Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Subsídio da E.B.D: Jesus é superior a Josué – o meio de entrar no Repouso de Deus

Jesus é superior a Josué – o meio de entrar no Repouso de Deus
A presente lição tem como objetivo geral demonstrar que Jesus é superior a Josué na mensagem e no provimento de repouso para o povo de Deus. Sendo que a verdade prática notifica que o descanso provido por Josué foi terreno, temporário e incompleto; o descanso provido por Cristo é celestial, eterno e completo.
Josué é um tipo do Senhor Jesus no Antigo Testamento, pois como liderança proporciona a entrada do povo israelita no descanso terreno, logo este descanso é temporário e incompleto.
Champlin assim comenta a respeito de Josué:
...Ele foi o Jesus do Antigo Testamento. Ambos conduzem à Terra Prometida, e ambos receberam uma autoridade acima da de Moisés... Josué serve de ilustração do homem que confronta alguma imensa dificuldade, mas a vence, porquanto nele não havia nem dúvida e nem hesitação, de tal modo que, com coragem e resolução, ele foi capaz de realizar a tarefa que o Senhor lhe deu (2014, p. 606).
Josué era filho de Num, descendente da tribo de Efraim (Êx 33.11) e maioral (príncipe) da sua tribo e como príncipe teve como missão espiar a terra prometida (Nm 13.2,3,8,16). Dois pontos são fundamentais para compreender e entender a vida de Josué narrada nos trechos da Bíblia sagrada.
Josué como servo – Em Êxodo 17.8-16, Josué recebeu a missão de Moisés para liderar o exército de Israel contra os amalequitas. A missão de Josué era dupla: escolher homens certos e sair para a guerra (Êx 17.9). Portanto, Josué foi fiel na missão em escolher pessoas e também fiel no ir para a guerra.
Já em Êxodo 24.13, Josué acompanhou o seu líder até o pé do monte. Moisés esteve quarenta dias e quarenta noites na presença de Deus, sendo que Josué em todo este período permaneceu no pé do monte.
Em Êxodo 33.11 Josué é apresentado como servidor de Moisés que não se afastava da tenda, como resultado da prestação de serviço o que Moisés recebia da parte de Deus Josué também desfrutava, assim, o moço sucessor de Moisés na liderança do povo de Israel, desfrutava da presença do Senhor.
Procura apresentar-se a Deus aprovado (conduta espiritual), como obreiro que não tem de que se envergonhar (conduta disciplinar), que maneja bem a palavra da verdade (conduta pedagógica) 2 Tm 2.15. As três condutas acima citadas são notórios na vida de Josué: homem espiritual, disciplinar e que através do seu modo de vida torna-se um mestre para as futuras gerações dentre elas a nossa.
Josué como líder – A liderança de Josué foi por Deus aprovada. Foi o próprio Deus que falou a Moisés sobre a pessoa de Josué em sucedê-lo na liderança dos israelitas (Nm 27. 18-23). Após a morte de Moisés o novo líder de Israel recebeu de Deus regras fundamentais para uma liderança eficaz (Js 1.5-9):
a) O ponto inicial para uma liderança eficaz é saber a origem do chamado, ou seja, quem o chamou? (v.5).
b) Ter um mentor. No caso de Josué o mentor era Moisés (v.5).
c) Reconhecer a ação de quem o chamou em prol da realização da missão outorgada. Ele não deixará e nem desamparará os teus (v.5).
d) É necessário esforçar-se e ter bom ânimo (v6).
e) Manter íntegro conforme a palavra do Senhor (v.7).
f) Meditar na palavra do Senhor (v.8).
g) Gozar da presença de Deus (v.9).
I – JESUS PROVEU UMA MENSAGEM SUPERIOR A DE JOSUÉ
1- Uma mensagem que deve ser recebida pela fé.
2- Uma mensagem que se fundamenta na obediência.
3- Uma mensagem que conduz à contrição.
Comentário:
A mensagem pregada pelo Senhor Jesus é superior à anunciada por Josué. Josué anunciava as boas novas correspondentes à entrada na Canãa terrena, já Jesus propagou a mensagem correspondente à entrada na Canãa celestial. Mas, para entrar na Canãa terrena os israelitas tiveram que obedecer, assim também para os que querem entrar na Canãa celestial deverão obedecer à mensagem da cruz, pois a mensagem de Deus só tem proveito quando acompanhada pela obediência (LIÇÃO, p.29).
A obediência proporciona conquistas, já o desobedecer conduz a destruição e a percas de oportunidades, exemplo: Adão foi expulso do jardim por causa da desobediência, enquanto Raabe não pereceu, pois obedeceu aos princípios de Deus para com a nação de Israel.
A obediência proporciona a crença necessária no agir de Deus, pois Josué e Calebe foram os únicos acima de vinte anos dos que saíram do Egito que entraram na Canãa terrena, pois creram na promessa de Deus.
É necessário também compreender que a obediência à mensagem de Deus possibilita ao indivíduo o desenvolvimento de um coração contrito, que necessariamente pode ser definido em ser um coração quebrantado, ou seja, um coração aberto para o querer de Deus.
II – JESUS PROVEU UM DESCANSO SUPERIOR AO DE JOSUÉ
1- Um descanso total.
 2- Um descanso real.
3- Um descanso eterno.
Comentário:
A conquista da Canãa terrena não foi total, pois Josué não obteve o pleno controle de toda região conquistada, tornando assim o tipo do descanso real e eterno outorgado por Cristo. Portanto, o descanso terreno é caracterizado pela incompletude, pelo antítipo e a efemeridade.
O livro de Josué mostra as grandes conquistas efetuadas por ele, mas destaca que “ainda muitíssima terra ficou para possuir” (Js 13.1). Josué, sem dúvida, proveu uma forma de “descanso” físico, político e social, mas o verdadeiro descanso era uma promessa para o povo da nova aliança (GONÇALVES, p. 51).
A promessa para o povo da nova aliança continua em sua eficácia, pois Jesus ao se entregar no calvário se entregou para outorgar salvação a todos os que crerem (Jo 3.16).
III – JESUS PROVEU UMA ORIENTAÇÃO SUPERIOR A DE JOSUÉ
1- Uma palavra viva.
2- Uma palavra eficaz.
3- Uma palavra penetrante.
Comentário:
Sobre Hebreus 4.12 pode se afirmar que:
A palavra de Deus é o padrão de medida que Cristo usará no juízo (2 Co 5.10). A mensagem de Deus é viva e eficaz, penetrando as partes mais íntimas do ser. Diferencia o que é natural do que é espiritual, assim como os pensamentos (as reflexões) e as intensões (desejos) de cada pessoa. A palavra de Deus, enfim, expõe as motivações naturais e as espirituais do coração do crente (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 645).
Assim para Wesley a palavra de Deus é eficaz, pois é conduzida pelo poder divino e comunica vida ou morte para os que a ouvem e penetra aos lugares mais escondidos da mente humana (apud GONÇALVES, p.52).
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 3. São Paulo: Hagnos, 2014.

GONÇALVES, José. A supremacia de Cristo: fé, esperança e ânimo na carta aos Hebreus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário