Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS

 A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS

Conforme a Síntese:

Estudar a respeito do fim de todas as coisas, à luz da Bíblia, traz consoo e esperança para o crente, e glorificar aquele que tem o controle da história: Jesus. Lembrando que: Estudar acerca do fim dos tempos apresenta-se como uma tarefa de cunho, sobretudo, espiritual. Assim, a mera curiosidade pelos temas escatológicos não deve servir de único estímulo, haja vista que a verdadeira escatologia tem como objetivo trazer um reconhecimento mais profundo da majestade e soberania de Jesus (SOARES, 2021, p. 9).

A presente lição tem como objetivos:

Apresentar a doutrina das últimas coisas dentro de uma perspectiva bíblica;

Mostrar porque devemos estudar a doutrina das últimas coisas;

E, Compreender que devemos viver segundo a esperança cristã.

I – A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS E A BÍBLIA

O estudo a respeito dos últimos acontecimentos traz para os salvos a esperança e muito regozijo. Já para os ímpios a ocorrência das últimas coisas trará desolação, dor e desespero. Portanto, escatologia é o estudo sistemático das últimas coisas.

Lima de maneira didática divide o estudo da escatologia em duas partes: escatologia geral e escatologia individual (2015, p. 9).

A escatologia geral abrange os seguintes estudos:

O fim dos tempos, o arrebatamento da igreja, a grande tribulação, a vinda de Cristo, o milênio, o juízo final e o perfeito estado eterno.

Já a escatologia individual corresponde com os seguintes temas:

O estado intermediário, a ressurreição dos mortos e o destino final.

Sobre a temática, escatologia, Horton assim descreve:

O que a Bíblia diz a respeito dos últimos eventos da vida e da história não é mera reflexão. O Gênesis demonstra que Deus criou de conformidade com um plano que incluía sequência, equilíbrio, correspondência e clímax. Todas as coisas não acontecem por acaso. Depois, de Adão e Eva haverem pecado, Deus lhes fez a promessa de que o descendente da mulher esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15; cf. Ap 12.9). A partir daí a Bíblia desdobra paulatinamente um plano de redenção com promessas feitas a Abraão (Gn 12.3), a Davi (2 Sm 7.11,16) e aos profetas do Antigo Testamento. Promessas estas que preveem a vinda de Jesus e seu triunfo final. O Evangelho garante-nos ainda que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo (Fp 1.6). Isto é: a Bíblia inteira focaliza o futuro. Um futuro assegurado pela própria natureza de Deus (1996, p.609).

II – POR QUE DEVEMOS ESTUDAR A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS?

O próprio tópico apresenta três respostas à pergunta acima:

Para termos uma vida santa.

Para estarmos sempre alertas.

Para termos esperança e sabermos combater as heresias.

O conhecimento escatológico permite ao cristão o desenvolvimento do desejo de está mais próximo do Senhor. Este desejo corresponde ao processo de santificação progressiva, ou seja, a cada dia dedicando e consagrando ao Senhor.

O conhecimento escatológico também proporciona ao cristão o desenvolvimento de uma vida em constante vigilância. A vigilância corresponde a está em alerta, ou seja, o cristão estará sempre de prontidão para não cair em tentação.

Há termos em destaque no estudo da Doutrina das Últimas Coisas que são fundamentais para conhecimento dos estudantes da Bíblia Sagrada.

Os pré-tribulacionistas são os que defendem o retorno de Jesus anterior aos sete anos de tribulação sobre a terra. Logo, o propósito da Grande Tribulação não é para a Igreja, mas para os israelitas.

Os pré-milenistas defendem que o retorno de Jesus será anterior ao milênio.

Os pré-milenistas  entendem as profecias do AT, bem como as de Jesus e do NT, de modo tão literal como seus contextos admitem. Reconhecem que o modo mais simples de interpretar essas profecias é colocar a Segunda Vinda de Cristo, a ressurreição dos crentes e o tribunal de Cristo antes ao Milênio, depois quais haverá uma soltura temporária de Satanás, seguida por sua derrota final. Então virá o julgamento do Grande Trono Branco do restante dos mortos, e finalmente, o reino eterno dos novos céus e nova terra (HORTON, 1996, p. 631).

Também é importante saber sobre os pré-milenistas.

Dentro do pé-milenialismo, em geral, existe uma variedade de pontos de vista acerca do arrebatamento da Igreja, os quais incluem o pré-milenialismo pré-tribulacional e pós-tribulacional. Em outras palavras os pré-tribulacionistas estão divididos quanto as suas opiniões de quando o arrebatamento ocorrerá em relação à Tribulação e ao Milênio (LAHAYE, 2008, p. 348).

Já os midi-tribulacionistas acreditam e defendem que a igreja passará pela metade da Grande Tribulação.

Os pós-tribulacionistas ensinam que a Igreja passará pela Grande Tribulação.

Há também os pós-milenistas que ensinam ser o Milênio uma extensão da Era da Igreja.

Por fim, os amilenista ensinam que não haverá milênio. Estes e muitos pós-mileninstas são considerados preteristas, ou seja, defendem que muitos dos temas escatológicos já aconteceram.

III – VIVENDO A ESPERANÇA CRISTÃ

Esperança trata-se de esperar, está associada com o amor e com a fé, ambas corresponde às três virtudes essências na vida do cristão. Portanto, a esperança é definitivamente uma virtude cristã, pois, somente o cristão pode ser otimista no que corresponde ao mundo. Também só o cristão pode ser otimista no enfrentar a vida com os obstáculos. E por fim, só o cristão pode vivenciar a morte com tranquilidade.

Sobre a esperança assim Ralph Riggs (apud, Horton) escreve:

A ressurreição e translação dos santos possui uma extensão de glória que não conseguimos compreender [...] Virá o tempo em que o Espírito Santo nos envolverá no seu poder, transformará o nosso corpo pela sua força, e nos transportará para a glória [...] Essa será a manifestação dos filhos de Deus, a gloriosa liberdade dos filhos de Deus [...] O clímax triunfante da obra do Espírito Santo (1996, p. 615).

Referência

HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

LIMA, Elinaldo Renovato de. O Final de todas as coisas: esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

SOARES, Reynaldo O. Martins. Jesus Cristo voltará: fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário