Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Subsídio da E.B.D: Arrependimento e Fé para a Salvação

Arrependimento e Fé para a Salvação
O arrependimento poderá se manifestar de duas maneiras: negativamente e positivamente. O arrependimento quando negativo é descrito no reconhecimento do pecado, porém a pessoa não volta para Deus, enquanto o arrependimento positivo se manifesta quando a pessoa reconhece que pecou e volta para Deus.
I – ARREPENDIMENTO, UMA TRANSFORMAÇÃO DO ESPÍRITO
1- Definição de arrependimento.
2- O arrependimento na vida cotidiana.
3- A ação do Espírito Santo no arrependimento.
Comentário:
Arrependimento significa retornar e se dedicar a Deus, isto é, corresponde com o abandono do pecado. O pecado é tudo aquilo que separa o ser humano de Deus. O autêntico arrependimento proporciona a ocorrência de dois elementos: ódio ao pecado (Sl 97.10) e a tristeza por causa do pecado (2 Co 7.10).
O arrependimento é o primeiro aspecto da experiência inicial da salvação experimentada pelo crente, experiência essa que é chamada conversão. A conversão autêntica é uma parte essencial e a prova da regeneração. A regeneração é a obra de Deus no íntimo e a conversão é a exteriorização da salvação, por parte do homem, através do arrependimento e da fé. O arrependimento tem muito de negativo e diz ao pecado em seus muitos aspectos e formas, especialmente ao pecado da incredulidade (BANCROFT, p. 235).
O arrependimento outorga liberdade das prisões manifestadas pela ação dominadora do pecado. Pois, o pecado escraviza o indivíduo e retira a alegria outorgada por Deus. O arrependimento corresponde com uma entrega à pessoa de Deus, para que por meio da santificação o Espírito Santo de Deus outorgue as transformações necessárias no interior do cristão.
Percebe-se também que o arrependimento positivo permite que o sentimento de culpa o acompanhe, assim também como a tristeza segundo Deus (2 Co 7.10). A genuína tristeza gerada pelo arrependimento quanto ao pecado cometido leva a pessoa a uma mudança de mentalidade e a uma reconciliação com Deus. Como o termo arrependimento significa voltar-se para Deus, que é o Salvador, o arrependimento resulta em libertação espiritual e salvação (2 Co 6.2). Infelizmente, o tipo de tristeza que o mundo gera opera a morte (ALLEN; RADMACHER;HOUSE, p.467).
II – A FÉ COMO UM DOM DE DEUS E COMO RESPOSTA DO SER HUMANO
1- A fé natural.
2- A fé salvífica.
3- Os benefícios da fé.
Comentário:
A fidelidade no grego πιστιϛ significa fé, confiança, compromisso, fidelidade, confiabilidade, lealdade e comprometimento [...] frequentemente significa a confiança expressa numa vida de fé. Nesse contexto, significa fidelidade. A fidelidade reflete a natureza do nosso Pai celeste. Ele é fidedigno. Sua paciência para conosco nunca se esgota, por mais vezes que o tenhamos decepcionado. Ele tem um compromisso conosco, à altura do seu grande plano de redenção! Devemos refletir diante dos outros as características divinas (HORTON, 1996, p. 491).
Portanto, a fidelidade é uma virtude desenvolvida pela ação do Espírito Santo, quanto mais o cristão se consagra a Deus, por meio da leitura das Sagradas Escrituras, da presença na Igreja tendo como objetivo adorar a Deus, e por meio da oração e jejum, o cristão desenvolverá as virtudes do Espírito. Deus é fiel. A fidelidade de Deus corresponde a um atributo moral, que expressa à majestade de sua natureza. A fidelidade de Deus é constatada no cumprimento das promessas.
Fidelidade é uma palavra importante, pois descreve o homem em cujo serviço fiel podemos confiar e cuja palavra podemos aceitar sem reservas. Descreve o homem com a fidelidade inflexível de Jesus Cristo e a total fidedignidade de Deus (BARCLAY, 2010, p. 105).
Porém, a fé natural corresponde com a aceitação intelectual de certas verdades acerca de Deus, mas que não é acompanhada por uma vida condizente com o evangelho (Tg 2.17). Essa fé é vivenciada por todas as pessoas que até acreditam em Deus, que entendem que Ele fez todas as coisas, que acreditam que o sol levanta-se pela manhã por provisão dEle, mas, mesmo assim, não dão o passo de salvação necessário (POMMERENING, 2017, p. 99).
Pommerening (2017, p. 100) assim descreve os benefícios da fé:
[...] a fé é o elemento indispensável (Ef 2.8-9). Ela é a porta de entrada das bênçãos oriundas da salvação, que são: a justificação, a regeneração, a reconciliação, a adoção, o perdão, a santificação, a glorificação e a vida eterna [...] a fé ainda permite a cura de enfermos [...] o batismo no Espírito Santo [...] a vitória contra o mundo [...] a carne [...] e o diabo [...]
III – O ARREPENDIMENTO E A FÉ SÃO AS RESPOSTAS DO HOMEM À SALVAÇÃO
1- Arrependimento – condição para a salvação.
2- Salvação por meio da fé.
3- Arrependimento e conversão.
Comentário:
A conversão é o momento em que o indivíduo aceita a Cristo e permite que o Espírito Santo habite em sua vida. No instante em que o indivíduo se arrepende de seus pecados, o mesmo estará aceitando o julgamento e o castigo na intenção de receber perdão e esperança pela transformação alcançada em Cristo Jesus, logo, a condição para a salvação é o arrependimento e a salvação ocorre mediante a fé.
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
BARCLAY, W. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito. São Paulo: Vida Nova, 2010.
BRANCROFT. Emery H. Teologia Elementar, doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.
HORTON, S.M. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

POMMERENING, Claiton Ivan. A obra da Salvação, Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário