Uma Aliança
Superior
A presente lição tem
como objetivo geral explicitar a superioridade do Novo Concerto
inaugurada por Cristo. Ratificando a verdade prática, pois a Nova Aliança em tudo é superior à Antiga porque se
fundamenta em promessas superiores.
A introdução deixa
nítido que o capítulo oito apresenta a superioridade da Nova Aliança à Antiga;
a superioridade do santuário da Nova Aliança ao santuário do Antigo Testamento;
e, novamente apresenta a superioridade do sacerdócio de Jesus Cristo.
Entretanto, a
superioridade da Nova Aliança é categoricamente confirmada por ser de natureza
espiritual e por ter promessas superiores, sendo de natureza universal e
relacional.
I –
UM SANTUÁRIO SUPERIOR
1- Pertencente a uma dimensão.
2- Possuidor de uma natureza.
3- Possuidor de uma importância superior.
Comentário:
A dimensão do pátio
media 22 metros de largura por 45 metros de comprimento e tinha uma única
entrada. A única entrada ao pátio passou a ser chamada de caminho. E no pátio
havia o altar dos holocaustos e a pia para purificação.
O altar possuía
quatro pontas projetadas como de chifre de animal que significava poder e proteção
através do sacrifício. Já a pia era utilizada para purificação onde ocorria a
lavagem cerimonial. Para adentarem ao lugar da habitação de Deus os sacerdotes
deveriam se lavar na pia. Sendo Jesus o Caminho, logo Ele próprio é o
sacrifício que exerce poder e proteção para todos aqueles que se chegaram e que
se chegarão à sua presença (Jo 1.12). Quando a lança perfurou o Senhor Jesus
saiu água, isto indica que Ele é a Água da Vida.
A segunda parte do
tabernáculo se divide em Lugar Santo e o Santo dos Santos.
O Lugar Santo era de
livre acesso aos sacerdotes. Lugar onde ocorria a intercessão. Já o Santo dos
Santos era frequentado uma única vez no ano e somente pelo sumo sacerdote.
Utensílios
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Tipologia
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Castiçal
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Representava Jesus como a luz do mundo. No evangelho
de João (1.1-18) encontra-se a introdução do livro, e na introdução duas
coisas são marcantes: a identidade do Verbo e as obras do Verbo. Conforme os
versículos 3, 9, 13, e 18 as obras do verbo são criar, iluminar, regenerar e
revelar. Portanto, Jesus é a luz que ilumina o mundo.
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Mesa dos Pães
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Representava Jesus como o Pão da vida.
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O Altar do Incenso
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Representava Jesus como o mediador da Nova Aliança.
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Arca da Aliança
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Representava Jesus sendo Ele o próprio Deus. Na arca
estavam as pedras da lei, o maná (a presença do maná indicava a providência
de Deus para com os israelitas) e também a vara de Arão.
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Por fim, se a porta
de acesso ao pátio era chamada de Caminho, a porta de acesso ao Lugar Santo era
chamada de Verdade e a porta de acesso ao Santo dos Santos era chamada de Vida.
Por isso, Jesus disse: Sou o Caminho, a
Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo14.6).
II –
UM MINISTÉRIO SUPERIOR
1- No aspecto posicional.
2- No aspecto funcional.
3- No aspecto cultual.
Comentário:
A posição de Jesus é
bem superior a dos sacerdotes da Antiga Aliança, fato que se confirma no posicionamento
de Cristo ser o único Sumo Sacerdote-Rei que corroborou a profecia do Salmo
110.4. Já no aspecto funcional a superioridade é perceptível em que Jesus não
apenas entregou a oferta do sacrifício, mas entregou a si mesmo para outorgar
salvação a todos os que creem. Não há necessidade de oferendas repetitivas,
pois a oferta foi aceita provendo uma aliança superior.
A superioridade
das promessas da Nova Aliança em relação à antiga não são em relação à garantia
de cumprimento, mas, sim, ao conteúdo. Deus sempre cumpriu suas promessas,
tanto na Antiga Aliança como na nova. Todavia, na cruz do Calvário, Ele proveu
uma aliança substancialmente superior à antiga (GONÇALVES,
p.81).
III –
UMA PROMESSA SUPERIOR
1- De natureza interior e espiritual.
2- De natureza individual e universal.
3- De natureza relacional.
Comentário:
A atuação dos
sacerdotes não favorecia a desenvoltura individual dos israelitas, pois na
Antiga Aliança os sacerdotes representavam a sociedade judaica não outorgando o
direito a cada indivíduo de se aproximar e conhecer Deus por intimidade. Fator também
determinante corresponde com a missão da nação israelita que era centrípeta, já
a missão da Igreja é centrífuga. Ou seja, a missão da nação de Israel era fazer
com que as nações fossem até Israel para serem abençoados por Deus. Já a missão
da Igreja é diferente, pois a Igreja tem que ir até os confins da terra.
Referência:
GONÇALVES, José. A
supremacia de Cristo: fé, esperança e ânimo na carta aos Hebreus. Rio de
Janeiro: CPAD, 2017.
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