Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

VENHA DEPRESSA

Subsídio – Lições Bíblicas Jovens – VENHA DEPRESSA

Conforme o Resumo da Lição:

De uma das cadeias romanas, possivelmente acorrentado e esperando por sua execução, Paulo escreveu a Timóteo e apelou para vê-lo depressa.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    Paulo na prisão esperava a própria execução.

Ø    Paulo desejava ver o jovem Timóteo

 [...] Apesar da condição pessoal em que se encontrava, a sua primeira preocupação não era consigo mesmo, mas, sim, com o ministério da pregação da Palavra de Deus. Por isso, ele parte para o encerramento da sua última carta instando a Timóteo que prosseguisse firme na proclamação do Evangelho [...] (Queiroz, 2023, p. 139).

A presente lição tem como objetivos:

Mostrar a importância da pregação da Palavra segundo Paulo;

Explicar a declaração de Paulo diante da iminência da morte;

E, Conhecer o desfecho da vida do apóstolo Paulo.

I – PREGUES A PALAVRA

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino. Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina (2 Tm 4.1,2).

Nos versículos acima citados compreender que:

Paulo faz um apelo solene a Timóteo “conjuro-te” que pregues a Palavra.

A Palavra a ser pregada deverá ser ministrada em todo o tempo.

A ministração da Palavra deverá ser realizada com a operação do fruto do Espírito, eficientemente a longanimidade.

O termo doutrina corresponde com ensinamento. As principais doutrinas da Bíblia são: teontologia, cristologia, paracletologia, bibliologia, soteriologia e assim por diante, porém a descrição doutrina no presente texto (2 Tm 4.3) corresponde com a pregação da Sagrada Escrituras. Assim, como Paulo descreveu a Timóteo a respeito da pregação da Palavra em respeito a doutrina, atualmente todos que pregam a Palavra deverão respeitar os princípios bíblicos.

II – COMBATI O BOM COMBATE

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (2 Tm 4.7).

No versículo acima o apóstolo se apresenta em três posses diferentes: soldado, atleta e mordomo.

Combati o bom combate. Quem combate é soldado, logo, o apóstolo se apresenta como soldado. Ser cristão e se posicionar em pregar a Palavra, de fato, correspondem em se alistar para o combate. Portanto, compreende ainda que Paulo descreve o combate como bom, ou seja, os resultados são satisfatórios. Servir a Deus é mais importante do que qualquer situação desagradável.

Acabei a carreira. Quem tinha carreira no período do apóstolo era os atletas, ou seja, a ação do apóstolo em pregar corresponde diretamente com a vida de um atleta, requerendo do mesmo dedicação, compromisso e disciplina.

Guardei a fé. A ação de guardar no Novo Testamento correspondia com a função do mordomo. Paulo apresenta-se como mordomo ou aquele que zelava do bem-estar da casa, assim como administrava os bens de seu senhor, no caso do apóstolo, com zelo administrava das coisas pertencentes ao Reino de Deus.

III –      O DESFECHO PAULINO

Paulo faz apelo a Timóteo para visitá-lo e na ida levar os livros, os pergaminhos e a capa (2 Tm 4.13). Atitude que tem como significado prático: livros e pergaminhos, o cuidado para com a vida espiritual; e, enquanto que a capa corresponde com o cuidado com o físico.

 O apóstolo sentiu abandonado por seus amigos “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam” (2 Tm 4.16). O abandono é um dos preços mais elevados a ser pago no ofício ministerial.

Porém, mesmo preso e desamparado o apóstolo Paulo tinha uma firme esperança no Senhor, pois a morte não seria o fim, o céu o esperava.

Referências:

QUEIROZ, Silas. Sejam firmes: ensino sadio e caráter santo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário