O AVIVAMENTO NO MINISTÉRIO DE PEDRO
A verdade prática apresenta o seguinte
enunciado:
A vida de um crente pode ser
comparada entre o antes e o depois de um avivamento.
Ao associar o título com a verdade prática
compreende-se que o avivamento no ministério do apóstolo Pedro é marcado pelo o
batismo no Espírito Santo, ou seja, o grande avivamento vivenciado pelo o
apóstolo.
A presente lição tem como objetivos:
Destacar as características
do apóstolo Pedro antes da experiência do Pentecostes;
Compreender o impacto do batismo
no Espírito Santo no caráter do apóstolo Pedro;
E, Ressaltar a importância
do avivamento espiritual para a igreja dos dias atuais mediante a experiência
do Batismo Santo.
A palavra-chave para o entendimento da
presente lição é ministério, lembrando que no sentido prático ministério tem
como significado dom em ação.
Compreender a vida do apóstolo Pedro conforme
a Bíblia Sagrada é fundamental que a vida do apóstolo seja didaticamente
esquematizar em duas partes: Pedro antes de negar a Jesus, ouvinte falante
(basicamente antes do pentecostes); e, Pedro depois de ter negado a Jesus,
ouvinte praticante (isto é, posterior ao pentecostes).
PEDRO ANTES DO
PENTECOSTES
O apóstolo Pedro foi chamado para servir,
sabendo bem que muitos ensinamentos ele receberia de Jesus Cristo passou a ser
um dos três discípulos mais próximo do Mestre.
Pedro
e o chamado para o apostolado. Ao contemplar Pedro e André
trabalhando no ramo da pesca no mar da Galileia Jesus assim os vocacionam:
vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens (Mt 4.19). De acordo com as
quatro listas em que aparecem os nomes dos discípulos o apóstolo Pedro é citado
em primeiro lugar (Mt 10.2; Mc 3.16; Lc 6.14; At 1.13). Portanto, Pedro de
pescador de peixes passa a ser pescador de almas.
Pedro
e suas declarações. Antes de negar a Jesus três declarações de
Pedro merecem profunda atenção.
Declaração
a respeito de Cristo. Tu és o Cristo, o
Filho do Deus vivo (Mt 16.16). Ao dizer que Jesus era o Cristo,
o apóstolo define a missão do Messias e ratificava o cumprimento das profecias
a respeito do Ungido. E ao declarar que Jesus era o Filho do Deus vivo, Pedro
estava literalmente dizendo que Jesus é o próprio Deus.
Declaração
de quem conhecia e valorizava a liderança de Cristo. Senhor, para quem iremos nós? (Jo
6.68). Com Jesus presente o apóstolo Pedro tinha o conhecimento que tudo
ocorreria da melhor maneira possível. O lugar é menos importante do que a
presença de quem estará com o cristão em sua caminhada, pois se o cristão está
com Cristo muitas serão as bênçãos divinas sobre a vida do mesmo.
Declaração
no que concernia a doação da vida. Por ti
darei a minha vida (Jo 13.37). De
fato Pedro doou a sua vida a Cristo e conforme as tradições o apóstolo foi
crucificado de cabeça para baixo, doando assim a sua vida ao seu Mestre.
A
negação de Pedro. A negação de Pedro transmite algumas lições:
Até os mais fortes podem
falhar. A autopreservação às vezes controla alguns indivíduos. O herói da fé
poderá se tornar em um covarde mediante a pergunta de alguém. Até os homens
mais espirituais podem cair nos pecados mais terríveis (CHAMPLIN, 2014, p. 477).
PEDRO APÓS O
PENTECOSTES
Quando o assunto trata-se do Pedro após a
negação a Cristo e principalmente no que tange ao período pós o pentecostes
compreende-se os seguintes pontos como fundamentais: o arrependimento de Pedro,
a declaração de amor do apóstolo e o apóstolo e sua missão conforme o livro de
Atos.
O
arrependimento de Pedro. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se
da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: antes que o galo cante hoje, me negarás
três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente (Lc 22.61,62). O arrependimento de Pedro foi positivo,
pois ele reconheceu que tinha pecado e voltou para Deus, ação diferente da de
Judas que se suicidou.
A
declaração de amor de Pedro a Cristo. Por três
vezes Pedro responde, tu sabes que te amo (Jo 21.15-17). Reconhecendo suas limitações e seu erro o apóstolo
Pedro ao ser indagado por duas vezes se amava (ágape) ao Senhor Jesus lhe
responde que o amava como amigo. Portanto, na terceira vez Jesus lhe pergunta
se Pedro lhe amava como amigo, assim Pedro chora e responde que o amava como
amigo. Provavelmente na mente de Pedro se passava, no momento da terceira
pergunta, que amigo de verdade não nega o outro, porém, Pedro declara o seu
amor a Cristo.
Pedro
e sua missão no livro de Atos. Há dois principais nomes no
livro de Atos o de Pedro e o de Paulo. Até o capítulo doze o apóstolo Pedro é o
destaque e há três pontos a serem observados: Pedro o pregador do Evangelho,
Pedro o líder dos demais apóstolos e Pedro instrumento de Deus para a
concretização de milagres.
Pedro
o pregador do Evangelho. Após o recebimento do Espírito Santo o
apóstolo Pedro pregou uma mensagem com as seguintes palavras conclusivas:
saiba, pois, com certeza, toda casa de Israel que a este Jesus, a quem vós
crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo (At 2.36). Mensagem que conduziu a
Jesus quase três mil almas (At 2.41). Já na segunda mensagem do apóstolo quase
cinco mil almas se renderam aos pés do Senhor Jesus (At 4.4).
Pedro
o líder entre os apóstolos. Na escolha do sucessor de
Judas percebe-se que o apóstolo Pedro demonstra o perfil de um líder entre os
demais discípulos (At 1.15).
Pedro instrumento de Deus para a concretização
de milagres. Jesus vocacionou a Pedro dando-lhe poder
sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e poder para curar pessoas
enfermas (Mt 10.2). Sendo assim conforme o evangelista Lucas pessoas eram
postas onde Pedro passasse para que pelo menos a sua sombra cobrisse os enfermos,
entretanto conclui-se que todos eram curados (At 5.15,16).
A IGREJA DE
HOJE E O AVIVAMENTO DO PENTECOSTES
Compreende que por aumentar a iniquidade o
amor de muitos se esfriarão, porém a esperança deverá manter-se viva no
arrebatamento da igreja. O arrebatamento será no abrir e fechar de
olhos e tem como propósitos: a ressurreição dentre os mortos (1 Co 15.22,23), a
transformação dos vivos (1 Co 15.51,52), o arrebatamento dos fiéis e a
apresentação da igreja a Cristo na qualidade de esposa (Ap 19.7-9).
Lembrando que a primeira fase será nos ares
com o objetivo arrebatar a igreja (1 Ts 4.16,17), não será visível a todos.
Enquanto, a segunda fase, juntamente com os santos Jesus virá a terra para
reinar por mil anos, esta vinda será visível a todos (Mt 24.26,27).
Referências
CHAMPLIN.
R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e
Filosofia. Volume 4. São Paulo: Hagnos, 2014.
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