Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Subsídio para aulas da EBD: O AVIVAMENTO PENTECOSTAL NO BRASIL

O AVIVAMENTO PENTECOSTAL NO BRASIL

A verdade prática apresenta o seguinte enunciado:

Deus derramou o grande avivamento pentecostal no Brasil. Ele pode avivar mais uma vez o seu povo.

A palavra-chave para a compreensão plena da lição é pentecostes. Pentecostes era uma das três grandes festas comemorada pelos os judeus. Festividade que ocorria cinquenta dias após a realização da páscoa, também é conhecida por ser a festa das primícias.

A presente lição tem como objetivos:

Mostrar que o movimento de Atos se repete no Brasil;

Pontuar o nascimento do novo movimento;

E, Explicar a expansão do avivamento pentecostal.

Algo bem interessante é notar a realização dos primeiros trabalhos evangelísticos no Brasil que conforme Silva:

No ano de 1557 houve a chegada dos crentes calvinistas que realizaram o primeiro culto evangélico em terras do continente americano, em 10 de março.

A igreja congregacional no Brasil teve início com a realização da primeira escola dominical que contou com a presença de cinco crianças, isto em 1855 com o casal Kalley.

Silva ainda comenta que:

Foi assim o começo da Escola Dominical – começo de um dos mais poderosos avivamentos da história da Igreja (1999, p. 136).

O MOVIMENTO DE ATOS SE REPETE NO BRASIL

Há duas bênçãos conferidas por Deus para com a igreja, são elas: a salvação e o batismo com o Espírito Santo. São duas experiências distintas e processuais na e para com a vida do cristão.

Ambas as experiências são visíveis na igreja em Éfeso “Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes?” Quando crestes corresponde com a bênção da salvação, enquanto que recebestes o Espírito Santo trata-se do batismo com o Espírito Santo.

Da mesma forma percebe-se que a prática se notabilizou no Brasil. As igrejas reformistas (tradicionais) já anunciavam a salvação no Senhor Jesus, assim como já haviam número considerado de seguidores do cristianismo protestante, porém faltava-lhe o batismo no Espírito Santo.

É importante salientar que Celina Albuquerque foi a primeira cristã em solo brasileiro a ser batizada no Espírito Santo. O avivamento da rua azuza nos Estados Unidos por meio dos missionários Gunnar Vingren e Daneil Berg chegou-se ao Brasil.

O NASCIMENTO DE UM NOVO MOVIMENTO

O início do movimento pentecostal no Brasil foi marcado por perseguições e por inúmeros milagres. Em meio a perseguição os missionários não se calaram e nem limitaram as ações, pelo o contrário foram motivados a continuarem a pregação do evangelho, e como resultado, presenciaram a confirmação dos milagres no cenário cristão.

Com a manifestação dos milagres e a ocorrência da perseguição a igreja não diminuiu em número e nem em objetivo, mas de fato houve o crescimento, e o avivamento espiritual iniciado no Pará prosseguiu para com as demais regiões do Brasil.

Deixar de continuar em meio as perseguições é entregar-se ao comodismo. É deixar de compreender os planos de Deus de forma ímpar para com a própria vida.

A EXPANSÃO DO AVIVAMENTO PENTECOSTAL

O crescimento da igreja pentecostal no Brasil deve-se a um fator importantíssimo, isto é, cada crente é um ganhador de almas. Quando alguém era alcançado pelo o evangelho iniciava pregação do evangelho em lugares em que os membros das igrejas históricas não se colocariam de prontidão.

[...] cresce porque evangeliza, disciplina e cuida das vidas alcançadas pelo evangelho de Cristo. O padrão de crescimento tem sido constante, sempre com base no modelo bíblico ordenado por Jesus (Mc 16.15,16). (RENOVATO, 2023, p. 103)

Referências

RENOVADO, Elinaldo. Aviva a tua obra: o chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

SILVA, Antônio Gilberto da. Manual da Escola Dominical: um curso de treinamento para professores iniciantes e de atualização para professores veteranos da Escola Bíblica Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário