Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Subsídio da E.B.D: José, o pai terreno de Jesus – um homem de caráter

José, o pai terreno de Jesus – um homem de caráter
José, pai terreno de Jesus foi escolhido por Deus para apoiar e proteger a Maria e o Messias. O nome José do grego Ἰωσήφ, significa ele acrescentará. A verdade prática salienta que José, pai de Jesus, nos deixou um exemplo marcante de um caráter humilde, submisso e amoroso.
Portanto, o caráter de José torna-se importante para a compreensão dos cristãos e um exemplo a ser observado e imitado destacando-se a humildade, a submissão e amorosidade percebida na pessoa de José. Tipo de caráter ratificado pela dependência deste personagem para com Deus. A dependência do cristão para com a pessoa de Deus demonstra a riqueza do caráter do indivíduo e também o grau de felicidade que a pessoa pode obter.
I – JOSÉ, O PAI DE JESUS
A pessoa de José é definida pelo temor ao Senhor, por ser um homem justo (Mt 1.19), e por ser dedicado ao ofício, tendo como atividade profissional a carpintaria (Mc 6.3).
José ao aceitar a Maria logo após um sonho nota-se que este homem tinha o temor do Senhor e conhecia os planos de Deus para com a Nação de Israel.
Como pai guardião de Jesus, ele o levou a Jerusalém para que o Messias fosse apresentado, fugiu para o Egito para proteger a criança e levou o Messias para Jerusalém no período dos festejos da páscoa (Mt 2.13; Lc 2.22;41).
Por ser Jesus o primogênito era cabível que Ele assumisse a responsabilidade no cuidado para com a sua família em ocorrência de morte de seu pai, fato este que demonstra ter ocorrido, pois Jesus assumiu o ofício da carpintaria. José era o pai adotivo de Jesus, pois a virgem conceberia e daria a luz um filho, profecia que se cumpriu no nascimento de Jesus.
Após o nascimento de Jesus, José teve com Maria outros filhos.
José não conheceu Maria até que ela desse à luz. Este versículo deixa bem claro que Maria permaneceu virgem somente até o nascimento de Jesus. Os irmãos e irmãs que Jesus teve depois eram filhos de José e Maria (Mt 13.55,56). E José não poderia ter tido filhos de um casamento anterior, como alguns sugerem, pois assim Jesus não seria considerado herdeiro do trono de Davi se não fosse o primogênito (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 16).
II – O CARÁTER EXEMPLAR DE JOSÉ
O presente tópico define o caráter de José em duas palavras: obediência e temperança.
A obediência de José é percebida nos seguintes momentos:
Revelação em sonho da natureza de Jesusnão tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo (Mt 1.20). José obedece e recebe Maria como sua esposa.
Revelação em sonho da intenção de Herodes pegue a criança e a sua mãe e fuja para o Egito (Mt 2.13). José obedece e desce ao Egito.
Revelação em sonho do retorno a Israel pegue a criança e a sua mãe e volte para a terra de Israel, pois as pessoas que queriam matar o menino morreram (Mt 2.20). José obedeceu e retornou com sua família para Israel.
Instrução em sonho onde deveriam habitar José foi para a região da Galiléia e ficou morando numa cidade chamada Nazaré (Mt 2.23).
Já a segunda palavra temperança é didaticamente entendida na citação dos frutos do Espírito pelo apóstolo Paulo. Temperança no grego εγκράτεια, (transliteração egkrateia) que significa autocontrole (At 24.25; Gl 5.23; 2 Pe 1.6), também poderá encontrar o termo έγκρατεύομαι  (transliteração agkrateuomai) que significa controlar-se, exercer autocontrole (1 Co 7.9; 9.25). E εγκρατής, (transliteração agkratés) definido por ter pleno controle de si mesmo, disciplinado (Tt 1.8).
Portanto, a temperança faz parte dos frutos do Espírito interligados com o relacionamento pessoal e é definido por autocontrole, ou exercício do autocontrole, e também por ser o pleno controle de sim mesmo, isto é, disciplinado.
III – A NOBRE MISSÃO DE JOSÉ
A missão de José se caracteriza no assegurar a ascendência real de Jesus, proteger Jesus em seus primeiros anos de vida e no zelo pela formação espiritual de Jesus. A formação espiritual dos filhos é um dever inicial dos pais e não da igreja, assim como a educação intelectual dos filhos é um dever inicial dos pais e não do estado.
A leitura da Bíblia, a condução da criança a Igreja, o ensino concernente à oração são instruções e funções que devem ser desenvolvidas pelos pais aos seus filhos. A Igreja oferece cultos de ensino, mas quem conduz a criança a Igreja são os pais. Cabe aos pais irem com os filhos a Igreja e não enviarem os filhos. Pois, por meio do exemplo as crianças são educadas.
Portanto, assim como José teve uma nobre missão para com a educação espititual de Jesus, cada pai tem uma missão nobre na educação espiritual de seus filhos.
Referência:

ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário