Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Fé em meio aos obstáculos.

Texto: E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas, os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessa, fecharam as bocas dos leões. Hb 11. 32,33.
A lista dos heróis da fé continua com os seguintes personagens: Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas.
O versículo trinta e dois inicia mais um parágrafo do texto que tem como objetivo citar os personagens da Escritura Sagrada que são membros de uma tão grande nuvem de testemunhas (Hb 12.1). Que pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessa e fecharam as bocas dos leões (Hb 11.33), da fraqueza tiraram força e sofreram todo tipo de atrocidade (Hb 11.34,36,7).
I – O que mais direi?
O escritor da epistola inicia o parágrafo em estudo da seguinte maneira, “o que mais direi?”. A pergunta proporciona uma analise direta aos parágrafos anteriores.
1. Fé firme fundamento. O primeiro parágrafo do capítulo define a fé como firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não veem (Hb 11.1), também, enfoca a importância da fé para os antigos que por meio dela alcançaram testemunho (Hb 11.2) e, por fim, entendemos que pela fé os mundos, pela palavra de Deus foram criados (Hb 11.3).
2. Alcançando testemunho pela fé. Os próximos parágrafos correspondem aos heróis que alcançaram testemunho pela fé.
O primeiro a ser citado é Abel que pela fé ofereceu a Deus maior sacrifício do que seu irmão (Hb 11.4). O testemunho deixado por Abel é que pela fé podemos oferecer a Deus uma autêntica adoração. O significado mais simples para adoração estar na própria palavra: adoração. Adoração, as letras em negrito transmitem o louvor ou cântico. Adoração, as letras em negrito confirmam que a oração é também um dos meios que podemos exercer para adorarmos a Deus. Adoração, por fim, adoração trata-se de ação que beneficie o ser humano e agrade a Deus. Com Abel aprendemos que pela fé apresentaremos melhor adoração.
Continuando a citação de personagens o escritor da epístola sintetiza o testemunho de Enoque que pela fé andou com Deus e foi transladado (Hb 11.5). Com Enoque aprendemos que pela fé é possível andar com Deus e gozarmos da promessa de habitarmos no céu de glória (Jo 14.2,3).
Já Noé pela fé obedeceu ao pondo de construir uma arca (Hb 11.7). Com Noé aprendemos que pela fé é possível obedecer a Deus.
Já com Abraão e Moisés aprendemos que pela fé é possível manter fidelidade ao chamado, mesmo que tenha alto preço. Com ambos aprendemos que a abnegação e a renúncia são preço pagos para agradar a Deus e termos uma vida abençoada.
E por fim, a conquista de Jericó só foi possível pela fé. Pela fé, caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias. Hb 11. 30,31.
II – Os antigos alcançaram testemunho pela fé.
1.      Os testemunhos.
a)  O testemunho de Gideão; o quinto dos juízes de Israel deixou sua marca como herói da fé ao ser chamado por Deus e com apenas 300 homens lutarem contra os midianitas (Jz 7.19). Com Gideão aprendemos que nem toda perca é sinônimo de derrota. Ao todo estavam trinta e dois mil homens que passaram pela análise da primeira peneira, a peneira da coragem, nesta peneira foram eliminados vinte e dois mil por serem covardes, logo ficaram dez mil (Jz 7.3). A segunda peneira foi realizada com dez mil homens, a peneira da sabedoria, nesta, apenas trezentos homens obteve sucesso, pois, o restante do povo era ingênuo.
b)  O testemunho de Baraque; é que pela fé podemos vencer o inimigo em conjunto: se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei (Jz 4.8).
c)  O testemunho de Sansão; é que ao sermos fiel no voto teremos um caminho recheado de vitórias.
d)  O testemunho de Jefté; indica que os rejeitados pela fé poderão ser a solução dos problemas locais e nacionais (Jz 11.2,6).
Poderíamos como o escritor da epistola descrevermos a respeito dos demais personagens da Bíblia que deixaram as suas marcas de que mesmo em meio às dificuldades é possível agradar a Deus, porém, percebemos que nos faltaria tempo necessário.
2. Os benefícios da fé. Os obstáculos da vida cristã são de aspecto físico e também de aspecto espiritual. Os de aspecto físico são compostos por: enfermidades, medo e crise. Já os de aspecto espiritual são compostos de: perseguição e crise. Portanto, há outros meios em que os obstáculos se apresentam contra a nossa vida.
a) venceram reinos; tanto Gideão, Barque, Sansão e Davi venceram reinos pela fé. Nos dias atuais não guerreamos contra a carne e nem contra o sangue, mas contra os principados nos lugares espirituais (Ef 6.12). E não usamos armas carnais mais espirituais para destruir as fortalezas (II Cor 10.4).
b) praticaram a justiça; os heróis da fé não exerceram a justiça conforme seus desígnios, mas conforme a vontade de Deus.
 c) alcançaram promessa; o termo corresponde ao fazer parte de uma promessa maior do que a promessa individual.
d) na batalha se esforçaram; em meio às dificuldades não podemos curvar a cabeça e sim permanecermos em Cristo.
e) presenciaram milagres; milagres como ver alguém que tinha sofrido a morte e agora está vivo.
O versículo 39 assim está escrito: “e todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa”. Não alcançaram a promessa trata se de uma promessa maior e com benefícios gerais para a humanidade, ou seja, corresponde ao Senhor Jesus e sua obra. Tais heróis viveram pela fé, esperam pela fé e morreram com fé, porque não nós nesta geração não viveremos pela fé, não obedeceremos pela fé e não esperaremos pela fé?

Nenhum comentário:

Postar um comentário