Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Frutificação: todo plantio tem o seu tempo certo para germinar

Frutificação: todo plantio tem o seu tempo certo para germinar

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda (Jo 15.16).

Há espécies de plantas que são frutíferas, porém há inúmeras espécies que não produz fruto algum. Segundo o estudo da hamartiologia compreende-se que por causa do pecado original em que Adão era o representante da humanidade uma das consequências estabelecida, e para com a natureza, foi a de que alguns vegetais deixassem de produzir frutos.

No entanto, no que corresponde aos servos de Deus é necessário entender que, os que produzem frutos permanecem, assim como os frutos do ministério desses também permanecem.

O cristão foi: chamado por Cristo (eu vos escolhi a vós), nomeado por Cristo (vos nomeei), enviado por Cristo (para que vades), e, tendo como finalidade produzir frutos (deis frutos).

No que tange a frutificação é cabível ao que semeia que tenha a virtude da paciência, saber esperar o tempo, pois dependendo de onde se tenha plantado, assim como de quando tenha plantado, o tempo de espera será diferente. Na prática, está pregando e o fruto não manifestou, não desista de pregar, há um tempo certo para germinar.

É necessário também entender os ingredientes que deverão fazer parte do momento do plantio, assim como o tempo necessário para com a germinação e o desenvolvimento, exemplo:

 

Orar quando prepara a mensagem;

Orar para Deus edificar e fortalecer a igreja;

Orar para Deus outorgar unidade no ambiente eclesiástico;

Preparar a própria vida espiritual, pois como cuidará dos necessitados se o próprio cuidador necessita de cuidados necessários (Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue – Atos 20.28).

Em suma, todos os que são vocacionados ao santo ministério não poderão recuar e olhar para trás, mas deverá entender que os sinais daqueles que estão dando fruto se associam com as seguintes situações: são limpos pela Palavra (v. 3), pedirão o que quiserdes e receberão (v. 7), serão aborrecidos pelo o mundo (v. 18), e, serão perseguidos (v. 20). Porém, necessário é permanecer em Cristo e produzir frutos e que os frutos permaneçam.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário