Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

A GRANDE COMISSÃO: UM ENFOQUE ETNOCÊNTRICO

Subsídio – EBD – A GRANDE COMISSÃO: UM ENFOQUE ETNOCÊNTRICO

Conforme a Verdade Prática:

A ordem imperativa de Jesus aos seus discípulos aponta para a universalidade da pregação do Evangelho no mundo.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    A evangelização deverá ser universal, pregar o evangelho a toda a criatura.

Ø    A evangelização corresponde com uma missão ímpar pertencente à igreja.

A presente lição tem como objetivos:

Conceituar a grande comissão;

Explicar missões transculturais;

E, Afirmar a visão global do Evangelho no mundo.

I – A GRANDE COMISSÃO

Os evangelistas Mateus e Marcos registram os principais versículos correspondentes à evangelização, que se trata da grande comissão.

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado (Mt 28.19,20).

Este versículo geralmente é interpretado como se contivesse três mandamentos, ou seja,: ir, batizar, fazer discípulos ou ensinar. Mas, na verdade, a Grande Comissão gira em torno do mais imperativo deles: fazer discípulos. Fazer discípulos envolve três passos: ir, batizar e ensinar, principalmente os dois últimos. O batismo aponta para a decisão de crer em Cristo. Quando uma pessoa cria em Cristo, ela deveria ser batizada; não há nenhum cristão no Novo Testamento que não tivesse sido batizado (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p.88).

No texto original o ide não aparecesse no imperativo. A explicação está na missão de cada cristão em pregar o Evangelho. Cada crente prega o evangelho, com palavras e sem palavras. E o mais importante a salientar é que os crentes pregam o evangelho através do testemunho. Assim foi com a igreja primitiva que através do testemunho de vida conseguiram levar muitos a Cristo. Portanto, o imperativo aparece no fazer discípulos, isto é, ensinai. O crescimento da igreja se dá na obediência à Palavra de Deus.

E disse-lhes: ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Mc 16.15).

Em Marcos percebe-se a confirmação e a veracidade da Grande Comissão. Porção Bíblica que relaciona a existência de milagres na igreja com a obediência à propagação do evangelho.

II – MISSÕES TRANSCULTURAIS

A igreja em sua missão transcultural tem como objetividade transpor culturas para pregar o evangelho. Cultura tem como descrição mediante o significado antropológico o conjunto de elementos que determina o cotidiano de determinado grupo. Exemplo, os costumes, os saberes e até mesmo as ações de determinado grupo.

Logo, a pregação do Evangelho deverá ir além das paredes da cultural materna, deverá estender até os lugares mais distantes. E quando a igreja assim faz, estará transpondo o espaço e a cultura para pregar o Evangelho.

A missão da igreja tem como início Jerusalém, depois prossegue para a Judeia, Samaria até chegar aos confins da terra.

E para desenvolver um bom trabalho na evangelização o crente deverá preparar espiritualmente, intelectualmente e fisicamente para vencer as barreiras à evangelização, podendo ser essas: geográfica, cultural, econômica, linguística e religiosa.

III –      VISÃO GLOBAL DO EVANGELHO NO MUNDO

O presente tópico permite compreender que há um ciclo no processo da evangelização, ou seja, hoje alguém está lançando as redes e outra pessoa está sendo ganha para Cristo. Dentre um período a que hoje está recebendo o Senhor Jesus como Salvador estará pregando o Evangelho para que outros tenham o pleno conhecimento a respeito do Messias.

Mas, o importante para que ocorra a sequência do ciclo evangelístico é necessário que de fato as pessoas tenham a formação bíblica por meio do discipulado, pois é por meio do conhecimento da Palavra que o cristão terá uma vida conduzida pelo o Senhor. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Referências:

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário