Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

FÉ: O PONTO DE PARTIDA DE UMA VIDA COM DEUS

Subsídio – Lições Bíblicas Jovens – FÉ: O PONTO DE PARTIDA DE UMA VIDA COM DEUS

Conforme o Resumo da Lição:

Sem fé é impossível agradar a Deus.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    O cristão deverá diariamente construir uma vida firmada no fundamento bíblico que proporciona uma vida de fé.

Ø    Não tem como agradar a Deus sem fé.

A presente lição tem como objetivos:

Entender o que é fé salvífica;

Explicar a relação entre fé e vida;

Destacar a fé como dom e como fruto do Espírito Santo.

I – A FÉ SALVÍFICA

O termo fé (gr. πίστις) significa convicção e confiança.

Porém, tendo como base o capítulo 11 de Hebreus percebem-se duas definições, sendo que estas definições correspondem com o sentido prático da fé.

Em primeiro, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam (v.1). Fundamento significa essência ou realidade. A fé trata as coisas que se esperam como realidade (Radmacher; Allen; House, p. 660).

Por segundo, a fé é a prova das coisas que se não veem (v.1). Prova significa evidencia ou convicção. A própria fé prova que o que é invisível é real, como serão, por exemplo, as recompensas do crente na volta de Cristo, 2Co 4.18 (Radmacher; Allen; House, p. 660).

O cristão sabe que recebeu a graça salvífica por meio da fé, e a base da fé é a revelação que Deus faz de si mesmo. A fé continua subordinada ao conhecimento; já o conhecimento pertence à substância da fé (Alves, 2023, p. 13).

Portanto, a fé salvífica corresponde com a fé que proporciona ao indivíduo a confiante entrega ao Senhor Jesus Cristo.

II – A FÉ E A VIDA

Fé corresponde com convicção e confiança, logo ser cristão e não ter fé é viver sem propósito e sem desfrutar do ato em confiar no Senhor.

Convicção e confiança na operação de milagres da parte do Senhor Jesus.

Convicção e confiança da volta do Senhor Jesus.

Dois instantes em que o cristão precisa manter e expor a confiança e convicção no Senhor. No tempo presente e no futuro. No presente continuar crendo no operar do Senhor, enquanto que ao olhar para o futuro continuar convicto do arrebatamento da Igreja.

A proposta de Deus para nossa vida é vivê-la cheia de fé, que, por sua vez, nos levará a uma vida de fidelidade aos princípios do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Viver os princípios do evangelho não nos garante imunidade de problemas na vida, mas garante-nos a companhia ajudadora de Jesus todos os dias de nossas vidas (Mt 28.20). (Alves, 2023, p. 15).

III –      FÉ: DOM E FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

A fé como dom não corresponde com a fé natural, pois a fé natural é o resultado das observações da natureza.

A fé como dom não corresponde com a fé salvífica, pois a fé salvífica é o resultado da pregação do Evangelho.

A fé como dom não corresponde com a fé como fruto do espírito, pois a fé como fruto do Espírito está relacionada com a fidelidade. Ser fiel a alguém corresponde a estar bem consigo e faz com que o indivíduo compreenda o valor e os efeitos da fidelidade. A ausência da fidelidade no mundo estar associada com a multiplicação da iniquidade, porém, quando a fidelidade se manifesta não há lugar para insegurança.

Moisés no AT é um exemplo categórico de alguém que possuía o dom da fé. Pois a fé como dom leva o indivíduo a obedecer a voz de Deus em circunstância improvável de resultados benéficos. A morte ou escravidão era o certo para os israelitas, porém Deus ordenou a Moisés ir em direção ao mar vermelho. Pela fé Moisés obedeceu e viu o milagre de Deus.

Referências:         

ALVES, Eduardo Leandro. A prova da vossa fé: vencendo a incredulidade para uma vida bem-sucedida. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário