Deus é Fiel

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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Subsídio para aulas da EBD: O AVIVAMENTO NO MINISTÉRIO DE PEDRO

O AVIVAMENTO NO MINISTÉRIO DE PEDRO

A verdade prática apresenta o seguinte enunciado:

A vida de um crente pode ser comparada entre o antes e o depois de um avivamento.

Ao associar o título com a verdade prática compreende-se que o avivamento no ministério do apóstolo Pedro é marcado pelo o batismo no Espírito Santo, ou seja, o grande avivamento vivenciado pelo o apóstolo.

A presente lição tem como objetivos:

Destacar as características do apóstolo Pedro antes da experiência do Pentecostes;

Compreender o impacto do batismo no Espírito Santo no caráter do apóstolo Pedro;

E, Ressaltar a importância do avivamento espiritual para a igreja dos dias atuais mediante a experiência do Batismo Santo.

A palavra-chave para o entendimento da presente lição é ministério, lembrando que no sentido prático ministério tem como significado dom em ação.

Compreender a vida do apóstolo Pedro conforme a Bíblia Sagrada é fundamental que a vida do apóstolo seja didaticamente esquematizar em duas partes: Pedro antes de negar a Jesus, ouvinte falante (basicamente antes do pentecostes); e, Pedro depois de ter negado a Jesus, ouvinte praticante (isto é, posterior ao pentecostes).

PEDRO ANTES DO PENTECOSTES

O apóstolo Pedro foi chamado para servir, sabendo bem que muitos ensinamentos ele receberia de Jesus Cristo passou a ser um dos três discípulos mais próximo do Mestre.

Pedro e o chamado para o apostolado. Ao contemplar Pedro e André trabalhando no ramo da pesca no mar da Galileia Jesus assim os vocacionam: vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens (Mt 4.19). De acordo com as quatro listas em que aparecem os nomes dos discípulos o apóstolo Pedro é citado em primeiro lugar (Mt 10.2; Mc 3.16; Lc 6.14; At 1.13). Portanto, Pedro de pescador de peixes passa a ser pescador de almas.

Pedro e suas declarações. Antes de negar a Jesus três declarações de Pedro merecem profunda atenção.

Declaração a respeito de Cristo. Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mt 16.16). Ao dizer que Jesus era o Cristo, o apóstolo define a missão do Messias e ratificava o cumprimento das profecias a respeito do Ungido. E ao declarar que Jesus era o Filho do Deus vivo, Pedro estava literalmente dizendo que Jesus é o próprio Deus.

Declaração de quem conhecia e valorizava a liderança de Cristo. Senhor, para quem iremos nós? (Jo 6.68). Com Jesus presente o apóstolo Pedro tinha o conhecimento que tudo ocorreria da melhor maneira possível. O lugar é menos importante do que a presença de quem estará com o cristão em sua caminhada, pois se o cristão está com Cristo muitas serão as bênçãos divinas sobre a vida do mesmo.

Declaração no que concernia a doação da vida. Por ti darei a minha vida (Jo 13.37). De fato Pedro doou a sua vida a Cristo e conforme as tradições o apóstolo foi crucificado de cabeça para baixo, doando assim a sua vida ao seu Mestre.

A negação de Pedro. A negação de Pedro transmite algumas lições:

Até os mais fortes podem falhar. A autopreservação às vezes controla alguns indivíduos. O herói da fé poderá se tornar em um covarde mediante a pergunta de alguém. Até os homens mais espirituais podem cair nos pecados mais terríveis (CHAMPLIN, 2014, p. 477).

PEDRO APÓS O PENTECOSTES

Quando o assunto trata-se do Pedro após a negação a Cristo e principalmente no que tange ao período pós o pentecostes compreende-se os seguintes pontos como fundamentais: o arrependimento de Pedro, a declaração de amor do apóstolo e o apóstolo e sua missão conforme o livro de Atos.

O arrependimento de Pedro. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente (Lc 22.61,62). O arrependimento de Pedro foi positivo, pois ele reconheceu que tinha pecado e voltou para Deus, ação diferente da de Judas que se suicidou.

A declaração de amor de Pedro a Cristo. Por três vezes Pedro responde, tu sabes que te amo (Jo 21.15-17). Reconhecendo suas limitações e seu erro o apóstolo Pedro ao ser indagado por duas vezes se amava (ágape) ao Senhor Jesus lhe responde que o amava como amigo. Portanto, na terceira vez Jesus lhe pergunta se Pedro lhe amava como amigo, assim Pedro chora e responde que o amava como amigo. Provavelmente na mente de Pedro se passava, no momento da terceira pergunta, que amigo de verdade não nega o outro, porém, Pedro declara o seu amor a Cristo.

Pedro e sua missão no livro de Atos. Há dois principais nomes no livro de Atos o de Pedro e o de Paulo. Até o capítulo doze o apóstolo Pedro é o destaque e há três pontos a serem observados: Pedro o pregador do Evangelho, Pedro o líder dos demais apóstolos e Pedro instrumento de Deus para a concretização de milagres.

Pedro o pregador do Evangelho. Após o recebimento do Espírito Santo o apóstolo Pedro pregou uma mensagem com as seguintes palavras conclusivas: saiba, pois, com certeza, toda casa de Israel que a este Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo (At 2.36). Mensagem que conduziu a Jesus quase três mil almas (At 2.41). Já na segunda mensagem do apóstolo quase cinco mil almas se renderam aos pés do Senhor Jesus (At 4.4).

Pedro o líder entre os apóstolos. Na escolha do sucessor de Judas percebe-se que o apóstolo Pedro demonstra o perfil de um líder entre os demais discípulos (At 1.15).

 Pedro instrumento de Deus para a concretização de milagres. Jesus vocacionou a Pedro dando-lhe poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e poder para curar pessoas enfermas (Mt 10.2). Sendo assim conforme o evangelista Lucas pessoas eram postas onde Pedro passasse para que pelo menos a sua sombra cobrisse os enfermos, entretanto conclui-se que todos eram curados (At 5.15,16).

A IGREJA DE HOJE E O AVIVAMENTO DO PENTECOSTES

Compreende que por aumentar a iniquidade o amor de muitos se esfriarão, porém a esperança deverá manter-se viva no arrebatamento da igreja. O arrebatamento será no abrir e fechar de olhos e tem como propósitos: a ressurreição dentre os mortos (1 Co 15.22,23), a transformação dos vivos (1 Co 15.51,52), o arrebatamento dos fiéis e a apresentação da igreja a Cristo na qualidade de esposa (Ap 19.7-9).

Lembrando que a primeira fase será nos ares com o objetivo arrebatar a igreja (1 Ts 4.16,17), não será visível a todos. Enquanto, a segunda fase, juntamente com os santos Jesus virá a terra para reinar por mil anos, esta vinda será visível a todos (Mt 24.26,27).

Referências

CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 4. São Paulo: Hagnos, 2014.

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