Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

EBD - Subsídio da Lição: O REINADO DE JOSIAS

O REINADO DE JOSIAS

A verdade prática apresenta a seguinte descrição:

Nos dias de hoje, Deus ainda levanta homens e mulheres dispostos a combater a cultura da idolatria que se perpetua através das gerações.

Josias foi o último rei justo que governo o reino do sul. O sucesso do reinado de retidão de Josias está associado com o encontro do livro da Lei. Logo, a palavra que define a presente lição como conceito chave é avivamento. Avivamento significa trazer de volta à vida. Porém, o avivamento só é possível aos vivos, pois o pecador não pode ser avivado. Quando alguém é avivado isto indica que ele está vivo, está despertado, é um ser animado, pois é um indivíduo estimulado. Entretanto, avivamento corresponde com o ato da conversão e com o ato da santificação. A conversão é o momento em que o homem é tirado do mundo, enquanto que a santificação é a retirada do mundo do coração do homem.

Portanto, a presente lição tem como objetivo geral: Pontuar o avivamento gerado por Josias. E como objetivos específicos: Evidenciar o encontro de Josias com o livro da Lei; Destacar a dedicação de Josias na destruição dos ídolos; e, Identificar o retorno da celebração da Páscoa.

I – JOSIAS REPARA O TEMPLO

No governo de Josias o livro do Senhor foi encontrado na casa do Senhor. A descrição histórica demonstra um zelo descompromissado por parte dos judeus responsáveis em cuidar da palavra do Senhor. No que tange ao zelo percebe-se que a Palavra do Senhor estava bem guardada, porém ela foi bem escondida ao ponto dos líderes religiosos não terem, conforme o que se entende do texto, o contato com o livro.

Ao ler o livro do Senhor o rei Josias agiu ao ponto de rasgar as vestes e demonstrou profunda tristeza e consternação. Há uma tristeza segundo Deus quando o servo percebe-se que cometeu algo errado e volta para o Senhor com arrependimento sincero.

Arrependimento é um ataque sem tréguas contra toda impiedade e idolatria, a começar pela própria pessoa, como foi o caso de Josias. Só depois é que ele colocou em prática as maneiras de alcançar o maior número de pessoas para um novo pacto com o Senhor Deus [...]

O quebrantamento de Josias é um exemplo muito importante que todo crente pode seguir na sua luta contra o pecado e, também, para reforçar o desejo de ser piedoso e temente a Deus (POMERENING, 2021, p. 136).

Enquanto o rei voltou para o Senhor, a nação foi nos dias deste monarca livre da condenação, porém após a morte de Josias o julgamento do Senhor ocorreria sobre a nação.

II – RENOVAÇÃO DO PACTO COM O SENHOR

Ao ler a Palavra do Senhor o rei mobilizou o povo para também compreender a mensagem. Reuniu todo o povo para ouvirem a leitura da lei do Senhor (2 Rs 23.1,2).

Portanto, o profeta Habacuque escreveu da seguinte maneira: ouvi Senhor a tua palavra e temi. Logo, o avivamento é causa e consequência da pregação da palavra. Na ausência da palavra não haverá avivamento.

Quando falta a pregação da Palavra. Não há exposição da palavra de Deus quando o crente está preso em obrigações e vontades.  Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça (2 Tm 3.16). Paulo tratou se de toda a Escritura, não de uma pequena parte da Escritura.

Efeitos causados pela ausência da Palavra. As consequências no meio cristão quando não há exposição da Palavra de Deus são catastróficas. Segundo os escritos do profeta Oseias na ausência do conhecimento da Palavra de Deus a destruição será completa, o meu povo foi destruído (Os 4.6), e também, ministros são rejeitados por rejeitarem o conhecimento do Senhor.

Porém, as consequências não param por aí, há mais efeitos como, por exemplo, a ausência de crescimento. O apóstolo Pedro escreveu na sua segunda epístola; antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pe 3.18). Portanto, não havendo explanação da Palavra de Deus não há crescimento, ou seja, o povo não é edificado.

III – CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA

O triste no que se refere ao estudo da história de Josias corresponde ao fator em que a páscoa foi comemorada 18 anos após o início do seu reinado, porém percebe-se que mesmo no ato da demora em ocorrer à celebração da páscoa. A sua cerimonia foi considerada a maior da monarquia.

Além da celebração da páscoa, outra ação magnifica de Josias foi o reestabelecimento da liturgia. Assim, como também a Arca da Aliança voltou para o seu lugar, e a reforma estava completa, e, durante o reinado de Josias, o povo de Israel adorou somente a Deus, o Senhor (POMERENING, 2021, p. 139).

Referência

POMMERENING, Claiton. O plano de Deus para Israel em meio à infidelidade da nação. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário