Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 31 de agosto de 2021

EBD - Subsídio da Lição: O CATIVEIRO DE ISRAEL: REINO DO NORTE

 O CATIVEIRO DE ISRAEL: REINO DO NORTE

A verdade prática apresenta a seguinte descrição:

Deus sempre adverte seu povo sobre os perigos da idolatria e suas terríveis consequências.

O cativeiro de Israel foi à demonstração que o reino do norte estava em decadência política, social, econômica e principalmente em decadência religiosa.

[...] As advertências de Deus para que abandonassem a idolatria e fossem poupados não surtiu efeito. A nação afundava-se nos seus pecados cada vez mais. A solução de Deus para o seu povo escolhido foi dispersão por meio do cativeiro, não sem antes agir com misericórdia e amor, como demonstrado pelo profeta Oseias (POMMERENING, 2021, p. 111).

Portanto, a presente lição tem como objetivo geral: Compreender que nossas transgressões nos afastam de Deus. E como objetivos específicos: Destacar as injustiças cometidas por Israel; Ressaltar a insistência de Israel no pecado da idolatria; Salientar o sincretismo em Samaria.

I – SAMARIA É CERCADA PELO REI DA ASSÍRIA

Sobre o cerco de Samaria pelo o rei da Assíria percebem-se dois fatores predominantes: primeiro, a rebelião de Oseias; e, como segundo fator, nota-se a consequência do pecado de idolatria dos israelitas. Deus é bondoso e ama o pecador, porém Deus reprova o pecado cometido pelo o ser humano.

No que tange a pessoa do rei Oseias conforme 2 Reis 17 pode citar que:

Fez o que era mal aos olhos do Senhor (v. 2).

Conspirou inutilmente contra Salmanseser, rei da Assíria (v. 4).

 Já referente a Israel no capítulo em apreço torna-se evidente que:

Temeram outros deuses (v. 7).

Seguiram os estatutos das outras nações (v. 8).

Desenvolveram imagens e as cultuaram (v. 10,11).

Não atentou para com a Palavra do Senhor ministrada pelos os profetas (v. 14).

Sacrificaram seus filhos aos deuses ao passarem estes ao fogo (v. 17).

Deus não se deixa escarnecer. Ele especialmente não tolera quando o coração está dividido com outros deuses que disputam lugar e dão ordens ao coração humano; ou seja, o ser humano passa a fazer escolhas segundo o seu falso deus em detrimento das sábias escolhas da Palavra de Deus, que são vida.

Todos os pecados de Israel foram amplamente incluídos nas profecias com sérias advertências ao arrependimento e apelando à misericórdia e ao amor de Deus (POMMERENING, 2021, p. 114).

II – OS PECADOS DO POVO E SUA QUEDA

O império assírio exercia supremacia militar e política na época em que Oseias profetizava. A mensagem do profeta era voltada para Samaria, capital do Reino do Norte. No período havia prosperidade econômica, mas os passos da nação eram motivados pela apostasia.

Apostasia é o abandono premeditado da fé, isto é, desvio dos princípios fundamentais da fé cristã. Os israelitas em vários momentos da história judaica se desviaram, como por exemplo: no período dos juízes e no período do reino dividido.

Neste último os profetas comparava apostasia ao adultério. E esta é a realidade encontrada nos três primeiros capítulos do livro de Oseias.

Portanto, a história de Oséias relata o amor do marido para com a esposa, situação que corresponde diretamente com a demonstração de amor de Deus para com Israel. Amor incondicional. O único que ama de maneira incondicional é Deus, explicação categoricamente definida na Sua pessoa e no Seu nome, pois Deus é amor.

Ele nunca deixará de ser quem Ele é. Eis aí algo, que parece que Deus não pode fazer: Ele não pode escolher não amar, pois isso fere sua essência (POMERENING, 2017, p. 42,43).

III – OS ESTRANGEIROS OCUPAM SAMARIA

No ano de 722 a.C o reino do norte tornou-se cativo da Assíria (1 Re 17. 6,7). Os assírios tinham como prática de colonização misturar povos diferentes em um mesmo ambiente, fato que ocorreu com as dez tribos do norte (2 Rs 17.24-31), resultando que os descendentes dos israelitas não eram completamente judeus e nem gentios, daí o surgimento dos samaritanos.

Provavelmente 27.280 israelitas foram levados cativos, ficando após o exílio uns poucos pobres. Estes que ficaram se misturaram com os povos que se instalaram na região sobre o domínio da Assíria e desta mistura pode-se afirmar que:

Essa mistura de gente em Israel após o cativeiro assírio deu início ao povo samaritano, uma raça mista e odiada pelos judeus, em que qualquer pessoa era nomeada sacerdote ao bel-prazer daquele que tinha condições de sustentar um sacerdote. Como a terra ficou muito menos habitada do que era antes, leões começaram a proliferar e atacar as pessoas. Foi daí que surgiu a lenda de que atacaram pelo motivo de que não estavam adorando o deus da terra. Por causa disso o imperador assírio enviou um sacerdote de Betel que conhecia os costumes judaicos para tentar aplacar a ira de Deus. Israel, no entanto, já não adorava mais ao Senhor Deus fazia muito tempo (POMERENING, 2021, p. 118,119).

Referência

POMMERENING, Claiton Ivan. A obra da Salvação: Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

POMMERENING, Claiton. O plano de Deus para Israel em meio à infidelidade da nação. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário