Mansidão: torna o crente apto
para evitar pelejas
A verdade prática afirma que a mansidão, como fruto do Espírito, torna o crente apto para
evitar contendas, pelejas e dissensões.
A presente
lição tem como palavras-chaves: mansidão (O fruto
conhecido com mansidão dá sabedoria à pessoa que passa a agir com autoridade e
também sabe submeter de forma humilde. Mansidão é a prática correta da
humildade), pelejas (Luta com ambição para ganhar seguidores que aprovem suas
ideias), e
dissensões (Ensinamentos que fogem do padrão bíblico e que aprove pensamento
faccioso. A dissensão tem como objetivo provocar separação na congregação).
I – MANSIDÃO, O OPOSTO DA ARROGÂNCIA
A palavra mansidão é uma forma variada do
termo grego προΰτης,
significa gentileza, humildade, cortesia, consideração, força, suavidade e amabilidade.
Na língua portuguesa mansidão apresenta a ideia de ausência de dinâmica e de
ânimo. Porém, a mesma pode ser também definida na prática pela palavra
tolerância.
No NT a palavra mansidão é descrita de duas
maneiras:
É mais do que alguma coisa
delicada e graciosa. É o segredo da conquista e do poder, porque os mansos são
bem-aventurados e herdarão a terra (Mt 5.5). Prautes faz do homem um rei entre
os demais.
Finalmente, devemos notar
que pelo menos três vezes esta qualidade está ligada ao próprio Jesus... Esta
mansidão é da própria essência do caráter de Jesus (BARCALY, 2010, p.111).
A mansidão não é um fruto do Espírito em que
o cristão se torna um covarde, mas que outorga ao servo de Deus uma atitude
interior que se transforma em ações graciosas, como por exemplo: amor,
cortesia, tolerância e suavidade.
Ser manso não retira do cristão a ação de
firmeza contra o pecado.
O grande exemplo Bíblico de mansidão é
Moisés. Ora, Moisés era homem mui manso, mais do que
todos os homens que havia sobre a terra (Nm
12.3).
Mansidão conforme Números 12.3 pode ter como
significado paciência e humildade. Palavras que se encontra na tradução da
Bíblia King James Atualizada:
Ora, Moisés era um homem muito paciente e o mais humilde dos
homens de sua época (Nm 12.3).
Portanto, a mansidão de Moisés pode ser definida de dependência do profeta para
com Deus.
Para Gomes mansidão pode ser assim definida:
A mansidão pode ser
entendida como uma qualidade suavizante, como uma canção que tranquiliza a alma
mais angustiante, como um médico que trata seu paciente com toda delicadeza,
como um pastor que cuida da ovelha com todo carinho. Ela não expressa falta de
coragem, disposição, mas é o lenitivo que traz o melhor alívio para quem está
sofrendo (GOMES, 2016, p.122).
Já para Horton:
A mansidão não é
autorrebaixamento ou fazer pouco de si mesmo. Pelo contrário, é uma humildade
genuína que não se considera importante demais para realizar as tarefas
humildes. Não assume ares de grandeza ou imponência no sentido de deixar de ser
cortês, atencioso e gentil com todas as pessoas. É modesta, mas bem-disposta a
dar sua contribuição quando algo precisa ser feito (apud, GOMES, 2016, p.123).
II – EVITANO AS PELEJAS E
CONTENDAS
A palavra peleja do grego έριθεία, significa
rivalidade ou ambição egoísta. Poderá ser apresenta em versões diferentes com
as seguintes palavras: facções, pelejas, discórdias, discussões, rixas,
rivalidades, separam-se em partidos, esforços constante para conseguir o melhor
para si próprio, contenção, espírito de partidarismo, fazer inveja, desavenças,
e por fim, ser egoísta.
O fato é que as contendas têm como objetivo
provocar separação no meio da congregação.
A έριθεία é uma ação que define o homem carnal. O homem
carnal é aquele que conhece as coisas de Deus, mas não obedece a vontade de
Deus para com a sua própria vida. A impaciência em não esperar o cumprimento
das promessas de Deus, permite aos demais definir que tal cristão não está
preparado para assumir algum posto no ministério. O desejo incontrolável a cargos
que impulsiona o indivíduo a realizar ações carnais ratifica que as contendas têm
como objetivo provocar separação no meio da Igreja.
Portanto, a única forma de combater a έριθεία é
por meio da vida santificada ao Senhor. Logo, é necessário que todos os
cristãos sejam cheios do Espírito Santo.
III – BEM-AVENTURADOS OS
MANSOS
Conforme a lição Estevão é um exemplo de
mansidão, pois ao ser condenado a morte por apedrejamento, o diácono não se
revoltou contra tal ação, mas em contra partida se pôs de joelhos e suplicou o
perdão de Deus para com os perseguidores.
Da mesma forma o Senhor Jesus tendo todo o
poder em sua mão não o utilizou, mas foi paciente e em mansidão se entregou à
morte para salvar todos aqueles crer em seu nome.
Portanto, bem-aventurados
os mansos, porque eles herdarão a terra (Mt
5.5).
Refere-se novamente
àqueles que são humildes diante de Deus e herdarão não somente as
bem-aventuranças celestiais, mas também terão direito ao Reino de Deus que
governará esta terra... Encontramos aqui, no início do Sermão do Monte, um
equilíbrio entre a promessa material e espiritual do Reino. O Reino que Jesus
anunciou está tanto em vós como ainda virá. Desde agora, o cristão é o cidadão
espiritual do Reino dos céus (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, p.23).
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo
Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
BARCLAY,
W. As Obras da Carne e o Fruto do
Espírito. São Paulo: Vida Nova, 2010.
GOMES,
Osiel. As Obras da Carne e o Fruto do
Espírito, como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada
diariamente. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário