Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 27 de junho de 2017

Culto de Doutrina: Não temas, eis que Deus te deu esta terra diante de ti

Não temas, eis que Deus te deu esta terra diante de ti
Texto: Eis que o Senhor, teu Deus, te deu esta terra diante de ti; sobe e possui-a como te falou o Senhor, Deus de teus pais; não temas e não te assustes (Dt 1.21).
Deus fez promessa ao patriarca Abraão, as confirmou ao patriarca Isaque e as ratificou a Jacó. O povo se multiplicou e perante as terras da promessa estavam, porém o povo não confiou na Palavra do Senhor. Após testemunharem inúmeros milagres o povo temeu ao inimigo e desacreditou na Palavra de Deus. Fatos que demonstram a incapacidade humana e a total dependência do homem para com Deus.
Deus é fiel em cumprir a sua Palavra, a nação de Israel temeu aos homens e foi penalizada, demorando em anos para entrar na terra prometida, porém em tudo Deus tem um propósito específico.
Deus é fiel para cumprir o que tem prometido
Israel como nação foi erguida por Deus, cumprimento da promessa ao patriarca Abraão (Gn 12.2). Jesus o Salvador de todos aqueles que crerem, nasceu de uma virgem, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia, para cumprir a promessa de salvação outorgada a humanidade (Gn 3.15; Is 53). Logo, Deus fez promessas abrangentes, ou seja, de cunho geral, abrangendo uma nação e até a humanidade.
Mas, Deus também fez promessas restritas, isto é, tendo como foco o indivíduo e a família do indivíduo. No caso de Davi, o Senhor fez promessa com tríplice alcance: um trono, um reino e um rei (2 Sm 7.8-17). Sendo esta promessa ao monarca Davi de cunho restrito a sua pessoa e a sua família.
Porém, todas as promessas, sendo elas abrangentes ou restritas, são proporcionais em outorga para com as pessoas que comungam da mesma geração do receptor da promessa. A promessa a Davi, de um rei, tem como fator decisivo abençoar todas as pessoas da terra.
Passe o tempo que for necessário, mas a promessa de Deus cumprirá.
Veracidade notável na biografia de Calebe, que juntamente com Josué, foram os únicos homens que entraram na terra prometida (Dt 1.35-38). Calebe esperou 45 anos para que os seus olhos contemplassem o cumprimento da promessa de Deus (Js 14.10).
Os descrentes para com as promessas possuem habilidades para esmorecer os filhos da promessa
Dos doze espiões apenas dois continuaram acreditando na ação Divina em outorgar a terra prometida para a nação de Israel. Porém, dez temeram os moradores da terra. O fator decisivo foi que os dez medrosos passaram a sua descrença para com os maiorais de Israel. Há uma crise espiritual identificada de crise do presente, isto é, as pessoas acreditam que Deus fez no passado e acreditam que Deus fará no futuro, porém não acreditam que Deus continua a fazer no presente.
Porém, o desacreditar definiu aquela geração de homens incapacitados e totalmente dependentes, mas estes não souberam depender de Deus. Sendo que o fracasso daqueles homens foi definido pelo o não confiar em Deus.
Assim também na modernidade, os fracassos são definidos e estabelecidos por pessoas que não confiam na Palavra de Deus.
Deus tem um propósito específico
Os quarentas anos em que o povo de Israel palmilhou no deserto tiveram como objetivos:
Formar uma nação forte e temente a Deus.
Conduzir o povo a dependência Divina.
Mostrar aos israelitas que Deus está no controle de todas as coisas.
Josué foi o líder escolhido por Deus para conduzir o povo a entrar na terra prometida. Os anos se passaram, mas a promessa de Deus para com Israel não foi esquecida com o tempo. A lição que se aprende é que Deus não se esquece das promessas proferidas para com o seu povo.
Portanto, a promessa de Deus para com Israel se tratava da terra prometida, porém para o cristão ou para com a igreja local, a promessa terá abrangência específica. O certo é que Deus é o mesmo, Ele não mudou, e Ele é fiel para cumprir todas as promessas.

Em suma, Deus é contigo, confie e espere nEle! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário