descreve as seguintes verdades: não temas, pois há um Deus que ouve o clamor; não temas o desamparo humano, pois Deus não abandona os teus; e, não temas a ameaça da morte, pois há um Deus que outorga saída em meio às crises da vida.
Não temas, pois Deus ouve o clamor
Na angústia, invoquei ao Senhor e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face (Sl 18.6). O salmo de Davi se associa à realidade em que enfrentava Hagar, a angústia. A angústia pode ser compreendida como o dia em que as pessoas recebem más notícias, o dia em que são abandonadas, menosprezadas e esquecidas.
Hagar cujo nome em hebraico pode ser definido pela palavra estrangeira. E em frente à realidade da morte de seu filho a concubina levantou a voz e chorou (Gn 21.16), e bradou o Anjo de Deus desde os céus e consolou a concubina com a frase, não temas.
Assim como Deus ouviu o clamor do rapaz Ismael (Ismael do hebraico significa Deus ouve), Deus continua a ouvir o clamor dos seus filhos em meio às aflições. Portanto, é necessário que o cristão não se apresente frouxo no dia da angústia, pois a sua força será pequena (Pv 24.10). Da mesma forma o crente em Deus deverá saber que Deus é uma fortaleza no dia da angústia (Na 1.7).
Não temas, pois Deus não abandona os escolhidos
Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti (Is 49.15). Sara pediu ao patriarca que deitasse fora Hagar e Ismael, tal petição pareceu mal aos olhos de Abraão, porém Deus assim ordenou que o patriarca fizesse, pois de Ismael também seria erguida uma nação (Gn 21.10-13).
Hagar no deserto se sentiu abandonada e menosprezada, porém Deus não abandona aqueles que têm promessa. De Ismael uma nação seria erguida, pois este também era descendente de Abraão.
Logo, se Deus não abandonou Ismael no deserto, mas em contra partida lhe outorgou livramento, é o que Deus também faz para com os teus filhos nos dias atuais, outorga vitória em meio às aflições do deserto.
O deserto não é ponto final. O deserto é a escola que permite aos cristãos saberem que Deus protege, livra, sustenta, providencia para aqueles que o amam.
Sara abandonou Hagar, sendo esta a vontade de Deus. Muitos abandonaram e abandonarão os cristãos, sendo esta a vontade de Deus. Porém, assim como Deus não abandonou Hagar e seu filho, assim também Deus não abandona os cristãos.
Não temas, pois Deus repreende a morte
A morte é uma realidade que significa separação entre corpo e alma, ou seja, a separação da parte física para com a espiritual. Para Hagar a ausência de água indicava o fim, consumida a água ela deixou o rapaz debaixo de uma árvore e se afastou a uma distancia de um tiro de arco, isto é, a uma distância de 100 a 150 metros, e no seu íntimo dizia, que não veja morrer o menino (Gn 21.16).
É uma realidade geral em que os pais não desejam vê a morte de seus filhos. Que sofrimento passou o patriarca Jó. Mas, com Jó se aprende que não se pode temer a perca (Jó 3.25).
Assim como a morte é uma realidade, a vida também é uma realidade, e Deus outorga vida e em abundância (Jo 10.10). Sendo assim, Deus abriu os olhos de Hagar e ela viu um poço de água e deu de beber ao seu filho. Logo, do temor da morte percebe-se que Deus outorgou vida e em abundância para Ismael, pois Deus era com o moço (Gn 21.20).

Portanto, o local em que Hagar teve a visão tornou-se conhecido como fonte do Deus visível. Logo, não temas é uma palavra dita pelo Deus visível, isto é, pelo Deus verdadeiro que não abandona os escolhidos e que está de prontidão para escutar o clamor de seus filhos outorgando vida em abundância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário