Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

EBD - Subsídio da Lição: A GLORIOSA ESPERANÇA DO APÓSTOLO

 A GLORIOSA ESPERANÇA DO APÓSTOLO

A presente lição apresenta a seguinte descrição na verdade prática: A esperança gloriosa da volta de Jesus traz sobriedade para as nossas vidas, e disposição para exercer a fé e o amor em esperança.

A esperança trata-se de esperar, está diretamente associada com o amor e com a fé, ambas correspondem às três virtudes essências na vida do cristão. Portanto, a esperança é definitivamente uma virtude cristã, pois, somente o cristão pode ser otimista no que corresponde ao mundo. Também só o cristão pode ser otimista no enfrentar a vida com os obstáculos. E por fim, só o cristão pode vivenciar a morte com tranquilidade.

Sendo que a presente lição tem como objetivo geral:

Enfatizar a gloriosa esperança dos cristãos. E como objetivos específicos: Ressaltar a consciência de Paulo diante da morte; Apresentar a doutrina bíblica de Paulo sobre a volta do Senhor; e, Expor sobre os tempos e as estações até a volta do Senhor.

I – A CONSCIÊNICA DE PAULO DIANTE DA MORTE

O presente tópico tem como chave o seguinte texto:

Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda (Tm 4.6-8).

Portanto, percebe-se que a prática de um chamado estruturado será confirmada no fim da carreira ministerial. Paulo encerra suas atividades ministeriais se apresentado como soldado (combati o bom combate), como atleta (acabei a carreira) e como mordomo (guardei a fé).

Como soldado em sua missão Paulo foi valoroso e estratégico, como atleta o apóstolo foi incansável e submisso, e como mordomo Paulo concretiza o valor da paciência e da esperança para ser bem-sucedido ministerialmente.

II – A DOUTRINA BÍBLICA DE PAULO SOBRE A VOLTA DO SENHOR

O segundo tópico descreve dois fenômenos escatológicos fundamentais para a compreensão do futuro: arrebatamento e grande tribulação.

O mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Ts 4.16).

Alarido significa grande barulho. No texto corresponde ao fato da ressurreição dentre os mortos que ocorrerá no momento do arrebatamento. Voz de arcanjo indica que israelitas convertidos ao Senhor Jesus serão também arrebatados para estarem com Cristo Jesus. Já a trombeta de Deus corresponde com a participação daqueles que estiverem vivos no momento do arrebatamento da igreja.

O arrebatamento será no abrir e fechar de olhos e tem como propósitos: a ressurreição dentre os mortos (1 Co 15.22,23), a transformação dos vivos (1 Co 15.51,52), o arrebatamento dos fiéis e a apresentação da igreja a Cristo na qualidade de esposa (Ap 19.7-9).

Lembrando que a primeira fase será nos ares com o objetivo arrebatar a igreja (1 Ts 4.16,17), não será visível a todos. Enquanto, a segunda fase, juntamente com os santos Jesus virá a terra para reinar por mil anos, esta vinda será visível a todos (Mt 24.26,27).

No que tange a Grande Tribulação nota-se que ela será dividida em dois momentos: no primeiro momento haverá uma paz aparente com duração de três anos e meio, já no segundo momento a paz será retirada, logo a nação escolhida perceberá que o governo é uma armação maligna contra os israelitas.

Os primeiros três anos e meio serão marcados por avanços e pela falsa descrição do anticristo, pois o mesmo aparentará ser bom homem e bom líder, com as características necessárias para a realidade inicial do período da tribulação. Porém, na metade da semana, o anticristo fará cessar o sacrifício, ou seja, o mesmo será conhecido, pois abolirá com a falsa paz (Dn 9.27).

A Grande Tribulação de forma didática é compreendida em sete verdades:

A primeira verdade é que a Grande Tribulação será abrangente, pois será de âmbito mundial.

Já a segunda verdade indica que a Grande Tribulação será o pior tempo de aflição e angústia sobre a Terra.

A terceira verdade é que a Grande Tribulação tem uma relação direta com Israel.

A quarta verdade é que o trio da maldade governará sobe a Terra por sete anos.

Já quinta verdade corresponde com a salvação no período da Grande Tribulação (Ap 7.9-17).

A sexta verdade corresponde com o sofrimento e perseguição para com os que não aceitarem a marca da besta (Ap 12.17;13.15).

E a sétima verdade é que no final dos sete anos Jesus vencerá o anticristo.

III – DOS TEMPOS E DAS ESTAÇÕES ATÉ A VOLTA DO SENHOR

A ênfase do último tópico refere-se em descrever o Espírito Santo e o Povir, logo o texto básico é narrado por Jesus ao dizer:

Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.

Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.

E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

O Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês (Jo 14. 1, 2, 3, 16, 17, 18).

A doutrina do Espírito Santo permite aos cristãos o conhecimento da Terceira Pessoa da Trindade no que se trata: o Espírito Santo é Deus e o Espírito Santo é uma pessoa.

O nome Consolador se refere à relação do Espírito Santo com os homens. Consolador significa advogado, ou seja, aquele que foi chamado para o outro lado, ou em defesa de. 

Gratidão a Deus por mais um trimestre. A Deus toda honra e toda glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário