Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 4 de junho de 2017

O prover de Deus na vida de Davi

O prover de Deus na vida de Davi
Texto: O Senhor é o meu pastor, nada mim faltará (Sl 23.1).

Davi é o personagem mais citado em toda Escritura Sagrada, 1.105 vezes se encontra na Bíblia o nome de Davi, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, cujo nome tem como significado amado, logo se pode definir como o amado de Deus. Conforme o Salmo 23 percebe-se o prover de Deus na vida do monarca, em: suprir as necessidades básicas, cuidar quando a morte torna-se uma realidade e em exaltar quando os inimigos se multiplicam.
Porém, Deus é quem atua como provedor, cuidando e proporcionando o melhor para os teus, assim o Senhor fez para com o monarca Davi, o tirando do curral, de detrás das ovelhas, para que fosse chefe do povo Israel (1 Cr 17.7).
Suprindo as necessidades básicas
O Salmo 23 apresenta nos primeiros versículos as seguintes necessidades básicas: alimentação, segurança e proteção espiritual. Logo, se percebe que Deus proporciona repouso em verdes pastos, e conduz os cristãos em águas tranquilas, restaurando o vigor no guiar os crentes nas veredas da justiça.
Deus é quem outorga para cada pessoa da terra o alimento necessário. A providência de Deus é notável por meio da chuva que prepara os sedimentos para o plantio. A providência de Deus também é notável na distribuição de riquezas minerais, sendo estas energéticas ou valiosas, Deus governa o mundo outorgando benefícios para que os homens por meio destes benefícios desfrute do melhor da terra.
A segurança necessária vem do prover de Deus, águas tranquilas, segurança apenas em Deus, ninguém pode oferecer e cumprir segurança se Deus não assim confirmar sua vontade. Portanto, a segurança de cada crente estar em Deus.
O prover de Deus também é demonstrado na vida espiritual de cada cristão, porém, é necessário que cada crente busque em Deus o fortalecimento e a aproximação necessária. Uma vida espiritual frutífera é aquela que agrada ao Senhor em proporcionar o melhor para todos aqueles que estão distantes de Deus.
O prover de Deus quando a morte se aproxima
A morte é definida pela palavra separação, diferente da palavra santificação, que significa separado para o uso de Deus. A morte é separação da alma e do corpo, da parte espiritual para com a parte física. A morte é uma realidade ocasionada pelo pecado original. Logo, a morte é a pena que retira o direito de vida eterna na terra para os homens, promessas outorgada a Adão no pacto das obras.
Davi em muitas batalhas vivenciou a aproximação da morte, porém nenhum crente morre antes de cumprir na vida do mesmo as promessas de Deus. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam (Sl 23.4).
A presença do Senhor outorga vida. A palavra e a autoridade do Senhor outorga consolo.
O prover de Deus em honrar Davi
O honrar de Deus para com Davi é notável no exaltar o monarca perante os inimigos, em preparar uma mesa e no transbordar o cálice, isto é, no transbordar de benevolência em meio às perseguições. De todas as lutas enfrentadas por Davi o Senhor outorgou vitória em todas as batalhas.
Portanto, o prover de Deus na vida de Davi se percebe também na oportunidade do monarca poder voltar à casa do Senhor enquanto viver.
Em suma, a providência de Deus continua para com todos os que o buscam de todo o coração. Mediante a presença do Senhor, mediante a Palavra do Senhor e mediante o Poder do Senhor haverá abundância de viveres no celeiro dos cristãos.

Deus é Deus de providência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário