Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 17 de agosto de 2021

EBD - Subsídio da Lição: NAAMÃ É CURADO DA LEPRA

EBD - Subsídio da Lição: NAAMÃ É CURADO DA LEPRA

A verdade prática apresenta a seguinte descrição:

Deus não opera milagres necessariamente segundo nossas expectativas. Ele faz da forma e no momento que lhe apraz.

A presente lição, além do profeta Eliseu, apresenta outros três personagens importantes para compreender o contexto histórico e a narrativa do milagre descrito em 2 Reis 5, que são: a menina cativa, Naamã e Geazi.

Sendo que a lição tem como objetivo geral: Revelar que Deus deseja curar e salvar a todos. E como objetivos específicos: Relatar a busca de Naamã por sua cura; Salientar o orgulho e a falta de fé de Naamã; e, Identificar a ambição de Geazi.

I – NAAMÃ, O CHEFE DO EXÉRCITO SÍRIO

Naamã é apresentado em 2 Reis 5.1 com um título (chefe do exército do rei da Síria), com reconhecimento do rei (grande homem diante do seu senhor), com virtude social (homem valoroso), porém, com um grave problema físico (leproso).

Esse general arameu, Naamã, é uma figura marcante entre os inúmeros relatos bíblicos. Este versículo é cheio de expressões que descrevem sua personalidade, sua honra e sua habilidade. Surpreendentemente, lê-se que suas vitórias militares foram garantidas pelo Senhor. A palavra hebraica traduzida como leproso designa qualquer doença séria de pele (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 602).

Neste relato bíblico há uma personagem importante que pouco é notável, uma menina, que foi presa em uma da investidas militares do reino Sírio sobre Israel. Menina levada cativa, sem nome que a identifique no relato sagrado, porém, torna-se um exemplo em ser notável por sua fé e convicções em Deus, e a credibilidade desta ao ministério profético de Eliseu.

Deus usou o testemunho de uma jovem serva judia para levar o general do maior inimigo militar de Israel a ter fé na Sua Palavra.

Apesar de Eliseu ter viajado com frequência e, às vezes, ter habitado no monte Carmelo (2 Rs 4.25), ele aparentemente manteve uma residência na cidade de Samaria (2 Rs 5.9,24;2.25;6.9-7.20). (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 602).

O presente tópico oferece aos cristãos da atualidade a seguinte lição prática: O status social não limita ou possibilita a ação do cristão testemunhar a respeito da pessoa de Deus. Pois, sendo a menina serva, fato que não há impossibilitou de testemunhar.

II – O MERGULHO NO RIO JORDÃO

Eliseu não foi cativado pelo o grande luxo apresentado por Naamã, mas de fato foi conduzido a testemunhar que em Israel o Deus de Abraão é o único Deus. Assim como instruir a Naamã que a humildade é o passo inicial para o milagre. Milagre não se compra, milagre não se negocia. Naamã tentou pagar por um milagre, porém Deus usou o profeta para mostrar que milagre se conquista pela humildade e se concretiza pela vontade suprema do Senhor.

O milagre não foi o mergulhar nas águas do Jordão, o milagre foi uma operação divina sobre a vida de Naamã tendo Eliseu como o instrumento necessário e certo para o momento.

Eliseu mandou o comandante exercitar a sua obediência e fé mergulhando no rio Jordão, o que certamente foi humilhante para Naamã, porém necessário, pois, além da cura física, ele também precisava da cura do seu orgulho e da idolatria, e todas essas bênçãos foram alcançadas na sua vida (POMMERENING, 2021, p. 97).

Por fim, o presente tópico oferece aos cristãos da atualidade a seguinte lição prática: O milagre não está em um objeto específico (amuleto da fé), mas no ato humilde e obediente.

III – GEAZI É ACOMETIDO DA LEPRA

O profeta Eliseu rejeitou os presentes exuberantes que Naamã queria outorgar-lhe, pois o homem honesto consigo e com Deus não se deixa vender. O profeta perderia os presentes, mas não perderia a presença de Deus na sua vida, pois essa presença era a garantia de que o seu ministério era abençoado e frutífero (POMMERENING, 2021, p. 100).

Por outro lado, Geazi conduzido pela ganância mentiu e como fruto deste ato pecaminoso foi acometido de lepra, pois:

[...] Geazi dispensou os homens antes de chegar a um lugar onde os presentes obtidos pela ganância poderiam ser observados pelas pessoas que sabiam acerca de Naamã e Eliseu.

Como Geazi já havia mentido para Naamã (v.22), certamente mentiria para Eliseu.

Não foi contigo o meu coração...? O uso do termo coração sugere não somente o conhecimento, mas também o forte sentimento que Eliseu tinha por Geazi (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 603).

Por fim, o presente tópico oferece aos cristãos da atualidade a seguinte lição prática: O milagre não se compra. E há consequência para com as pessoas que praticarem os pecados de ganância e de mentira.

Referência:

POMMERENING, Claiton. O plano de Deus para Israel em meio à infidelidade da nação. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário