O ZELO DO APÓSTOLO PAULO PELA SÃ DOUTRINA
A presente lição apresenta a seguinte
descrição na verdade prática: A igreja de Cristo é
a única instituição divina na terra que preserva e defende a sã doutrina diante
dos enganos e males das heresias.
Deus estabeleceu a família como instituição
antes da manifestação do pecado. Satanás conduziu o homem ao pecado para
destruir a família como instituição, porém Deus por intermédio da morte de
Jesus na cruz funda a sua igreja para que a sã doutrina seja preservada e
defendida.
[...] Em todas as cartas
paulinas, há um cuidado em manter a sã doutrina ensinada por Jesus aos seus
apóstolos, que passaram a ensinar a igreja do primeiro século. Paulo afirma ter
recebido a revelação do mesmo evangelho sem acrescentar ou diminuir a essência
da doutrina dos apóstolos (At 2.42; Ef 2.20). (CABRAL, 2021, p. 133).
Sendo que a presente lição tem como objetivo
geral:
Asseverar o zelo pela Sã
Doutrina. E como objetivos específicos: Conceituar e correlacionar ortodoxia e heterodoxia;
Advertir a respeito da ameaça da corrupção doutrinária; e, Apresentar a Igreja
como a guardiã da Sã Doutrina.
I – ORTODOXIA
VERSUS HETERODOXIA
De maneira sintética percebe-se que ortodoxia
corresponde ao ensino bíblico autêntico ou a tudo que está diretamente
associada com a verdadeira doutrina. Enquanto que heterodoxia indica ao ensino
que se opõe a sã doutrina.
Para Cabral:
[...] A doutrina cristã é
ortodoxa enquanto ela for mantida exatamente como Cristo a deixou e ensinou aos
seus discípulos. Já a falsa doutrina é heterodoxa, porque ensina “doutrina
diferente, falsa que nada tem com a genuína doutrina de Cristo” (CABRAL, 2021, p. 134).
Nos dias atuais a Igreja precisa ficar atenta
para com os acontecimentos doutrinários, pois:
Mas o Espírito expressamente
diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos
enganadores, e a doutrinas de demônios (1
Tm 4.1).
Apostatar não significa apenas a desviar-se
da verdade, mas corresponde com o afastar-se do verdadeiro ensino e mudar-se
para o oposto e iniciar a doutrinar e a praticar o que não corresponde com a
Palavra de Deus.
II – A AMEAÇA
DE CORRUPÇÃO DOUTRINÁRIA
A todos que ensinam outra doutrina cabe aos líderes
da igreja atentar para não permitir que a igreja seja alvo de engano, pois o ensino
contrário ao princípio bíblico conduz à apostasia.
Dois grupos se destacavam no que tange aos
causadores de desordem doutrinária, estes eram os judeus e os filósofos. O homem
não pode mudar o evangelho por suas próprias convicções, mas o evangelho muda
as convicções do ser humano e o transforma.
No que corresponde aos ensinos dos judeus,
percebe-se que eles menosprezavam os gentios por não serem descendentes de
Jesus, fato corroborado em não se encontrarem na genealogia de Cristo. Por
isso, os judeus segundo Paulo acreditavam na genealogia interminável, além de
pregarem a respeito de fábulas e lendas,
como por exemplo, o culto aos anjos.
III – A IGREJA
COMO GUARDIÃ DA SÃ DOUTRINA
A igreja por meio do ensino da Palavra se
notifica por ser coluna e firmeza da verdade. A igreja é um organismo vivo e
por Deus é admoestada a ser santa em toda maneira de viver. E a igreja é atribuída
à missão de sustentar, manter e defender a verdade
contra todo erro e oposição intelectual, religiosa e filosófica dos falsos
mestres (CABRAL, 2021, p. 136).
Portanto, o fim de todo ensino autêntico é a
manifestação do amor, sendo este de coração puro, e
de uma boa consciência, e de uma fé não fingida (1 Tm 1.5).
Como virtude compreende-se que o amor indica
entrega para que o bem do outro se manifeste. O amor edifica, assim como
proporciona força aos mais fracos na fé. A prática desta virtude aproxima as
pessoas, assim como uni a comunidade cristã.
Porém, além do amor nota-se que o cristão
deverá ter a fé não fingida, isto é, o cristão não poderá na sua prática ser um
hipócrita.
Referência:
CABRAL,
Elienai. O apóstolo Paulo: lições da
vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de
Janeiro: CPAD, 2021.
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