Deus é Fiel

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sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Lições Bíblicas Jovens – Subsídio para aula da EBD – A SANTIDADE É A MARCA DO CRENTE

A SANTIDADE É A MARCA DO CRENTE

Conforme o Resumo da Lição:

A santidade é a marca do crente tanto no Antigo Testamento quanto no Novo.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

ü    Não tem como servir ao Senhor sem demonstrar a marca da consagração e da exclusividade a Deus. Ser santo é ser separado para uso exclusivo do Senhor.

A santidade é exigida tanto no Antigo como no Novo Testamento. O NT, todavia, dá um salto qualitativo em relação ao AT. No Antigo Testamento, o povo era considerado santo por meio de rituais realizados por intermediários na estrutura do Tabernáculo, da prática de justiça e a sua identificação com Yahweh, o Deus de Israel. No NT, o povo é considerado santo por ter acesso direto a Deus por meio do sacrifício perfeito de Cristo, oferecendo um culto racional, com a mente renovada segundo à vontade de Deus. (NEVES, 2023, p. 101, 102)


A presente lição tem como objetivos:

Mostrar que a santidade é a marca do crente no Antigo Testamento;

Saber que a santidade continua sendo exigida no Novo Testamento;

E, Apontar a superioridade do culto oferecido pelo crente no Novo Testamento, o culto racional.

I – A SANTIDADE COMO MARCA DO CRENTE NO ANTIGO TESTAMENTO

A mensagem do Antigo Testamento proporciona a compreensão de que a santidade se associa: primeiramente, a pessoa de Deus; em segundo com lugares e se estende com a compreensão de até com objetos; e por terceiro, a santidade se aplica com as pessoas separadas para o uso de Deus.

No que tange a santidade divina, primeiramente compreende-se que Deus é Santo. A santidade divina é nítida no agir e no ser de Deus. Portanto, a santidade de Deus não tolera a idolatria e nem todo o tipo de pecado.

Já ao trata-se de lugar santo percebe-se que o tabernáculo é o grande exemplo, pois desde a confecção e a utilização do espaço nota-se que a santidade de Deus está presente. As vestes sacerdotais apresentavam a santidade do Senhor. Os materiais de madeira de acácia descrevia a pureza. Em fim, todo o departamento do tabernáculo espelha a santidade do Senhor.

Homens foram vocacionados para o ministério profético. A vocação já indica que o indivíduo em si foi separado para o uso de Deus. Aos levitas, cujo ministério era o sacerdócio, a Palavra do Senhor é clara: santos seres, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo (Lv 19.2).

II – A SANTIFICAÇÃO CONTINUA SENDO EXIGIDA NO NOVO TESTAMENTO

No Novo Testamento dois elos da salvação tornam-se visíveis, são eles: a justificação pela fé e a santidade.

A santificação didaticamente é estudada em três momentos:

Pretérita – passada – definitiva.

Presente – progressiva.

Futura – total.

A santificação pretérita é também definida por ser a justificação, ou seja, o ato que por intermédio de Cristo o cristão torna-se justo. E a santificação progressiva corresponde com o momento em que o crente cotidianamente vai separando do mundo, do pecado e vai cada vez mais aproximando de Deus.

É válido ressaltar que:

A principal marca que deve identificar a Igreja neste tempo pós-moderno continua sendo a santidade. Ela está, sim, no mundo, mas deve ter um comportamento que inspira ser replicado e referenciado no trabalho, no comércio, na política, nos negócios, entre outras áreas. A Igreja tem conquistado espaços em nossa sociedade, mas será que tem feito a diferença, tem sido santa (separada) na sua forma de agir? (NEVES, 2023, p. 109)

III – O CULTO RACIONAL NO NOVO TESTAMENTO

A apresentação por meio de uma vida santificada tem como análise básica a carta aos Romanos 12.1 que requer de todo o cristão que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

1- Apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo. Para Paulo deveria existir uma diferença entre a novidade de vida do cristão. Se na Antiga Aliança os animais eram sacrificados, logo, o sacrifício se desenvolvia por meio de um animal morto. Portanto, na Nova Aliança o sacrifício é concretizado em um corpo vivo.

2- Apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo. Para Paulo o termo santo indica lugar reservado, se na Antiga Aliança o templo era o lugar reservado e santificado, já na Nova Aliança o cristão é o lugar reservado e santificado para Deus e para o uso de Deus.

3- Apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Na Antiga Aliança o sacerdote entrava no lugar Santo do Santo com uma corda amarrada em seu corpo, caso se o mesmo estivesse em pecado morreria ali e o corpo deveria ser retirado por outros no ato do puxar a corda, pois ninguém poderia entrar no lugar do Santo do Santo sem consagração devida. Quando o sacerdote saia do templo a comunidade entendia que o sacrifício foi agradável a Deus.

Logo, o culto racional tem que ter como referência o que agrada a Deus.

Referência:

NEVES, Natalino das. Separados para Deus: buscando a santificação para vermos o Senhor e sermos usados por Ele. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

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