Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

EBD - Subsídio da Lição: O REINADO DE EZEQUIAS

 O REINADO DE EZEQUIAS

A verdade prática apresenta a seguinte descrição:

Deus sempre ouve e guarda os sinceros de coração, que o obedecem e procuram agradá-Lo.

Provavelmente três sãos as explicações que podem ser usadas para compreender a diferença de Ezequias no que tange compará-lo aos seus antecessores que não andaram no caminho do Senhor, logo, as explicações são: Ezequais atentava para os conselhos de Isaías (2 Rs 19.6; 20.1-6), Ezequais fez aliança com o Senhor (2 Cr 29.10); e Ezequais desenvolveu reformas necessárias ao assumir o trono (2 Cr 29.3) (POMMERENING, 2021).

Portanto, a presente lição tem como objetivo geral: Asseverar que o Senhor ouve a oração dos que o temem. E como objetivos específicos: Apresentar o íntegro reinado de Ezequias; Sinalizar as afrontas de Senaqueribe; Registrar o fim de Senaqueribe

I – O JUSTO REINADO DE EZEQUIAS

A integridade do reinado de Ezequias com o Senhor se define mediante o atentar para com os conselhos do profeta Isaías e também no desenvolver prático para com a aprendizagem. Não adianta o indivíduo possuir os melhores conselheiros se não atentar para o desenvolvimento prático da aprendizagem.

Como reformista Ezequias:

Destruiu os altares;

Reabriu as portas do templo;

Restabeleceu as ofertas e os sacrifícios;

Reinstituiu os ofícios sacerdotais;

E, celebrou a páscoa.

[...] mas a principal característica de Ezequias foi que ele “se chegou ao Senhor, não se apartou de após ele e guardou os mandamentos” (2 Rs 18.6), uma grande qualidade par um verdadeiro homem de Deus (POMERENING, 2021, p. 124).

Sobre celebrar a páscoa é necessário salientar que a ação de celebrar a páscoa é para quem tem comunhão com Deus, pois a páscoa refere se a passagem e isto corresponde ao passado, tornando se um memorial (Êx 12.14). Portanto, a páscoa é para quem tem lembrança. Lembrança do ato de libertação que foi feito por Deus. E quem tirou o povo do Egito não foi o merecimento e nem a força do povo israelita, mas a ação foi por Deus exercida e também para a gloria de Deus (Dt 26.8,9). E por fim, celebrar a páscoa é para quem espera em Deus. Portanto, o rei Ezequias demonstrou que tinha comunhão com Deus, tinha lembrança da ação de Deus e esperava em Deus.

II – SENAQUERIBE INVADE JUDÁ

A ameaça de Senaqueribe tinha como estratégia intimidar o rei de Judá, difamar Ezequias e diminuir a grandeza de Deus. Quando Senaqueribe utiliza do artefato em diminuir a grandeza de Deus, ele apresenta a sua glória, ou seja, o orgulho torna-se visível neste personagem histórico.

O fim do orgulho se notabiliza na queda. A ação em diminuir a grandeza de Deus se define em cavar a própria sepultura. Não apenas a sepultura do rei, mas do império Assírio.

Entretanto, As ameaças causaram medo em toda corte de Ezequias e no povo (2 Rs 18.37; 19.1), ao que Ezequias consultou o profeta Isaías (Is 37.1-7), que vaticinou a vitória do povo de Deus e confortou o rei. Obediência a Deus não é sinônimo de ausência de problemas e enfrentamentos, porém a mão protetora do Senhor nunca deixou o seu povo desamparado (POMERENING, 2021, p. 127).

III – A ORAÇÃO DO REI E O LIVRAMENTO DO SENHOR

Após ser confortado pelo o profeta Isaías, o rei de Judá, se apresentou diante do Senhor em oração. Lembrando que:

 A oração é, primeiramente, uma forma de relacionamento. Quem ora quer se relacionar, conversar, ser respondido, abrir o coração e levar suas percepções e anseios a Deus. Oração é diálogo e troca; é uma ação que implica liberdade e aconchego com aquele a quem nos dirigimos (TEDESCO, 2020, p. 9).

Dentre as finalidades percebe-se que a oração proporciona melhor relacionamento com Deus; outorga segurança em meio aos desafios; possibilita melhor visão diante das questões espirituais e até matérias; e , vivifica a esperança em meio a qualquer situação da vida.

Tedesco acrescenta:

Por intermédio da oração, preparamo-nos, de forma progressiva e vigorosa, para as grandes experiências espirituais em nossa trajetória de vida (2020, p. 9).

O grande resultado da oração de Ezequais foi a concretização da vitória do povo de Judá. Livramento definido na ação de um anjo do Senhor que matou 185 mil assírios. Quando o crente ora, o mesmo percebe-se que quem peleja é o próprio Deus.

Referência

POMMERENING, Claiton. O plano de Deus para Israel em meio à infidelidade da nação. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

TEDESCO, Marcos. Ensina-nos a orar: exemplos de pessoas e orações que marcaram as escrituras. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário