Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Subsídio para aulas da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – Jezabel: Fazendo a diferença para o mal

 

 Jezabel: Fazendo a diferença para o mal

A Síntese da lição em apreço permite compreender que Jezabel, na história sagrada, é um ícone da maldade, do desvio do culto a Deus e da perseguição aos que temem ao Senhor.

Sendo que o Texto do Dia outorga como aplicabilidade a seguinte compreensão:

A resposta de Jeú a Jorão apontou as prostituições de Jezabel, mãe de Jorão. O adultério espiritual dessa mulher produziu abomináveis práticas demoníacas no reino e selou sua destruição (1 Rs 21.25,26). Como Deus havia ameaçado, tais atividades certamente causariam a ruína da nação (Dt 28.25,26). Jeú justificou seus atos como um julgamento pelos pecados de Jezabel (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 609).

A presente lição tem como objetivos:

Mostrar que Jezabel foi uma mulher com fé para o mal.

Explicar como era a influência de Jezabel em Israel.

Saber como se deu o fim de Jezabel.

I – UMA MULHER COM FÉ PARA O MAL

Conforme Coelho algumas observações de Jezabel merecem bastante atenção:

Jezabel tinha origem fenícia, um povo que se dedicava à construção de embarcações e ao comércio (2020, p. 82).

Jezabel foi criada na cultura dos fenícios. A sua adoração a Baal certamente lhe foi ensinada na infância, e essa mentalidade de adoração seguiu os passos dela até a sua morte. Como fiel ao culto a Baal, ela não hesitou em levar a sua crença à terra de Israel (2020, p. 83).

A influência de Jezabel na história de Israel é registrada na Palavra de Deus por causa do casamento dela com o rei Acabe, que é descrito na Bíblia como um rei que “fez o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele” (1 Rs 16.30). Acabe conseguiu superar, dos reis que vieram antes dele, toda a maldade que eles fizeram juntos (2020, p. 84).

A primeira citação permite compreender a origem de Jezabel. É necessário recordar que os fenícios foram destaque na história por desenvolverem o alfabeto, porém este sem as vogais. O comércio e o desenvolvimento marítimo proporcionaram aos fenícios a prosperidade.

Já a segunda citação permite compreender que Jezabel foi educada na cultura fenícia no que tange a adoração a Baal. Ao casar com o monarca de Israel, Jezabel não se envergonhou de sua cultura, ao contrário ela divulgou os princípios religiosos em que ela acreditava serem princípios autênticos.

Por fim, a terceira citação, permite olhar para o casamento como jugo desigual. Jezabel conduziu Acabe e Israel ao colapso espiritual.

II – A SUA INFLUÊNCIA EM ISRAEL

Jezabel como líder teve a capacidade de influenciar os israelitas à idolatria.

Devota a Baal, deus da fertilidade, Jezabel conduziu o povo ao costume da prostituição cultual. No culto a Baal os adoradores, principalmente no período de seca, ofertavam pessoas em holocaustos. Geralmente os primogênitos eram oferecidos vivos, ou seja, eram queimados vivos, ação que tinha como objetivo apaziguar a ira da divindade.

Sob as ordens de Jezabel profetas foram perseguidos e Nabote foi assassinado.

O que mais pesa nesse crime é o fato de que Nabote foi morto por causa de um falso testemunho, sob a acusação de que tinha blasfemado contra Deus. Jezabel não servia ao Senhor, mas usou o nome dEle para promover uma acusação contra Nabote e matá-lo. Nabote havia respeitado o direito de manter a herança da sua família, mas foi acusado de ser blasfemo e, ainda por cima, por homens que tinham deixado de lado a fé no Deus Eterno.

Gente sem Deus pode usar o nome dEle quando lhe convém. Dois homens, filhos de Satanás, deram um falso testemunho, e Nabote foi apedrejado até morrer (COELHO, 2020, p. 87).

III – O FIM DE JEZABEL

Jezabel foi morta segundo a Palavra do Senhor.

A morte de Jezabel levou um tempo para ocorrer. Entretanto, não devemos pensar que o Senhor deixou de punir a impiedade dela. Deus fez justiça contra as maldades dela quando Jeú, que foi ungido rei por Eliseu, entrou no palácio de Jezreel e mandou jogá-la de uma das janelas da habitação real.

Findava-se, portanto, a vida da feiticeira e prostituta Jezabel (COELHO, 2020, p. 89).

Pode durar, porém, Deus no momento certo punirá a impiedade cometida por alguém. Fato que é perceptível na pessoa de Jezabel que perseguiu os santos profetas e procurou com todas as forças matar a Elias. No entanto, o fim de Jezabel que foi trágico.

Referência

COLEHO, Alexandre. Os Bons e Maus exemplos: aprendendo com homens e mulheres da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário