Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Subsídio da E.B.D: Uma Aliança Superior

Uma Aliança Superior
A presente lição tem como objetivo geral explicitar a superioridade do Novo Concerto inaugurada por Cristo. Ratificando a verdade prática, pois a Nova Aliança em tudo é superior à Antiga porque se fundamenta em promessas superiores.
A introdução deixa nítido que o capítulo oito apresenta a superioridade da Nova Aliança à Antiga; a superioridade do santuário da Nova Aliança ao santuário do Antigo Testamento; e, novamente apresenta a superioridade do sacerdócio de Jesus Cristo.
Entretanto, a superioridade da Nova Aliança é categoricamente confirmada por ser de natureza espiritual e por ter promessas superiores, sendo de natureza universal e relacional.
I – UM SANTUÁRIO SUPERIOR
1- Pertencente a uma dimensão.
2- Possuidor de uma natureza.
3- Possuidor de uma importância superior.
Comentário:
A dimensão do pátio media 22 metros de largura por 45 metros de comprimento e tinha uma única entrada. A única entrada ao pátio passou a ser chamada de caminho. E no pátio havia o altar dos holocaustos e a pia para purificação.
O altar possuía quatro pontas projetadas como de chifre de animal que significava poder e proteção através do sacrifício. Já a pia era utilizada para purificação onde ocorria a lavagem cerimonial. Para adentarem ao lugar da habitação de Deus os sacerdotes deveriam se lavar na pia. Sendo Jesus o Caminho, logo Ele próprio é o sacrifício que exerce poder e proteção para todos aqueles que se chegaram e que se chegarão à sua presença (Jo 1.12). Quando a lança perfurou o Senhor Jesus saiu água, isto indica que Ele é a Água da Vida.
A segunda parte do tabernáculo se divide em Lugar Santo e o Santo dos Santos.
O Lugar Santo era de livre acesso aos sacerdotes. Lugar onde ocorria a intercessão. Já o Santo dos Santos era frequentado uma única vez no ano e somente pelo sumo sacerdote.
Utensílios
Tipologia
Castiçal
Representava Jesus como a luz do mundo. No evangelho de João (1.1-18) encontra-se a introdução do livro, e na introdução duas coisas são marcantes: a identidade do Verbo e as obras do Verbo. Conforme os versículos 3, 9, 13, e 18 as obras do verbo são criar, iluminar, regenerar e revelar. Portanto, Jesus é a luz que ilumina o mundo.
Mesa dos Pães
Representava Jesus como o Pão da vida.
O Altar do Incenso
Representava Jesus como o mediador da Nova Aliança.
Arca da Aliança
Representava Jesus sendo Ele o próprio Deus. Na arca estavam as pedras da lei, o maná (a presença do maná indicava a providência de Deus para com os israelitas) e também a vara de Arão.

Por fim, se a porta de acesso ao pátio era chamada de Caminho, a porta de acesso ao Lugar Santo era chamada de Verdade e a porta de acesso ao Santo dos Santos era chamada de Vida. Por isso, Jesus disse: Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo14.6).
II – UM MINISTÉRIO SUPERIOR
1- No aspecto posicional.
2- No aspecto funcional.
3- No aspecto cultual.
Comentário:
A posição de Jesus é bem superior a dos sacerdotes da Antiga Aliança, fato que se confirma no posicionamento de Cristo ser o único Sumo Sacerdote-Rei que corroborou a profecia do Salmo 110.4. Já no aspecto funcional a superioridade é perceptível em que Jesus não apenas entregou a oferta do sacrifício, mas entregou a si mesmo para outorgar salvação a todos os que creem. Não há necessidade de oferendas repetitivas, pois a oferta foi aceita provendo uma aliança superior.
A superioridade das promessas da Nova Aliança em relação à antiga não são em relação à garantia de cumprimento, mas, sim, ao conteúdo. Deus sempre cumpriu suas promessas, tanto na Antiga Aliança como na nova. Todavia, na cruz do Calvário, Ele proveu uma aliança substancialmente superior à antiga (GONÇALVES, p.81).
III – UMA PROMESSA SUPERIOR
1- De natureza interior e espiritual.
2- De natureza individual e universal.
3- De natureza relacional.
Comentário:
A atuação dos sacerdotes não favorecia a desenvoltura individual dos israelitas, pois na Antiga Aliança os sacerdotes representavam a sociedade judaica não outorgando o direito a cada indivíduo de se aproximar e conhecer Deus por intimidade. Fator também determinante corresponde com a missão da nação israelita que era centrípeta, já a missão da Igreja é centrífuga. Ou seja, a missão da nação de Israel era fazer com que as nações fossem até Israel para serem abençoados por Deus. Já a missão da Igreja é diferente, pois a Igreja tem que ir até os confins da terra.
Referência:

GONÇALVES, José. A supremacia de Cristo: fé, esperança e ânimo na carta aos Hebreus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário