Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Culto de Doutrina: Daniel, homem justo e amado de Deus

Daniel: homem justo e amado de Deus
Texto: Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor (Ez 14.14). E ele disse: "Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você". Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo (Dn 10.11).
Daniel foi um jovem levado cativo para a Babilônia, e no desenrolar histórico o jovem no império no qual foi conduzido se transformou em um grande líder e tornou-se reconhecido como um grande profeta de Deus. O profeta Daniel foi usado por Deus para revelar fatos que o alça ao título de profeta contemporâneo, pois sua mensagem corresponde com fatos que aconteceram, estão acontecendo e hão de acontecer.
As poses de Daniel
Conforme a leitura Bíblica se aprende que Daniel é apresentado em três poses, fato que permite compreender a dedicação, o modelo de excelência e a integridade a Deus em meio a uma sociedade corrupta.
Conforme a primeira pose, o profeta é apresentado em sua juventude com total dedicação a Deus, pois ele escolheu não contaminar. “Essa atitude corajosa de Daniel e seus amigos representava toda a fé que tinham no seu Deus a quem serviam e sabiam que seriam guardados do mal” (CABRAL, p.33).
Já a segunda pose, Daniel mesmo em sua juventude é apresentado como modelo de excelência. “Durante toda a vida, Daniel foi um exemplo de fidelidade e de oração, pois orava três vezes ao dia, continuamente” (CABRAL, p.34).
E como terceira pose, foi íntegro a Deus em meio a uma sociedade corrupta. “Nas atividades políticas soube conduzir-se, respeitando as autoridades superiores, sem trair a sua fé em Deus. Sabia cumprir seus deveres e, quando foi desafiado na sua fé a deixar de orar, ele não traiu o seu Deus” (CABRAL, p.34).
Com o aumento do pecado o cristão autêntico não poderá se deixar levar pelo ato da contaminação. Logo, é de fundamental importância que o cristão tome muito cuidado com a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne e com a soberba da vida. O indivíduo não poderá justificar os seus próprios erros pela corrupção dos outros. Daniel vivia em meio a um povo corrupto, porém, mesmo assim não se corrompeu, mas foi íntegro a Deus.
O livro de Daniel
O livro de Daniel é dividido em duas partes: a narrativa e a apocalíptica.
Na narrativa (Daniel 1-6) os relados da obra correspondem com a vida de Daniel e com relatos de pessoas próximas do profeta.
Já na segunda parte, a apocalíptica, trata-se de temas como, por exemplo: setentas semanas, o anticristo e o prenúncio do tempo do fim.
Características próprias a Daniel
Daniel é apresentado na sua própria obra com três características básicas: como homem público, como homem de oração e como profeta.
Como homem público Daniel se destacou pela sabedoria e pelo compromisso às atividades assumidas. Como homem de oração em meio a uma afronta de inimigos para silencia-lo o profeta continuou seu costume de orar a Deus diariamente e por três vezes. Como profeta Daniel entra no cenário como profeta que notificou a Israel a respeito da libertação da nação dos seus inimigos.
Daniel é um exemplo de perseverança na fidelidade a Deus e de integridade moral, e como exemplo proporciona estímulos necessários para que haja um grupo de pessoas que continue confiando no projeto divino, o de salvar em Cristo Jesus todos aqueles que creem. Portanto, Daniel é por Deus citado em ser um homem justo e amado, testemunho alcançado em um período em que a humanidade estava entregue a ações corruptas, tornando assim um exemplo para as gerações modernas de homem íntegro a Deus.
Referência:

CABRAL, Elienai. Integridade Moral e Espiritual, o legado do livro de Daniel para a Igreja hoje. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário