Subsídio
para a aula da Escola Bíblica Dominical: Jó e a
Realidade de Satanás
A verdade prática permite compreender que Segundo as Escrituras, Satanás é um ser real, portador de
personalidade e só o venceremos com as armas espirituais.
Com base na
descrição da verdade prática, conclui-se que:
Satanás é um
ser real.
Satanás
possui personalidade.
As armas
espirituais são os meios eficazes para vencer a Satanás.
A respeito
do Texto Áureo pode compreender que:
[...] as evidências
internas do texto do livro de Jó mostram alguns atributos de Satanás que o
expõem como um ser dotado de personalidade. Além do fato de ser espiritual,
capaz de agir sobrenaturalmente (Jó 1.7), Satanás, por exemplo, também
demonstra ser possuidor de inteligência e conhecimento (1.7;9). Ele demonstra
conhecer Jó e a sua forma de comporta-se (1.7) bem como se mostra capaz de
argumentar com Deus (1.9). Essas mesmas características são demonstradas por
Satanás quando tentou a Cristo. Ele sabia, por exemplo, quem era Jesus e foi
capaz de argumentar com Ele (Mt 4.1-11). O Diabo do livro de Jó e o do Novo
Testamento são, portanto, a mesma pessoa (GONÇALVES, 2020, p. 43).
Lembrando que a presente lição tem como
objetivo geral: Destacar que Satanás não é um ser
autoexistente, mas criado; e que sua ação não se sobrepõe a soberania de Deus.
E como objetivos específicos:
Explicar que o Livro de Jó
não procura explicar a origem de Satanás, mas que seus atributos revelam quem
ele é.
Afirmar que as obras do
Diabo são visíveis e que o Livro de Jó revela sua natureza maligna.
Sublinhar o ocaso do Diabo,
isto é, seus intentos sobre Jó não foram alcançados.
I – O LIVRO DE JÓ E A
NATUREZA DE SATANÁS
Sobre a origem de Satanás compreende-se que
ele foi criado como anjo de Deus, de exalada posição e ordem,
possuidor de grande beleza e resplendor pessoais, dotado de poder e sabedoria
superiores, até que a iniquidade foi achada nele, quando procurou tomar a posição
e as prerrogativas pertencentes a Deus (BANCROFT, 2006, p. 303).
No que se refere a Satanás possuir
personalidade percebe-se que:
Ele fala e possui capacidade argumentativa
(1.9-11).
Ele possui conhecimento, pois ele conhecia a
vida de Jó (1.10).
E além de tudo Satanás é perspicaz (Ef 6.11).
E tendo como base Efésios 6.11 conclui se que
Deus é a proteção do cristão contra o mal e o maligno.
Paulo usou a armadura usada pelo soldado romano em combate como uma alegoria da
proteção espiritual que o cristão desfruta, tendo a salvação, a justiça, o
evangelho e a Palavra, a fé, a paz como poderosas armas à sua disposição para
combater o bom combate e vencer (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, 2013, p.514).
II – O LIVRO DE JÓ E AS
OBRAS DE SATANÁS
Conforme o tópico em apreço Satanás age
provocando dor e sofrimento aos seres humanos, assim como ele acusa e tenta.
Sendo que pelos nomes em que Satanás é descrito na Escritura percebe-se, as
ações malignas desenvolvidas pelo mesmo.
O termo satanás tem como significado
adversário que tem como ação acusar os que são fiéis a Deus, e o termo diabo
significa caluniador.
Para Bancroft ao observar a posição de
satanás e as suas obras, perceber-se que há pontos característicos da ação do
mal.
A respeito da posição de satanás percebe-se
que:
Ele é o príncipe da potestade do ar (Ef 2.2).
Príncipe deste mundo (Jo 14.30).
O deus deste século (2 Co 4.4).
Já no que se refere às obras de satanás se
destacam:
Deu origem ao pecado tanto no universo como
na raça humana (Ez 28.15; Gn 3.13).
Causa sofrimentos (At 10.38).
Causa a morte (Hb 2.14).
Atrai ao mal (1 Ts 3.5).
Inspira pensamentos e propósitos iníquos (Jo
13.2).
E dentre outros, apossa-se dos homens (Jo
13.27). (BANCROF, 2006, pp. 305 a 308).
III – O LIVRO DE JÓ E O
OCASO DE SATANÁS
A vitória de Jó foi categoricamente à derrota
para Satanás. O segredo para ser vitorioso pode ser descrito nas palavras de
Tiago: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e
ele fugirá de vós (Tg 4.7).
[...] Na sequência, Tiago
relaciona que o Diabo procura de todas as formas atrapalhar para que não nos sujeitemos
à vontade de Deus. Porém, se resistirmos às suas sugestões, afirma o apóstolo,
ele fugirá de nós. Ou seja, a melhor forma de mantermos o Diabo afastado de nós
é nos sujeitarmos à vontade de Deus (DANIEL, p. 122).
Verdade que se torna perceptível na vida de
Jó, pois ele continuou sujeito à vontade de Deus e alcançou o testemunho corroborativo
do Senhor no final da prova de que era: reto e temente (Jó 42.7,8).
Referência:
BRANCROFT.
Emery H. Teologia Elementar, doutrina e
conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.
COELHO,
Alexandre. DANIEL, Silas. Fé e Obras,
ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica. Rio de Janeiro: CPAD,
2014.
GONÇALVES. José. A fragilidade humana e a Soberania Divina: O sofrimento e a restauração
de Jó. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.
RADMACHER,
Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O
Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central
Gospel, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário