Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Lições Bíblicas Jovens – Subsídio para aula da EBD – O ENSINO DE JESUS SOBRE SANTIFICAÇÃO NO SERMÃO DO MONTE

O ENSINO DE JESUS SOBRE SANTIFICAÇÃO NO SERMÃO DO MONTE

Conforme o Resumo da Lição:

Devemos viver de forma que a luz de Cristo brilhe em nossa vida.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

ü    A luz de Cristo deve resplandecer no cristão.

ü    O viver do cristão definirá os resultados espirituais.

[...] O Sermão do Monte é um dos cinco grandes discursos deste evangelho, pois expõe a atividade educativa de Jesus sobre uma vida de santificação. Destaque para o poder do testemunho do cristão como sal da terra e luz do mundo, a prática da justiça para a glória de Deus e a autoridade do ensino de Jesus por ser experiencial, em que a teoria confunde-se com a prática. (NEVES, 2023, p. 88)

A presente lição tem como objetivos:

Conscientizar de que os santos são bem-aventurados;

Destacar que a santidade está diretamente relacionada com a prática da justiça e da solidariedade;

E, Mostrar a eficácia do ensino de Jesus sobre a santidade.

I – OS SANTOS SÃO BEM-AVENTURADOS

Jesus inicia o Sermão do Monte com as bem-aventuranças, continua com a definição em ser os seus seguidores sal da terra e luz do mundo e para fechar o olhar para com o terceiro tópico percebe-se que a próxima verdade ensinada pelo o Messias corresponde com a justiça do Reino de Deus.

Sobre as bem-aventuranças compreende que:

A felicidade do crente não resulta de seu próprio esforço e não está dentro de si mesmo o que ele deseja, ela vem de cima, a partir de uma nova natureza que é implantada no seu ser (Jo 3.5). Assim, procedendo conforme a Palavra de Deus e obedecendo-lhe, o crente desfruta das bênçãos que acompanham a salvação e na sua vida as bem-aventuranças estarão presentes (Ap 1.3; 14.13; 16.15; 19.9; 20.6; 22.7,14). (GOMES, 2022, p. 23)

O valor do sal só é notável na ação. Pois, o sal é importante no agir. No contexto histórico o sal teve grande participação para uma das maiores inovações no mundo do trabalho, isto é, o salário. Porém, o sal tem seu valor no agir, e se para isto, o mesmo não serve, deverá ser lançado fora. Duas são as principais ações do sal: outorgar sabor e preservar.

Já o valor da luz está notável no existir da luz. Pois, os benefícios da luz são inúmeros, como por exemplo: a visibilidade, o fornecimento de energia e a produção de alimentos.

No que tange a justiça de Deus compreende que esta é diferente da justiça dos escribas e dos fariseus, assim como a justiça divina está em harmonia com a Lei de Deus.

II – A SANTIFICAÇÃO DE DÁ POR MEIO DA PRÁTICA DA JUSTIÇA E DA SOLIDARIEDADE

O presente tópico salienta a respeito de uma vida solidária em ser piedoso para com o próximo, viver em plena intimidade com Deus em oração e em praticar o jejum.

Em Mateus capítulo 6 três princípios éticos são descritos como ações a serem concretizadas pelos os cristãos conforme o evangelista, que são: dar esmolas, orar e jejuar. Ambas as ações não devem ser executadas com o objetivo de ser o crente em Cristo a notoriedade visível, pois ao que dar esmola não saiba a mão esquerda o que faz a direita (Mt 6.3); assim como ao orares entre no aposento e fechando a porta, ore ao teu Pai que vê e está em oculto (Mt 6.6); e, ao jejuardes unge a cabeça e lava o rosto para que aos homens não pareça que jejuas (Mt 6.17,18).

A verdadeira motivação em auxiliar o próximo deverá ser a de glorificar a Deus e contribuir para com o bem de quem precisa, lembrando que assim quem ajuda ao necessitado está agindo para o alívio da dor de alguém, assim como está adorando ao Senhor.

III – A EFICÁCIA DO ENSINO DE JESUS SOBRE A SANTIDADE

Duas casas foram construídas, uma sobre a areia e outra sobre a rocha. O alicerce deverá ter como sustentáculo a rocha, pois se for construído na areia não haverá sustentação, vindo os ventos e as tempestades, destruirá a casa.

 

A vida espiritual não pode ser construída de qualquer maneira, colocando qualquer tipo de material como palha, feno, madeira, ouvindo qualquer pessoa (Sl 1.1,2). Daí a razão de Paulo dizer: “Veja cada um como edifica” (1 Co 3.10,12). É preciso, da parte do edificante, muita sabedoria e prudência na edificação de sua vida espiritual. Quem procura edificar sua vida nas palavras dos homens, e não nas palavras de Cristo, pode ter certeza de que a sua construção cairá, pois somente Jesus edifica a casa (Sl 127.1). (GOMES, 2022, p. 154)

Válido entender na prática que Jesus ensinava e pregava com autoridade. Os cristãos assim também deverão ministrar nestes dias tão difíceis, certo que a unção não corresponde com retórica ou com arte humana, mas compreende a ação espiritual conduzida e ministrada pelo o Espírito Santo.

Referência:

GOMES, Osiel. Os valores do Reino de Deus: a relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

NEVES, Natalino das. Separados para Deus: buscando a santificação para vermos o Senhor e sermos usados por Ele. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário