Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Culto de Doutrina: Davi, homem segundo o coração de Deus

Davi, homem segundo o coração de Deus
Texto: E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade (At 13.22).
A nomenclatura Davi tem como significado amado, termo de origem hebraica. O personagem aparece nas citações Bíblicas em 1.105 referências, tornando assim o nome mais citado nas Escrituras Sagradas. Sendo que um dos versículos que mais chama atenção é o de Atos 13.22, pois Davi é apresentado como o varão conforme o coração de Deus. Portanto, o presente estudo tem como objetivos: compreender as poses como Davi é narrado na história Bíblica e entender a descrição, varão conforme o coração de Deus.
Panorama do monarca Davi nas Escrituras Sagradas
Davi é apresentado na Bíblia em cinco etapas, que podem ser definidas como sendo poses específicas para um álbum de fotografia: homem comum, poeta inspirado, soldado corajoso, rei valoroso e servo abnegado.
1- Davi o homem. A primeira análise que se deve fazer na Bíblia Sagrada do personagem em apreço é a de Davi como um homem. Deus não falou que estava à procura de um semideus, mas sim de um homem. E como homem Davi cometeu: adultério (2 Sm 11.4) e assassinato (2 Sm 11.14,15).
E por ser o filho mais novo de sua casa Davi possuía responsabilidade no processo econômico da sua família, fato que proporciona a compreensão da atividade pastoril, ocupação que outorgou coragem, virtude notável no palmilhar da existência do grande monarca Davi. Como homem outro fator decisivo para compreender a pessoa de Davi é a percepção da má vontade de seus irmãos (1 Sm 17.28).
2- Davi o poeta. Dos cento e cinquenta salmos na Bíblia, setenta e três é atribuído a Davi, em destaque o salmo 23. Como poeta Davi foi inspirado por Deus a escrever os salmos (2Sm 23.2), verdade que pode ser perceptível aos dias em que Davi de forma solitária passava nos campos cuidando das ovelhas de sua família. Para os intérpretes da música há uma consolidação em definir que a solidão passa a ser a inspiração necessária para as mais profundas letras, conformidade com o salmo 23, em que o salmista descreve os cuidados do pastor para com as ovelhas.
3- Davi o soldado corajoso. Como soldado Davi venceu Golias (1Sm 17. 32-58), liderou os exércitos de Israel em frente aos conflitos outorgando várias vitórias, o que levou as mulheres a cantarem: “Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares” (1Sm 18.7). O surgimento da coragem do nobre guerreiro também se percebe aos momentos em que ele cuidava das ovelhas e tinha que reagir aos ataques de ursos e leões.
4- Davi o rei valoroso. Quando Jacó abençoou os seus filhos reservou a Judá a seguinte bênção: “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos” (Gn 49.10). Como rei Davi já se encontrava nos planos de Deus. Segundo a narrativa Bíblica Davi foi tirado do curral das ovelhas para ser chefe de Israel (1Cr 17.7).
Sendo que como rei pode se citar as seguintes conquistas de Davi:
O estabelecimento das cidades dos levitas, a conquista de Jerusalém e a transformação da mesma como centro religioso e administrativo da nação, o estabelecimento da música sacra, e o intuito de construir o templo.
5- Davi o servo. Assim Paulo citou em seu sermão na sinagoga “Porque, na verdade, tendo Davi, no seu tempo, servido conforme a vontade de Deus, dormiu, e foi posto junto de seus pais, e viu a corrupção” (At 13.36). O segredo do sucesso de Davi encontra se no seu ato de ser servo. No ministério particular de Jesus, momento em que Ele supre as necessidades dos discípulos, nota-se que Jesus sendo Mestre e Senhor lava os pés dos discípulos (Jo 13). O segredo para ser abençoado é servir conforme a vontade de Deus.
Davi o homem segundo o coração de Deus
Dois elementos são fundamentais para compreender a descrição Bíblica: achei a Davi varão conforme o meu coração. Os elementos são:
a) Davi possuía um grande desejo em fazer a vontade divina.
b) Davi reconhecia as suas fragilidades, fato que o conduzia a se arrepender dos pecados quando estes eram acometidos.
Saul não conseguia obedecer ao Senhor, o ódio tinha tomado conta de seu coração, fatos que o impossibilitava de fazer a vontade de Deus. Quando o ser humano é tomado pelo ódio, o mesmo não consegue realizar as coisas de forma formidável, principalmente quando se trata de fazer a vontade de Deus aí é que se percebe a imperfeição. Deus tinha escolhido a Davi, porém o ciúme de Saul foi o empecilho para a não realização de uma transição bem-sucedida.
Por fim, em suas limitações Davi reconhecia os seus erros e pedia ao Senhor:
Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer (Sl 51.10-12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário