Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 25 de dezembro de 2021

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – ESPERANDO JESUS PARA HOJE

 Lições Bíblicas Jovens – ESPERANDO JESUS PARA HOJE

Conforme a Síntese:

A volta de Jesus Cristo será de forma inesperada. Pode se dar a qualquer dia e hora, por isso precisamos estar preparados.

Com base na descrição acima da verdade prática, conclui-se que:

ü    A volta de Jesus será de forma inesperada.

ü     Qualquer momento Jesus poderá arrebatar a sua igreja.

ü    O cristão precisa estar preparado.

 A presente lição tem como objetivos:

Compreender que precisamos aguardar a volta do Senhor com expectativa;

Mostrar que Jesus Cristo é aquele que voltará;

E, Saber qual deve ser as atitudes dos crentes diante da volta de Jesus.

I – A EXPECTATIVA DA VOLTA DO SENHOR

Há uma promessa. Promessa esta que é o arrebatamento da igreja. Lembrando que o arrebatamento será no abrir e fechar de olhos e tem como propósitos: a ressurreição dentre os mortos (1 Co 15.22,23), a transformação dos vivos (1 Co 15.51,52), o arrebatamento dos fiéis e a apresentação da igreja a Cristo na qualidade de esposa (Ap 19.7-9).

Outro fator importante referente ao pós-arrebatamento é compreender que as obras serão recompensadas. As obras a serem julgadas serão divididas em dois grupos: obras que não perecerão e as obras que perecerão.

Obras que não perecerão. Corresponde com as obras de ouro, prata e pedras preciosas.

Obras comparadas ao ouro correspondem com as obras realizadas pelos crentes para a glória de Deus. Indica também que estas obras foram realizadas em parceria com Deus, ou seja, em comunhão com Deus.

Para Lima: Se tratamos os irmão e os outros com o amor de Deus, isso é comparado a ouro (2015, p. 69).

Já as obras de prata correspondem com as obras desenvolvidas com a intenção básica a redenção das pessoas, ou seja, correspondem com atitudes voltadas para a pregação do Evangelho aos pecadores.

Sobre as obras de prata acrescenta Lima:

O crente que ganha almas, que prega a Palavra, que dá bom testemunho da sua fé em Jesus, está realizando obras de prata. Os obreiros do Senhor que cuidam bem do rebanho realizam obras de prata. Visitar os enfermos, os carentes, evangelizar, podem ser obras de prata (2015, p. 69).

Por fim, as obras comparadas a pedras preciosas correspondem com as obras desenvolvidas pelo poder do Espírito Santo na vida do cristão. Diretamente se associa com as obras desenvolvidas com o auxilio do Espírito Santo em outorgar ao crente os dons espirituais.

Para Lima: São obras na unção do Espírito Santo. Evangelizar, pregar, cantar na unção, podem ser pedras preciosas. (2015, p. 69).

Obras que perecerão. Correspondem com as obras de madeira, feno e palha.

As obras comparadas a madeira são comparadas às obras desenvolvidas pelas pessoas sem a intenção plena de fazerem para a glória de Deus.

Já as de feno correspondem com as atividades desenvolvidas com o interesse próprio, isto é, com o intuito da fama.

E por fim, as de palha indicam atividades desenvolvidas por pessoas inconstantes, isto é, obras sem firmeza da pessoa que a desenvolve.

O texto (1 Co 3.15) fala sobre o elemento fogo. O fogo aqui não corresponde com condenação, mas com avaliação das obras desenvolvidas pelos cristãos.

O fogo prova a qualidade do ouro, mas consome a madeira, o feno e o restolho. Algumas boas obras, na verdade, consistem em uma busca por reconhecimento. O verdadeiro valor desse serviço ficará óbvio para todos no dia do Juízo de Deus (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 416).

II – JESUS CRISTO, AQUELE QUE VOLTARÁ

Ao ressuscitar o Senhor Jesus demonstrou que Ele venceu o pecado, a morte, a Lei e a Satanás. Ao ser glorificado, ou receber de volta a glória que tinha desde a fundação do mundo, o Senhor Jesus notadamente se descreve como o grande vencedor.

 Logo, duas ênfases se descrevem posteriormente à compreensão da glorificação de Cristo:

Jesus é o único que pode salvar o homem: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At 4.12).

Jesus é o único que pode purificar: Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado (1 Jo 1.7).

III – ATITUDES DOS CRENTES DIANTE DA VOLTA DE JESUS

As atitudes devem ser: amar a vinda de Jesus, desfrutar da suficiência de Cristo e viver segunda a graça. Logo, se amar a vinda de Jesus é uma atitude a ser vivenciada pelos cristãos, percebe-se que o amor não poderá se esfriar. Pois, o esfriamento do amor é um sinal que a vinda de Jesus se aproxima.

Já sobre a graça biblicamente percebe-se que conforme a sua abrangência, a graça poderá ser comum, no que corresponde aos favores de Deus para com toda a humanidade, com propósito manter a vida e os recursos básicos para a manutenção da vida do ser humano; e, também é nítido nos escritos sagrados a respeito da graça especial que é obtida mediante a fé na obra vicária de Cristo na cruz, pela qual, Deus salva o pecador e outorga para o justificado o direito de filho de adoção.

Portanto uma atitude do cristão diante da volta de Cristo é desfrutar a graça especial de Deus, fato que corrobora para que o crente tenha uma vida cheia do Espírito Santo.

Referência

LIMA, Elinaldo Renovato de. O Final de todas as coisas esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário