A Sunamita: quando a fé faz a diferença em atitudes
A Síntese da lição em apreço permite
compreender que A Sunamita nos mostra que a bondade e a
generosidade são importantes aos olhos de Deus, e que tais atos têm sua
recompensa.
Sendo que o Texto do Dia outorga como
aplicabilidade a seguinte compreensão:
A amizade de Eliseu com a
mulher de Suném também se parece com a de Elias com a viúva de Sarepta (1 Rs
17.8-16). O adjetivo com que ela descreve Eliseu, santo homem de Deus, indica
que ela percebeu que o profeta era verdadeiramente separado para o ministério (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, 2013, p. 601).
A presente lição tem como objetivos:
Conhecer a respeito da
mulher que viva em Suném.
Mostrar os milagres e
adversidades enfrentados pela Sunamita.
Refletir a respeito da
ação de Deus na vida da Sunamita.
I – A MULHER QUE VIVA EM
SUNÉM
Sobre Suném pode ser citado que:
Significa, Lugar de repouso; uma cidade da herança de Issacar, Js 19.18. Onde
Eliseu ressuscitou o filho da sunamita, 2 Rs 4.8 (BOYER, p. 718).
A respeito da sunamita pode ser compreendido
que ela era:
Uma mulher com recursos financeiros (2 Rs
4.8).
Uma mulher sensível para com o cuidado com as
pessoas. Pois, para com Eliseu a sunamita utilizou com primazia o dom do
compartilhamento (Rm 12.8). Repartir é a
disposição, capacidade e poder, dados por Deus a quem tem recursos além das
necessidades básicas da vida, para contribuir livremente com seus bens
pessoais, para suprir necessidades da obra ou do povo de Deus (2 Co 8.1-8; Ef
4.28) (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL, 1995, p.1722).
II – MILAGRE E ADVERSIDADE
A hospitalidade desta mulher era tão grande
que a sunamita em comum acordo com o esposo constrói um cômodo onde o profeta
poderia descansar enquanto viajava por aquela região. Fazendo justiça ao
significado de Suném, lugar de repouso, a sunamita construiu um quarto para que
o profeta Eliseu tivesse naquela cidade o repouso necessário.
Ao observar a ação da sunamita em cuidados
para como o profeta, Eliseu anelou em retribuiu a generosidade. Atitude esta
permitiu que a sunamita que até então não era mãe, torna-se mãe de um garoto.
Portanto a generosidade da sunamita lhe
outorgou um filho.
Passando o tempo da
gestação, conforme a palavra de Eliseu, nasceu um menino, trazendo alegria
àquela casa. O Senhor surpreendeu aquela família, completando o lar com uma
criança. Isso pode parecer estranho em dias como os nossos, em que há um clamor
de certos ramos da sociedade para dar permissão à mulher dar cabo da vida de
crianças que ainda não nasceram. Deus valoriza a vida, e o presente que Ele deu
para a sunamita foi um filho (COELHO, 2020, p. 95).
III – A AÇÃO DE DEUS NA VIDA
DA SUNAMITA
Nem sempre a fonte da palavra de Deus para
com o profeta será direta. Deus não falou ao profeta Eliseu que o filho da
mulher tinha morrido.
Porém, a sunamita foi até o profeta e revelou
a morte da criança. Compreende-se que Deus utiliza de multiformes maneiras para
expressar a Sua palavra para com os santos profetas.
Assim como também fica bem nítido que Deus
requer que todos apresentem a Ele as suas próprias demandas. A sunamita vivia
em um período histórico em que para se chegar até Deus era necessário um
mediador que estivesse sobre o desenvolvimento de um ministério. Portanto, nos
dias hodiernos, Cristo é o mediador de todos os homens, logo não é necessário
que os crentes aguardem por outros para orarem.
Sob o ministério de Eliseu o Senhor
ressuscita o garoto. Pois, Deus protege em meio a adversidade.
Referência
BÍBLIA
DE ESTUDO PENTECOSTAL. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
BOYER.
Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD.
COLEHO,
Alexandre. Os Bons e Maus exemplos:
aprendendo com homens e mulheres da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.
RADMACHER,
Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O
Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central
Gospel, 2013.
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