Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Subsídio para aulas da EBD: O AVIVAMENTO ESPIRITUAL NO MUNDO

O AVIVAMENTO ESPIRITUAL NO MUNDO

A verdade prática apresenta o seguinte enunciado:

Somente por intermédio do movimento do Espírito Santo, o mundo pode experimentar o verdadeiro avivamento espiritual.

A palavra-chave para a compreensão plena da lição é despertamento. E personagem e contexto histórico que será base para a aplicabilidade da lição é o profeta Ezequiel e o relato Bíblico sobre o vale de ossos secos.


A presente lição tem como objetivos:

Explicar o avivamento no tempo de Ezequiel;

Identificar os grandes avivamentos no mundo;

E, Mostrar que os avivamentos mudam o rumo da história.

O AVIVAMENTO NO TEMPO DE EZEQUIEL

Ezequiel era sacerdote e Deus o vocacionou para o ministério profético. No desenvolvimento ministerial Ezequiel perdeu a sua esposa. É importante salientar que o profeta Ezequiel foi conduzido ao cativeiro na leva de 10 mil judeus, na segunda condução de judeus para a Babilônia, isto é, nove anos depois da primeira condução dos judeus na qual constava com a presença de Daniel.

Segundo a tradição o profeta foi morto por um dos seus companheiros de exílio, que ele repreendera por sua idolatria. (BOYER, p. 312)

No exílio o profeta Ezequiel agiu como conselheiro para com o povo de Judá que estavam aflito. O profeta torna-se um dos personagens de maior importância espiritual entre o povo exilado.

A visão do profeta Ezequiel permite a observação de duas importantes descrições: vale e ossos. O vocábulo vale pode ser definido como um lugar de conflito interior (2 Rs 3.16-20); uma situação perigosa e estreita (Sl 23.4a); ou um lugar de dificuldade (Jz 4.13); e por fim, também poderá ter como descrição significativa um lugar de confronto com forças inimigas (2 Rs 9.16). Enquanto, o verbete ossos se associa com restos mortais.

É válido ressaltar que no final da profecia houve restauração o que corresponde com a ocorrência do avivamento global.

OS GRANDES AVIVAMENTOS NO MUNDO

Sempre houve e sempre haverá a ocorrência de avivamento no meio do povo de Deus. Enquanto alguns não se entregarão ao entendimento do verdadeiro chamado divino para com as suas vidas, perceberá por meio da história com haverá sempre os notáveis que se doarão no agir fiel para com o propósito de Deus.

A lição apresenta pessoas avivadas e suas ações, exemplo:

Os irmãos Wesley e o fervor missionário.

Evans Roberts e o avivamento inglês em que até os cinemas deixaram de existir, porque o prazer da população era está na casa do Senhor.

Charles Finney onde que percorria a unção era visível e sentida pelos os demais homens.

E, por fim Seymour e o avivamento do pentecostalismo que perdura até os nossos dias.

OS AVIVAMENTOS MUDAM A HISTÓRIA

A mudança ocasionada pelo o avivamento outorga alterações no contexto político, econômico e cultural.

Mudança na política percebe-se a democracia; na economia, é notável que os países que temem ao Senhor são agraciados pela prosperidade; e, na cultura é notável que o racismo não é aceito no cenário cristão.

Por fim, após o avivamento é notável que:

[...] Os avivamentos não se tornam permanentes. Por quê? Por razões bem simples e compreensíveis. Os homens que foram usados por Deus para serem instrumentos do avivamento passaram. Os seus sucessores não tiveram o mesmo ímpeto e interesse em manter “o fogo aceso”. (RENOVATO, 2023, p. 94)

Referências

BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 1966.

RENOVADO, Elinaldo. Aviva a tua obra: o chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário