Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Doutrina: Não temas porque eu sou contigo

Não temas porque eu sou contigo
Texto: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça (Is 41.10).
O Livro do profeta Isaías pode ser dividido em duas partes: a primeira parte corresponde com o capítulo 1 ao capítulo 39, enquanto que a segunda parte corresponde com os capítulos 40 a 66, o nome Isaías tem como significado o Senhor tem libertado ou o Senhor é libertação. A segunda parte do livro pode ser subdividida em: palavras de consolo (Is 40 – 55), e em profecia a respeito do futuro (Is 56 – 66).
Portanto, o tema de Isaías (40 – 55) pode ser resumidamente descrito com a frase não temas. Sendo que no próprio capítulo a frase transmite três essências: salvação, esperança e promessa. Essências que são encontradas na primeira subdivisão da segunda parte do livro do profeta Isaías.
SALVAÇÃO
Os versículos 8 e 9 utilizam as seguintes descrições que correspondem diretamente com a soteriologia relata no livro do profeta Isaías: servo meu, a quem elegi, tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei, e a ti escolhi. São termos que ratificam a salvação de Deus para com Israel. A nação israelita foi escolhida por Deus para exercer um ministério sacerdotal, eleição que tinha como objetivo proporcionar salvação a todos os seres humanos, porém, os israelitas rejeitaram ao Senhor Jesus. Logo, se torna necessário compreender as descrições teológicas para com os tipos de filhos de Deus analisados na Escritura Sagrada.
1- Adão, filho por formação. Três coisas são marcantes sobre a pessoa de Adão na Bíblia.
A primeira delas é que Adão foi o primeiro homem da terra, logo ele não foi fruto de um relacionamento amoroso, foi ele formado por Deus e recebeu de Deus o fôlego de vida (Gn 2.7).
 Já a segunda, corresponde com o pacto das obras. Adão foi o representante da humanidade no pacto das obras que tinha como promessa, a vida; como condição, a obediência; e como pena, a morte.
Por fim, a terceira coisa que se chama atenção no estudo bíblico a respeito de Adão é a desobediência.
2- Anjos, filhos por criação. A existência dos anjos está associada com a glória de Deus (Is 6.2,3), e com o cuidado para com os filhos de Deus na terra (Sl 34.7).
3- Israel, filhos por eleição. Deus escolheu a Israel para mostrar a sua glória ao mundo. O Egito era a grande potência da época enquanto Israel era um povo escravo. Segundo, Deus escolheu a Israel para outorgar ao mundo as Escrituras Sagradas. E por terceiro, Deus escolheu Israel para entregar o Salvador ao mundo.
4- Igreja, filhos por adoção. Paulo expressa que os membros das igrejas na Galácia eram filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, e utiliza o termo, todos (Gl 3.26), isto é, uma referência aos membros da igreja que tinham recebido Jesus como Salvador (Jo 1.12). Os filhos por adoção são todos os que recebem a Jesus como Salvador.
ESPERANÇA
O versículo 10 utiliza os termos: não temas e não te assombres. Descrições que correspondem com a esperança. Em meio às dificuldades inúmeras pessoas desistem, por que lhes falta a esperança, porém apenas os que persistem conquistarão a vitória. Sendo que a esperança é a virtude que define bem a Igreja do Senhor Jesus, pois esperar em Deus é confiar no agir dEle em meio as diversidades da vida. Por isso, o Senhor usa o profeta Isaías para escrever: não temas. Isto é, continue confiando em Deus.
A palavra esperança do grego, ελπίϛ, tem como significado expectativa do bem futuro, porém para os gregos poderia ser a atitude de quem espera ou aguarda qualquer acontecimento, com alegria ou com tristeza.
Para os cristãos a esperança corresponde diretamente em confiar em Deus, fato que proporciona os seguintes objetos da esperança cristã: o Reino de Deus, a ressurreição, a vinda do Senhor Jesus e a vida eterna.
Por fim, a esperança está diretamente interligada com confiança, paciência e expectativa.
PROMESSA
A promessa torna-se visível nos seguintes versículos:
Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo (Is 41.11,12).
A promessa para com os israelitas é o julgamento e o aniquilamento dos inimigos, pois serão envergonhados e tornar-se-ão em nada. Já para a Igreja do Senhor Jesus percebe-se que as promessas de Deus são descrições interligadas com os objetos da esperança cristã, pois Deus promete o Reino, o retorno do Messias, a ressurreição dos salvos e a vida eterna ao lado do Salvador.

As três essências são ratificadas diariamente para com os filhos de Deus pelas seguintes palavras: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário