Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 5 de dezembro de 2021

EBD - Subsídio da Lição: O ZELO DO APÓSTOLO PAULO PELA SÃ DOUTRINA

 O ZELO DO APÓSTOLO PAULO PELA SÃ DOUTRINA

A presente lição apresenta a seguinte descrição na verdade prática: A igreja de Cristo é a única instituição divina na terra que preserva e defende a sã doutrina diante dos enganos e males das heresias.

Deus estabeleceu a família como instituição antes da manifestação do pecado. Satanás conduziu o homem ao pecado para destruir a família como instituição, porém Deus por intermédio da morte de Jesus na cruz funda a sua igreja para que a sã doutrina seja preservada e defendida.

[...] Em todas as cartas paulinas, há um cuidado em manter a sã doutrina ensinada por Jesus aos seus apóstolos, que passaram a ensinar a igreja do primeiro século. Paulo afirma ter recebido a revelação do mesmo evangelho sem acrescentar ou diminuir a essência da doutrina dos apóstolos (At 2.42; Ef 2.20). (CABRAL, 2021, p. 133).

Sendo que a presente lição tem como objetivo geral:

Asseverar o zelo pela Sã Doutrina. E como objetivos específicos: Conceituar e correlacionar ortodoxia e heterodoxia; Advertir a respeito da ameaça da corrupção doutrinária; e, Apresentar a Igreja como a guardiã da Sã Doutrina.

I – ORTODOXIA VERSUS HETERODOXIA

De maneira sintética percebe-se que ortodoxia corresponde ao ensino bíblico autêntico ou a tudo que está diretamente associada com a verdadeira doutrina. Enquanto que heterodoxia indica ao ensino que se opõe a sã doutrina.

Para Cabral:

[...] A doutrina cristã é ortodoxa enquanto ela for mantida exatamente como Cristo a deixou e ensinou aos seus discípulos. Já a falsa doutrina é heterodoxa, porque ensina “doutrina diferente, falsa que nada tem com a genuína doutrina de Cristo” (CABRAL, 2021, p. 134).

Nos dias atuais a Igreja precisa ficar atenta para com os acontecimentos doutrinários, pois:

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios (1 Tm 4.1).

Apostatar não significa apenas a desviar-se da verdade, mas corresponde com o afastar-se do verdadeiro ensino e mudar-se para o oposto e iniciar a doutrinar e a praticar o que não corresponde com a Palavra de Deus.

II – A AMEAÇA DE CORRUPÇÃO DOUTRINÁRIA

A todos que ensinam outra doutrina cabe aos líderes da igreja atentar para não permitir que a igreja seja alvo de engano, pois o ensino contrário ao princípio bíblico conduz à apostasia.

Dois grupos se destacavam no que tange aos causadores de desordem doutrinária, estes eram os judeus e os filósofos. O homem não pode mudar o evangelho por suas próprias convicções, mas o evangelho muda as convicções do ser humano e o transforma.

No que corresponde aos ensinos dos judeus, percebe-se que eles menosprezavam os gentios por não serem descendentes de Jesus, fato corroborado em não se encontrarem na genealogia de Cristo. Por isso, os judeus segundo Paulo acreditavam na genealogia interminável, além de pregarem a respeito de fábulas e lendas, como por exemplo, o culto aos anjos.

III – A IGREJA COMO GUARDIÃ DA SÃ DOUTRINA

A igreja por meio do ensino da Palavra se notifica por ser coluna e firmeza da verdade. A igreja é um organismo vivo e por Deus é admoestada a ser santa em toda maneira de viver. E a igreja é atribuída à missão de sustentar, manter e defender a verdade contra todo erro e oposição intelectual, religiosa e filosófica dos falsos mestres (CABRAL, 2021, p. 136).

Portanto, o fim de todo ensino autêntico é a manifestação do amor, sendo este de coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida (1 Tm 1.5).

Como virtude compreende-se que o amor indica entrega para que o bem do outro se manifeste. O amor edifica, assim como proporciona força aos mais fracos na fé. A prática desta virtude aproxima as pessoas, assim como uni a comunidade cristã.

Porém, além do amor nota-se que o cristão deverá ter a fé não fingida, isto é, o cristão não poderá na sua prática ser um hipócrita.

Referência:

CABRAL, Elienai. O apóstolo Paulo: lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário