Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Subsídio para aulas da EBD: ESTÊVÃO – UM MÁRTIR AVIVADO

ESTÊVÃO – UM MÁRTIR AVIVADO

A verdade prática apresenta o seguinte enunciado:

Por intermédio da graça de Deus, o cristão pode ser fiel a Cristo até à morte e contemplar a sua glória.

A palavra-chave para a compreensão plena da lição é mártir. Estêvão sofreu a morte, mas não negou o Senhor Jesus, e assim como ele existem inúmeros cristãos na atualidade que sofrem perseguição e em meio a toda diversidade permanecem firmes no propósito no qual foram vocacionados.

A presente lição tem como objetivos:

Apresentar a vida de Estêvão, destacando seu testemunho pessoal;

Mostrar que o crente deve permanecer fiel a Jesus diante da perseguição e da morte;

E, Conscientizar de que cada crente precisa do poder do Espírito Santo para se fortalecer e permanecer na fé em Cristo.

O TESTEMUNHO DE ESTÊVÃO

Jesus assim disse: “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizeis: somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer” (Lc 17.10). Estêvão era diferente era consagrado ao diaconato, porém, fazia atividade concernente aos evangelistas.

Os diáconos deveriam ter três qualificações básicas: boa reputação, ser cheios do Espírito Santo e cheios de sabedoria. Porém, Estêvão é citado com duas outras qualificações: cheio de fé e de poder (At 6.5,8).

Dentre os sinais que demonstrariam a sua fé, estavam: expulsar demônios, falar novas línguas, impor as mãos sobre os enfermos e curá-los (Mc 16.17,18). Ao ser usado por Deus de forma maravilhosa, com sinais evidentes da sua fé e unção, causou inveja e grande oposição dos adversários da igreja. Levantaram-se cntra ele quatro grupos: alguns da sinagoga chamados de libertinos, dos cireneus, dos alexandrinos e “dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com ele”. (RENOVATO, 2023, p. 75)

Estêvão era cheio do Espírito Santo, isto indica que o diácono era obediente e temente a Deus, e desenvolvia diariamente o fruto do Espírito. Por outro lado era cheio de poder, virtude alcançada mediante a vida de consagração a Deus e por meio de tal virtude prodígios e grandes sinais eram realizados no meio do povo (At 6.8).  Por fim, sua sabedoria era demonstrada na prática da evangelização (At 6.10).

Portanto, o testemunho ministerial de Estêvão se manifesta na desenvoltura do serviço sendo ele excelente diácono e um exímio evangelista.

A PRECIOSA MORTE DE ESTÊVÃO

Mártir do grego, máryr, indica o seguinte significado; testemunha. Com as perseguições o termo corresponde a aqueles que morreram, mas não negarão ao Senhor Jesus. O livro de Atos por ser uma obra de valor e qualificação histórica registra a morte de Estêvão que de fato é a primeira morte de alguém no cristianismo por não negar ao Senhor Jesus.

Diante da fúria dos seus acusadores, principalmente dos líderes do Sinédrio, Estêvão não se intimidou e permaneceu firme. Ele sabia que poderia ser condenado à morte por confrontar o sistema religioso, hipócrita e anticristão, mas preferiu olhar para os céus. (RENOVATO, 2023, p. 77)

Foi Estêvão modelo para a sua geração na dedicação ao Senhor ao ponto de sofrer a morte e não negar a Cristo, como também é ele para as gerações posteriores ao inicio do cristianismo exemplo de servo que não se preocupou em ser servido e nem mesmo em ser respeitado por ser de boa conduta. A preocupação de Estêvão era servir ao Senhor que esta seja também a preocupação da igreja de Jesus nestes dias tão difíceis.

O AVIVAMENTO NO SOFRIMENTO

Com exceção de João, o evangelista, todos os demais apóstolos do Senhor Jesus sofreram a morte por não negarem a Jesus Cristo. Mas, assim como os demais, o apóstolo João também sofreu perseguição, e como os demais foi fiel até as últimas circunstâncias. Fator que descreve que os apóstolos no geral eram homens avivados e compromissados com o plano de Deus em suas vidas.

Portanto, em meio ao sofrimento:

O avivamento espiritual, motivado pela presença gloriosa do Espírito Santo, dá forças aos servos e servas de Deus para enfrentarem situações difíceis de torturas e castigos severos por professarem a sua fé em Jesus. (RENOVATO, 2023, p. 80)

Referências

RENOVADO, Elinaldo. Aviva a tua obra: o chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário