Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O nascimento de Jesus

O nascimento de Jesus
Texto: E tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém (Mt 2.1).
A ser notificada sobre o nascimento do Messias e que ela seria a mãe, Maria fez a seguinte pergunta: Como se fará isso? E como resposta o anjo assim respondeu: descerá sobre ti o Espírito Santo.
A concepção virginal de Jesus indica que Ele é singularmente separado, o Santo, expressão que aqui é mais do que um título, é uma descrição da natureza sem pecado de Jesus. O nascimento ímpar é outra razão pela qual o menino pode ser chamado de Filho de Deus (ALLEN; RADMACHER;HOUSE, p.147).
Os dois primeiros capítulos do Evangelho segundo Mateus têm como temática central o nascimento do Messias. Sendo que a narrativa biográfica do evangelista pode-se dividir em: a citação da genealogia de Jesus, o nascimento de Jesus e a visita dos magos.
A genealogia de Jesus
Há dois pontos a serem observados dentre tantos outros na genealogia de Jesus escrita pelo evangelista Mateus: primeiro ponto, a citação de quatro mulheres; e como segundo ponto, as referências as catorze gerações.
1- As quatro mulheres. Tamar, Raabe, Rute e Bate-Sebá (vv. 3,5,6), são as quatro mulheres citadas por Mateus. Segundo a cultura judaica a mulher só era cita em uma genealogia quando esta era muito admirada e a citação do seu nome corroborava para a boa reputação da família, e quando esta não era única esposa, logo era cita juntamente com o nome do filho.
Tamar seduziu o seu sogro Judá. Raabe era uma prostituta. Rute era moabita. Bate-Sebá era judia, porém era casada com um heteu.
Ambas tinham em comum a moral corrompida e socialmente eram excluídas da sociedade judaica. Portanto, ao serem citadas indica que Jesus tem o poder para salvar os seres humanos do poder do pecado.
2- Catorze. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e, desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e, desde a deportação para a Babilônia até Cristo, catorze gerações (Mt 1.17).
Por três vezes ocorre a referência a catorze gerações. Fato que corrobora o vaticínio profético que Jesus é o Filho de Davi. O nome Davi tem como valor numérico das letras hebraicas a soma de 14. Por fim, o que Mateus afirma ao citar catorze gerações corresponde e dizer que Jesus é descendente direto de Davi.
O nascimento de Jesus
Jesus em sua natureza humana tem mãe e não tem pai. Jesus em sua natureza divina tem Pai e não tem mãe.
A expressão: a virgem conceberá e dará à luz um filho, outorga a ratificação das duas naturezas do Messias. A virgem, sem atuação do homem, indica que esta concebeu por intermédio do Espírito Santo (Mt 1.20), logo, a presente afirmativa ratifica a natureza divina de Jesus. A virgem, referência à mulher, indica a natureza humana de Jesus.
E para cumprir a profecia Jesus o Pão da Vida nasceu em Belém, cidade que tem como significado, casa de pão. Porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel (Mt 2.6).
A visita dos magos
Conforme Richards os magos eram uma classe de estudiosos e sacerdotes, que trabalhavam como conselheiros para os governantes babilônicos e persas (p.13). Os magos desenvolveram estudos tendo como base Números 24.17: uma estrela procederá de Jacó, e um cetro subirá de Israel.
A procura dos magos a respeito do local em que nasceria o Rei dos Judeus deixou Herodes perturbado, fato que culminou na morte de todos os meninos que havia em Belém (Mt 2.16). Provavelmente 15 a 18 crianças foram mortas a mando de Herodes.
Belém, sempre foi analisada como aldeia insignificante, porém desta aldeia nasceram dois importantes nomes: Davi e Jesus.
Os magos em sua visita a Jesus outorgaram-lhe: ouro, incenso e mirra (Mt 2.11).
O ouro simboliza a realeza de Jesus Cristo. O incenso simboliza o ministério sacerdotal de Cristo. Enquanto, a mirra, erva amarga utilizada na preparação dos mortos, representação a dolorosa morte que Jesus sofreria para salvar todo aquele que nEle crê.
A realeza do Messias é notável por dois motivos: primeiro, era Ele descendente de Davi e segundo Ele é apresentado com os seguintes títulos: Salvador, Cristo e Senhor.
Salvador corresponde com a obra que Ele realizou para garantir a salvação a todo aquele que nEle crê.
Cristo corresponde com a unção que o mesmo trazia consigo. A unção de rei, sacerdote e a de profeta.
Senhor corresponde com a natureza divina em Jesus. Nome divino que descreve o amor de Deus para com a humanidade.
O nascimento de Jesus significa boas novas de alegria para todas as nações. Pois, no nascimento de Jesus se cumpriu as profecias que prometia salvação de Deus para com os homens de boa vontade. Por nascer em Belém o Senhor Jesus é o pão do céu que sustenta a vida espiritual eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário