Deus é Fiel

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sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – CONHECENDO O EVANGELHO DE JOÃO

 CONHECENDO O EVANGELHO DE JOÃO

Conforme a Síntese:

O Evangelho de João é essencialmente cristológico e singular em relação aos demais Evangelhos.

Com base na descrição acima da verdade prática, conclui-se que:

ü    Há ênfase na mensagem cristológica.

ü    Há uma diferença entre o Evangelho de João comparado aos demais Evangelhos.

A presente lição tem como objetivos:

Apresentar a autoria, a época e o propósito do Evangelho de João;

Expor a riqueza doutrinária do Evangelho de João;

E, Compreender a Cristologia apresentada por João.

I – AUTOR, ÉPOCA E PROPÓSITO

Sobre a autoria do Evangelho há provas diretas e indiretas a respeito da escrita do Evangelho ter sido desenvolvida pelo o evangelista João. As provas diretas são as manifestações dos primeiros teólogos (Irineu, Clemente de Alexandria, Tertuliano e Justino), o escrito do primeiro histórico eclesiástico (Eusébio de Cesaréia) e as palavras das provas vivas, isto é, Policarpo e Papias que conheceram e aprenderam do evangelista João.

Já as provas indiretas são as registradas no próprio livro, destaque para as seguintes referências:

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo 1.14).

O termo, vimos, indica que o escritor do Evangelho era um discípulo que esteve presente com Jesus.

E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro (Jo 21.20-24).

Os versículos deixa claro que o discípulo amado escreveu o livro. O discípulo amado no decorrer do próprio livro, assim como da história da igreja percebe-se que se trata do evangelista João.

No que tange o propósito percebe-se com clareza o que escreveu João:

Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (Jo 20.31).

Primeiro para que creiais que Jesus é o Cristo, palavras escritas para os leitores judeus, enquanto a descrição, Filho de Deus, para os gentios. E em segundo, como resultado a vide no nome de Jesus.

II – RIQUEZA DOUTRINÁRIA DO EVANGELHO DE JOÃO

Tendo como base o capítulo 1 e o versículo 1:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Versículo que apresenta a riqueza do Evangelho. Primeiro, no princípio era o Verbo, frase que indica que o Verbo é eterno. Segundo, e o Verbo estava com Deus, frase que apresenta distinção entre o Verbo e o Pai, logo são duas pessoas distintas. E, em terceiro, e o Verbo era Deus, frase que corresponde em dizer que Jesus é Deus.

É importante ressaltar que existem inúmeros versículos que faz referência a divindade de Jesus Cristo:

Em Isaías 7.14 – Emanuel, Deus Conosco, isto é, Jesus é chamado de Emanuel.

Em Isaías 9.6 – Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, isto é, Jesus é chamado de Deus Forte, nome que revela um dos atributos pertencente unicamente a Deus.

Sobre João 5.23, assim escreveu Soares:

O Senhor Jesus ensinou que a honra devida ao Pai é a mesma devida ao Filho. Isso significa que o cristão deve adorar o Pai da mesma maneira que adora o Filho (2008, p. 53).

III – CRISTOLOGIA: SINAIS, SERMÕES E DECLARAÇÕES

Sobre os sinais vale citar o que disse o evangelista João:

Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém (Jo 21.25).

Sobre os sermões percebe-se a profundeza das palavras de Jesus na descrição dos servidores que tinha a missão para prendê-lo:

Responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem (Jo 7.46).

Já no que tange as declarações a respeito de Cristo há as descritas por Ele, sempre utilizando a frase: Eu Sou; assim como também há a citação de homens a respeito de Jesus. Para concluir a que mais marca em particular a minha pessoa é a frase de Tomé que apresenta Jesus como Deus e como Senhor.

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! (Jo 20.28).

Referência:

SOARES, Esequias. Cristologia: a doutrina de Jesus Cristo. São Paulo: Hagnos, 2008.

 

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